Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
-
REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO
Evangelho no Lar para 11/03/ 2013 com
início às 21 horas
ITEM -
Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso
grupo, por isso, esclarecemos que se você não desejar receber mais nossas
mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu,
respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos
promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.
Nota ; Amigos visto estar a substituir
nosso Irmão Ananias, tomarei caminho de
Evangelho por outro angulo e depois ele
retornará a dar sequência a seu trabalho.
Prece Inicial
Iluminação
Senhor se no mundo que me cerca eu não
puder enxugar uma lágrima
Não conseguir dizer uma palavra de
conforto
Fazer alguém sorrir de verdade
O Deus se eu não souber ser justo humilde
atencioso e promotor da esperança na terra
Se não puder lutar contra as injustiças
Agir com dignidade
Deixar de me irritar com as pequenas
coisas
Compreender que os outros também têm suas
limitações
Senhor se eu não souber aceitar a tua
vontade acima da minha própria vontade
Então, não permita que eu condene as
guerras e ore pela paz
Não aceita a oferta que eu te oferecer.
Nem escute os meus constantes pedidos de socorro. Mas quando vier te pedir
perdão.
Oh Deus, perdoa-me por inteiro e lava meu
coração no sangue da nova e eterna aliança contigo por meio de Jesus teu filho
amado. Ilumina a minha inteligência e a minha vontade, para que eu possa viver
na tua
presença todas as horas do dia e todos os
dias da vida.
Amem em Jesus
3. Leitura do Evangelho
1 – E veio Jesus para os lados de Cesaréia
de Felipe, e interrogou seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que é o
Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem que é João Batista, mas outros
que é Elias, e outros que Jeremias ou algum dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E
vós, quem dizeis que sou eu? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo,
filho do Deus vivo. E respondendo Jesus, lhe disse:
Bem aventurado és, Simão, filho de Jonas,
porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas sim meu Pai, que
está nos Céus". (Mateus, XVI: 13-17)
2 – E chegou a Herodes, o Tetrarca notícia
de tudo o que Jesus obrava, e ficou como suspenso, porque diziam uns: É João
que ressurgiu dos mortos; e outros: É Elias que apareceu; e outros: É um dos
antigos profetas que ressuscitou. Então disse Herodes:
Eu mandei degolar a João; quem é, pois,
este, de quem ouço semelhantes coisas? E buscava ocasião de o ver. (Marcos, VI:
14-15; Lucas, IX: 7-9)
3 – (Após a transfiguração). E os
discípulos lhe perguntaram, dizendo: Pois por que dizem os escribas que importa
vir Elias primeiro? Mas ele, respondendo, lhes disse:
Elias certamente há de vir, e
restabelecerá todas as coisas: digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o
conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem
há de padecer às suas mãos. Então compreenderam os discípulos que de João
Batista é que ele lhes falara. (Mateus, XVII: 10-13; Marcos, XVIII: 10-12)
RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO
4 – A reencarnação fazia parte dos dogmas
judeus, sob o nome de ressurreição.
Somente os saduceus, que pensavam que tudo
acabava com a morte, não
acreditavam nela. As idéias dos judeus
sobre essa questão, como sobre muitas
outras, não estavam claramente definidas.
Porque só tinham noções vagas e
incompletas sobre a alma e sua ligação com
o corpo. Eles acreditavam que um
homem podia reviver, sem terem uma idéia
precisa da maneira por que isso se daria,
e designavam pela palavra ressurreição o
que o Espiritismo chama, mais justamente, de reencarnação. Com efeito, a
ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a Ciência
demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse
corpo já estão há muito dispersos e consumidos. A reencarnação é à volta da
alma ou Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e
que nada tem a ver com o antigo. A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se
a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas. Se, portanto, segundo sua
crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois
que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos. João podia ser,
pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.
5 – E havia um homem dentre os fariseus,
por nome Nicodemos, senador dos judeus.
Este, uma noite, veio buscar a Jesus, e
disse-lhe: Rabi, sabemos que és mestre, vindo da parte de Deus, porque ninguém
pode fazer estes milagres, que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Jesus
respondeu e lhe disse: Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o Reino
de Deus senão aquele que renascer de novo. Nicodemos lhe disse: Como pode um
homem nascer, sendo velho? Porventura pode entrar no ventre de sua mãe e nascer
outra vez? Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não
nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus, o que é nascido
de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes
de eu te dizer que vos importa nascer de novo. O Espírito sopra onde quer, e tu
ouves a sua voz, mas não sabes de onde ele vem, nem para onde vai.
Assim é todo aquele que é nascido do
Espírito. Perguntou Nicodemos: Como se pode fazer isto? Respondeu Jesus: Tu és
mestre em Israel, e não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: que
nós dizemos o que sabemos, e damos testemunho do que vimos, e vós, com tudo
isso, não recebeis o nosso testemunho. Se quando eu vos tenho falado das coisas
terrenas, ainda assim me credes, como creríeis, se eu vos falasse das
celestiais? (João, III: 1-12)
6 – A idéia de que João Batista era Elias,
e de que os profetas podiam reviver na Terra, encontra-se em muitas passagens
dos Evangelhos, notadamente nas acima reproduzidas (nº 1 a 3). Se essa crença
fosse um erro, Jesus não deixaria de combatê-la, como fez com tantas outras.
Longe disso, porém, ele a sancionou com toda a sua autoridade, e a transformou
num princípio, fazendo-a condição necessária, quando disse: Ninguém pode ver o
Reino dos Céus, se não nascer de novo. E insistiu, acrescentando: Não te