Santo André, 26 de Dezembro de 2.010.
Cap. X Lei da Liberdade
I - LIBERDADE NATURAL
O homem poderia desfrutar de liberdade absoluta na condição de eremita no deserto, contudo, desde que haja dois homens juntos, há direitos a respeitar e nenhum deles tem mais liberdade absoluta.
A obrigação de respeitar os direitos dos outros não tira de jeito nenhum do homem o direito de ser senhor de si, porque esse é um direito que a natureza lhe concede.
Certos homens com opiniões liberais, muitas vezes, eles mesmos praticam no lar ou com os seus subordinados a tirania, isto significa que eles têm da lei natural só a compreensão, porém contrabalançada pelo orgulho e egoísmo. Quando esses princípios não são uma comédia calculadamente representada, o homem tem a perfeita noção de como deveria agir, mas não o faz.
Em relação à vida espiritual podemos considerar os que procederam assim neste mundo que, quanto mais inteligência tenha um homem para compreender um princípio, menos é desculpável por não aplicá-lo a si mesmo. Podemos dizer, em verdade, que o homem simples, mas sincero, está mais avançado no caminho de Deus do que aquele que quer parecer o que não é.
II - ESCRAVIDÃO
O homem por natureza, não esta destinados a ser propriedades de outros homens. Toda sujeição absoluta de um homem a outro é contrária à lei de Deus. A escravidão é um abuso da força e desaparecerá com o progresso, como desaparecerão pouco a pouco todos os abusos.
NOTA DE ALLAN KARDEC: “A lei humana que consagra a escravidão é contra a natureza, uma vez que iguala o homem ao irracional e o degrada moral e fisicamente”.
Mesmo quando a escravidão faz parte dos costumes de um povo, os que dela se aproveitam não estão corretos, por agirem seguindo um procedimento que parece natural. O mal é sempre o mal e todos os sofismas não farão com que uma má ação se torne boa. Mas a responsabilidade do mal é relativa aos meios de que se dispõe para compreendê-la. Aquele que tira proveito da lei da escravidão é sempre culpado da violação da lei natural; mas, nisso, como em todas as coisas, a culpa é relativa. A escravidão, tendo se firmado nos costumes de alguns povos, tornou possível ao homem aproveitar-se dela de boa-fé, como de uma coisa que parecia natural; mas a partir do momento que sua razão se mostrou mais desenvolvida e, acima de tudo, esclarecida pelas luzes do Cristianismo, demonstrando que o escravo é um ser igual diante de Deus, não há mais desculpa que justifique a escravidão.
A desigualdade natural das aptidões coloca algumas raças humanas sob a dependência de outras mais inteligentes, mas para erguê-las e não para embrutecê-las ainda mais pela escravidão. Os homens têm considerado durante muito tempo algumas raças humanas como animais de braços e mãos e se julgaram no direito de vendê-los como animais de carga. Eles acreditam possuir um sangue mais puro, insensatos que vêem apenas a matéria! Não é o sangue que é mais ou menos puro, mas o Espírito. (361 e 803)
Item-361 Parece resultar daí que o homem de bem é a encarnação de um Espírito bom e o homem vicioso a de um mau?
– Sim. Mas devemos dizer que é um Espírito imperfeito, senão poderia se acreditar na existência de Espíritos sempre maus, a quem chamais de demônios.
Item- 803 Todos os homens são iguais diante de Deus?
– Sim, todos tendem ao mesmo objetivo e Deus fez suas leis para todos. Muita vezes, dizeis: “O Sol nasce para todos” e dizeis aí uma verdade maior e mais geral do que pensais.
NOTA DE ALLAN KARDEC: “Todos os homens são submissos às mesmas leis da natureza; todos nascem com a mesma fraqueza, sujeitos às mesmas dores, e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Portanto, Deus não deu a nenhum homem superioridade natural nem pelo nascimento, nem pela morte: todos são iguais diante de Deus.”
Há homens que tratam seus escravos com humanidade, que não lhes deixam faltar nada e pensam que a liberdade até os exporia a piores privações, podemos dizer que esses cuidam melhor de seus interesses. Têm também muito cuidado com seus bois e cavalos, para tirar mais proveito deles no mercado. Não são tão culpados quanto os que os maltratam, mas dispõem deles como de uma mercadoria ao impedir o direito de serem livres.
III- LIBERDADE DE PENSAR
É pelo pensamento que o homem desfruta de uma liberdade sem limites, porque o pensamento desconhece obstáculos. Pode-se deter seu vôo, mas não aniquilá-lo.
O homem é responsável por seu pensamento diante de Deus; somente Deus, podendo conhecê-lo, o condena ou o absolve segundo Sua justiça.
IV- LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
A consciência é um pensamento íntimo que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos. O homem não tem direito de colocar obstáculos à liberdade de consciência, nem à liberdade de pensar. Porque só a Deus pertence o direito de julgar a consciência. Se os homens regulam por suas leis as relações de homem para homem, Deus, pelas leis da natureza, regula as relações do homem com Deus.
O resultado dos obstáculos postos à liberdade de consciência é constranger os homens a agir de modo diferente do que pensam, torná-los hipócritas. A liberdade de consciência é uma das características da verdadeira civilização e do progresso. Toda crença é respeitável quando é sincera e conduz à prática do bem. As crenças condenáveis são as que conduzem ao mal.
É falta de caridade e ofende a liberdade de pensamento escandalizar na sua crença aquele que não pensa como nós. Podem-se reprimir os atos, mas a crença íntima é inacessível.
NOTA DE ALLAN KARDEC:” Reprimir os atos exteriores de uma crença quando ela ocasiona um prejuízo qualquer aos outros não é atentar contra a liberdade de consciência, porque a repressão não impede a pessoa de manter a crença”.
Em relação a propagação de certas doutrinas nocivas, pode-se, e até mesmo se deve sem prejudicar essa liberdade, procurar trazer de volta ao caminho da verdade aqueles que se perderam ao admitir falsos princípios. Mas deve-se ensinar a exemplo de Jesus, pela doçura e persuasão, e não pela força, o que seria pior que a crença daquele a quem se quer convencer.
V- LIVRE-ARBÍTRIO
Uma vez que temos liberdade de pensar e de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria como uma máquina. Há liberdade de agir desde que haja a liberdade de fazer.
As predisposições instintiva do Espírito antes de sua encarnação; conforme evolução, pode levar a praticar atos condenáveis, e ele com outros Espíritos com as mesmas tendências, terá dificuldade de resistír, mas se tem vontade de resistir, consegue-o. Lembrai-vos de que querer é poder. (361.)
O Espírito preso à materia, tem no seu organismo q entrave nas suas manifestações; eis por que, nos mundos onde os corpos são menos densos, as faculdades se desenvolvem mais. Não é o organismo que dá as capacidades. Temos de separar capacidades morais das intelectuais;
Aquele que canaliza o pensamento para a vida da matéria vive a irracionalidade e, pior ainda, porque não pensa mais em se prevenir contra o mal, e é nisso que é culpado, uma vez que age assim por sua vontade.
NOTA DE ALLAN KARDEC:” Pode-se ainda comparar a ação da matéria grosseira do corpo sobre o Espírito à de uma água lamacenta, que tira a liberdade dos movimentos dos corpos nela mergulhados.”
“O Espírito, ao encarnar, traz certas predisposições, admitindo-se para cada uma um órgão correspondente no cérebro; o desenvolvimento desses órgãos será um efeito e não uma causa. Se as faculdades tivessem seu princípio nos órgãos, o homem seria uma máquina sem livre-arbítrio e sem responsabilidade por seus atos. Seria preciso admitir que os maiores gênios, os sábios, poetas, artistas, são gênios apenas porque o acaso lhes deu órgãos especiais, e que sem esses órgãos não seriam gênios. Assim, o maior imbecil poderia ser um Newton, um Virgílio1 ou um Rafael 2, se tivesse possuído certos órgãos. Essa suposição é mais absurda ainda quando aplicada às qualidades morais. Assim, conforme esse sistema, um São Vicente de Paulo, dotado por natureza desse ou daquele órgão, poderia ter sido um criminoso, e faltaria ao maior criminoso apenas um órgão para ser um São Vicente de Paulo. Admiti, ao contrário, que os órgãos especiais, se é que existem, são uma conseqüência, que se desenvolvem pelo exercício da faculdade, assim como os músculos, pelo movimento, e não tereis nada de irracional. Façamos uma comparação simples, mas verdadeira: por meio de certos sinais fisionômicos, reconheceis o homem dado à bebida; são esses sinais que o tornam ébrio, ou é a embriaguez que faz surgirem esses sinais? Pode-se dizer que os órgãos recebem a marca das faculdades.Aquele cuja inteligência é perturbada por uma causa qualquer não é mais senhor de seu pensamento e assim não tem mais liberdade. Essa anormalidade é, muitas vezes, uma punição para o Espírito que, numa outra encarnação, pode ter sido fútil e orgulhoso e ter feito mau uso de suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um deficiente mental, como o escravizador no corpo de um escravo e o mau rico no de um mendigo. Porém, o Espírito sofreu esse constrangimento com perfeita” .
VI - FATALIDADE
A fatalidade existe apenas na escolha que o Espírito fez ao encarnar e suportar esta ou aquela prova. E da escolha resulta uma espécie de destino, que é a própria conseqüência da posição que ele próprio escolheu e em que se acha. Falo das provas de natureza física, porque, quanto às de natureza moral e às tentações, o Espírito, ao conservar seu livre-arbítrio quanto ao bem e ao mal, é sempre senhor para ceder ou resistir. Um bom Espírito, ao vê-lo fraquejar, pode vir em sua ajuda, mas não pode influir de modo a dominar sua vontade. Um Espírito mau, ao lhe mostrar de forma exagerada um perigo físico, pode abalá-lo e assustá-lo. Porém, a vontade do Espírito encarnado está constantemente livre para decidir.
Há pessoas que parecem ser perseguidas por uma fatalidade, independentemente de seu modo de agir; são, talvez, provas que devem suportar e que escolheram. Mas definitivamente não devemos acusar o destino pelo que, freqüentemente, é apenas a conseqüência de nossas próprias faltas. Nos males que nos afligem, esforcemo-nos para que nossa consciência esteja pura, e já nos sentiremos bastante consolados.
NOTA DE ALLAN KARDEC: “As idéias justas ou falsas que fazemos das coisas nos fazem vencer ou fracassar de acordo com nosso caráter e posição social. Achamos mais simples e menos humilhante para o nosso amor-próprio atribuir nossos fracassos à sorte ou ao destino, e não à nossa própria falta. Se a influência dos Espíritos contribui para isso algumas vezes, podemos sempre nos defender dessa influência afastando as idéias que nos sugerem, quando são más.”
Algumas pessoas mal escapam de um perigo mortal para logo cair em outro; parece que não teriam como escapar à morte, contudo e bom sempre lembrar disto: A fatalidade só existe, no verdadeiro sentido da palavra, apenas no instante da morte. Quando esse momento chega seja por um meio ou por outro, não o podemos evitar. Assim, qualquer que seja o perigo que nos ameace, não morreremos se a hora não é chegada, e sobre isso há milhares de exemplos; mas quando a hora chegar, nada poderá impedir. Deus sabe por antecipação qual o gênero de morte que teremos na Terra e, muitas vezes, nosso Espírito também sabe, porque isso foi revelado quando fez a escolha desta ou daquela existência.
A forçosa hora da morte, permite tomar medidas para evitá-la e não são inúteis. Elas nos são sugeridas para evitar a morte, são meios para que ela não ocorra.Todos perigos que corremos, Deus nos mostra a fragilidade de nossa existência. Examinando a causa e sua natureza, veremos que as consequências são a punição de uma falha ou do dever não cumprido. Deus nos adverte assim para nos recolhermos em nós mesmos e nos corrigirmos. (526 e 532.)
Item-526 Os Espíritos, tendo ação sobre a matéria, podem provocar alguns efeitos para realizar um acontecimento? Por exemplo, um homem deve morrer: ele sobe uma escada de madeira, a escada se quebra e o homem morre; são os Espíritos que fazem quebrar a escada para realizar o destino desse homem?
– É certo que os Espíritos têm ação sobre a matéria, mas para a realização das leis da natureza e não para as anular ao fazer surgir num certo momento um acontecimento inesperado e contrário a essas leis. No exemplo apresentado, a escada se quebra porque estava gasta e fraca ou não era suficientemente forte para suportar o peso do homem. Se por expiação esse homem tivesse que morrer assim, os Espíritos lhe inspirariam o pensamento de subir nessa escada, que, por ser velha, se quebraria com seu peso, e sua morte teria lugar por efeito natural, sem que fosse necessário fazer um milagre, isto é, anulando uma lei natural de fazer quebrar uma escada boa e forte.
Item-532 Os Espíritos têm o poder de afastar os males sobre algumas pessoas e de atrair para elas a prosperidade?
– Não completamente. Há males que estão nos desígnios da Providência, mas amenizam vossas dores ao vos dar a paciência e a resignação.
Deveis prestar atenção porque depende muitas vezes de vós afastar esses males ou pelo menos atenuá-los. Deus vos deu a inteligência para vos servirdes dela e é principalmente por meio dela que os Espíritos vêm vos ajudar ao sugerir pensamentos benéficos; mas apenas assistem àqueles que sabem ajudar-se a si mesmos. É o sentido destas palavras: “Procurai e encontrareis, batei e se vos abrirá”. Sabei ainda: o que parece um mal nem sempre é. Frequentemente, do mal que vos aflige sairá um bem muito maior. É o que não compreendereis, enquanto pensardes somente no momento presente ou em vós mesmos.
O Espírito sabe que o gênero de vida escolhido o expõe a desencarnar mais de uma maneira do que de outra. Sabe igualmente quais as lutas que terá de enfrentar para evitá-la e, se Deus o permitir, não fracassará.
Frequentemente os acidentes que nos atingem no decorrer da vida são pequenas coisas para as quais Deus nos previne e, algumas vezes, faz com que as evitemos, dirigindo nosso pensamento, porque não gosta de nos ver sofrer; mas isso é de pouca importância para a vida que escolhemos. A fatalidade, verdadeiramente, consiste apenas na hora em que devemos nascer e morrer.
Há fatos que, forçosamente, devam acontecer e que a vontade dos Espíritos não podem afastar, mas nós, antes de encarnar, vimos e pressentimos quando fizemos nossa escolha. Entretanto, não devemos acreditar que tudo o que acontece está escrito, como se diz. Um acontecimento é, muitas vezes, a consequência de um ato que praticamos por livre vontade, caso contrário o acontecimento não teria ocorrido. A consequência é da nossa imprudência e ação sobre a matéria. Apenas as grandes dores, os acontecimentos importantes que podem influir na evolução moral, são previstos por Deus, já que são úteis para a nossa depuração e instrução.
O homem, por sua vontade e ações, pode fazer com que os acontecimentos que deveriam ocorrer não ocorram, e vice-versa, desde que esse desvio aparente caiba na ordem geral da vida que escolheu. Depois, para fazer o bem, como é seu dever e único objetivo da vida, ele pode impedir o mal, especialmente aquele que poderia contribuir para um mal maior.
Existem pessoas para as quais a sorte é contrária, outras parecem favorecidas, pois tudo lhes sai bem. Frequentemente, as que parecem favorecidas, é porque elas sabem orientar-se melhor; mas isso pode ser também um gênero de prova.
A fatalidade que parece marcar os destinos materiais de nossa vida é que nós mesmos escolhemos nossa prova; quanto mais for rude e melhor a suportarmos, mais nos elevaremos.
NOTA DE ALLAN KARDEC:” Imaginamos erroneamente que a ação dos Espíritos deve se manifestar somente por fenômenos extraordinários. Desejaríamos que nos viessem ajudar por milagres e nós os representamos sempre armados de uma varinha mágica. Mas não é assim; e porque sua intervenção nos é oculta, o que fazemos, embora com a sua cooperação, nos parece muito natural. Assim, por exemplo, provocarão a reunião de duas pessoas que parecerão se reencontrar por acaso; inspirarão a alguém o pensamento de passar por determinado lugar; chamarão sua atenção sobre um certo ponto, se isso deve causar o resultado que tenham em vista obter, de tal modo que o homem, acreditando seguir somente um impulso próprio, conserva sempre seu livre-arbítrio.
A experiência demonstra que alguns Espíritos prosseguem sua vingança de uma existência a outra, e que assim expiam, cedo ou tarde, os males que se pode ter feito a alguém.
VII - CONHECIMENTO DO FUTURO
Em princípio, o futuro é desconhecido e apenas em casos raros ou excepcionais Deus permite que seja revelado. Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria o presente e não agiria com a mesma liberdade, porque seria dominado pelo pensamento de que, se uma coisa deve acontecer, não tem por que se preocupar, ou procuraria dificultar o acontecimento. Deus quis que assim fosse, para que cada um cooperasse no cumprimento das coisas, até mesmo daquelas a que gostaria de se opor. Assim, preparamos, nós mesmos, freqüentemente sem desconfiar disso, os acontecimentos que sucederão no curso de nossa vida.
Deus permite algumas vezes a revelação do futuro quando esse conhecimento prévio deva facilitar o cumprimento de algo em vez de dificultá-lo, ficando obrigado o homem a agir de modo diferente do que faria sem esse conhecimento. Além disso, é, freqüentemente, uma prova. A perspectiva de um acontecimento pode despertar pensamentos bons ou maus. Se um homem souber, por exemplo, que receberá uma herança com que não contava, pode ser que essa revelação desperte nele a cobiça, pela expectativa de aumentar seus prazeres terrestres, pelo desejo de se apossar de imediato da herança, desejando, talvez, a morte daquele que lhe deve deixar a fortuna. Ou, então, essa perspectiva pode despertar-lhe bons sentimentos e pensamentos generosos. Se a predição não se cumpre, sofrerá uma outra prova: a decepção. Mas ele não terá, por isso, mérito ou demérito pelos pensamentos bons ou maus que a expectativa do acontecimento ocasionou.
Uma vez que Deus sabe tudo, sabe, igualmente, se um homem deve fracassar ou não numa prova? Nesse caso, qual é a necessidade dessa prova, que nada acrescentará ao que Deus já sabe a respeito desse homem? É o mesmo que perguntar por que Deus não criou o homem perfeito e realizado; (119.) por que o homem passa pela infância antes de atingir a idade adulta. (379) A prova não tem a finalidade de esclarecer a Deus sobre o mérito dessa pessoa, visto que sabe perfeitamente para que a prova lhe serve, mas, sim, para a deixar com toda a responsabilidade de sua ação, uma vez que é livre para fazer ou não. Tendo o homem a escolha entre o bem e o mal, a prova tem a finalidade de colocá-lo em luta com a tentação do mal e lhe deixar todo o mérito da resistência. Embora saiba muito bem, antecipadamente, se triunfará ou não, Deus não pode, em Sua justiça, puni-lo nem recompensá-lo por um ato que ainda não foi praticado. (258)
NOTA DE ALLAN KARDEC: “Tendo em vista que na vida social todos os homens podem chegar às primeiras funções, igualmente poderíamos perguntar por que o soberano de um país não promove cada um de seus soldados a general; por que todos os empregados subalternos não são empregados superiores; por que todos os estudantes não são mestres. Portanto, há essa diferença entre a vida social e a vida espiritual: a primeira é limitada e nem sempre permite alcançar todos os graus, enquanto a segunda é indefinida e deixa a cada um a possibilidade de se elevar ao grau supremo.
Assim acontece entre os homens.
Por mais capaz que seja um estudante, qualquer certeza que se tenha de vê-lo triunfar, não se confere a ele nenhum grau sem exame, ou seja, sem prova; do mesmo modo, o juiz não condena um acusado senão por um ato consumado e não por prever que ele possa consumar esse ato”.
Quanto mais se examinam as consequências que resultariam para o homem se tivesse o conhecimento do futuro. O conhecimento de todos os incidentes do caminho lhe diminuiria a iniciativa e o uso de seu livre-arbítrio; ele se deixaria levar pela fatalidade dos acontecimentos, sem exercer suas aptidões. Quando o sucesso de uma coisa é assegurado, ninguém se preocupa mais com ela.
Bibliografia
Livro Dos Espiritos de Allan Kardec
Livro do Evangelho segundo espiritismo de Allan Kardec
► Vibrações para o Evangelho no lar de 20/12/10.
Da Lei de IgualdadeDe uma forma consciente e raciocinada, vamos através de nossa Fé elevar nossas preces e pensamentos positivos a Deus nosso Pai Maior, a Jesus Cristo vosso divino Filho e à nossa Mãe Maria. Para que segundo a vossa vontade e infinita misericórdia envie vossas bênçãos de cura a todos nós, aliviando nossas dores e amenizando nossos sofrimentos e de nossos entes queridos familiares, parentes amigos e inimigos enfermos do corpo e da alma e que seja feita a vontade do Pai conforme a necessidade e o merecimento evolutivo de todos.
O Pai nos prepara para que nos vejamos de forma igual , e para aqueles que na sua renitencia ainda não o vêm dessa forma eles terão a sua oportunidade de forma a levar a comcordia onde exista a discordia, a amizade onde paira a inimizade, a paz onde se encontre a violencia, o amor em torno da Humanidade, o sol cobre todos de igual forma então façamos de nossa parte.
Para os encarnados (vivos):
Para os irmão e irmãs do Rio de Janeiro “Morro do Alemão”, que a paz seja restabelecia o mais rápido possível.
Alessandro Tesch, Ana Lucia Broggio Assueiro,Piracicaba S.P., Ângela Eveline, Ângelo José Broggio, Antonio Marcelino Machado, Bárbara Campos Godoy neta, Breno Campos Godoy=>filho, Bruno Rodrigo de Souza(dq), Cintia Santiago, Clara Beatriz Moura, Daniel Campos Godoy=>neto, Debbie Jackson (USA), Debora Maia Chiovetto, Elizabete Ap. de Matos Pereira, Érika Campos Godoy=>filha, Fátima Campos Godoy, Florisvaldo Kioiti Kuboyama - Pnamá, Igor, Isabel Silveira, Isabele Pillo Cantarim, Rua Poeta Theodoro de Castro Filho nº 55 Porciuncula RJ.,Jane de Sousa, José Manuel Varela Luz e sua respectiva esposa Creusa; Juares pillo Hospital = Rua Shuwartz Vieira = Porciuncula RJ; Junior (esta em Sao Paulo), Jussara Barreto, Leopoldo Vilallaz – Panamá, Lucas, Lucia Cristina Broggio Assueiro, Maria Elvira Garofalo, Paulo Vitor, Rejainy Martins, Rita de Cássia Cordeiro de Barros, Silmara Machado e lar, Sueli e lar, Terezinha Cainelli e familiares, Urbano Alves Ferreira Neto, Valmir Assueiro, Vovozinhas do lar Requinte, Filipe do D. Sancho e sua Familia (residentes em Nogueira , Portugal ), Bruno Diegues e familia (residentes em Ermesinde .Portugal ), Manuel Pereira Rodrigues, vai entrar no bloco operatorio, para fazer uma cirurgia muito complicada ao intestno, é grave também porque já recebia hemodialise, por isso peço a todos vocês para em conjunto vibrarmos por esta alma., Jandira Tavares Silveira (diabete).►Queria pedir também vibração para minha filha, Marisa Sarria Pereira de Passos, 27 anos, urbanização bela vista lote 11 - 2 dtº. Ela demonstra cansaço; bom Amigo vamos todos dar uma força para ela reativar sua coragem e força anímica...► Peço também pelo meu lar urbanização Bela vista lote 11 2 dtº, Victor Manuel Pereira de Passos 52 anos, Albina Maria Vilarinho Melo Sarria de Passos 48 anos, Marisa Sarria Pereira de Passos, 27 anos; Vitor Hugo Sarria Pereira de Passos 20 anos; Bruno Diegues 27 anos e Helena Diegues 48 anos; Elisa Maria Costa e Couto, Luiz Cláudio Couto, Ana Patrícia Ribeiro Fernandes, de 4 anos, reside em Murça Trás-os-Montes., Wagner Gualberto da Silva, João Fernandes de Passos, Maria José Benardino portadora de cancer no cerebro e (hospitalizada em frança - hospital Ville Juif), Paulo Cesar Tioquetti) e do meu filho (Yann Vergari Tioquetti) nessa corrente de vibrações para nosso fortalecimento e amparo dos bondosos espíritos de luz, Maria dos Santos, rua cristovão colombo gonçalves, 97 – interlagos, solicito vibrações de muito amor para Leonidas Augusto Cabral 66 anos, rafael de castro (batatais. Sp; Transtorno Bipolar) e sua Mãe ana maria de castro brandão (Harmonização e equilíbrio), Arthur Amorim dos Santos nasc.08/10/2001 (Maceió), Filipe Cunha Araújo, estado alterado em relação aos Pais ... (Rua da Presa Velha 207- Nogueira Viana do Castelo); Bruno Diegues, psicossomatico e necessita de equilibrio e harmonia do espírito,(rua cristovão colombo gonçalves, 97 – interlagos-Ermesinde – Portugal); Leônidas, solicito vibrações de muito amor (rua cristovão colombo gonçalves, 97 – interlagos), Daniel Estevam Martinez Junior (coluna servical), Maria do Ceu, Tura , Jorge, João, Tia Neta, Tio Sapateiroe toda a Familia , que as luzes do pai envolva todos levando a paz e harmonia.Henrique e Familia que a paz do Pai os ilumine a todos.Jaime Sarria e Familiares,a luz do pai abraçe o seu equilibrio.Ilumina pai enesta epoca anual , mais proxima da saudade e da lembrança dos idos , e renoiva as energias de todos eles afim de podeem sentir a alegria do amor de Cristo,Pelos nossos irmãos e irmãs desabrigados e aos que retornaram à Pátria espiritual do Haiti (ilha de Java)
Carla Simone da Silva desencarno 24/09/10
Cecília Paiva Fernandes
Conceição Varela Luz
Frédéric Clerc-Renaud; : Falecimento dia 31/08/10; Auxiliando e amparando para esta nova caminhada
Geraldo Múcio, desencarnou em 23/05/10 Araraquára
Ignacio de Carvalho Possas => desencarnado
Jânio Flávio Pereira Godoy
Jarita Costa Possas=>desencrnada
Jose Galego desencarnou dia 3-05-2010
Jose Varela Luz desencarnou dia 09-01-2010
Juan Hevia, 07/07/10 (Argentina)
Maria Teresa Varela Luz, faleceu 29/08/10.
Mariana Ricciardi Marques
Milton Oliveira Silveira
Rodrigo Baeta Possas => desencarnado
Rosa Ercilia Santos (desencarnada dia 25-7-2010)
Acima de tudo Pai nós ter rogamos que seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu.
Brasil – Portugal pela Humanidade
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Blog- http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
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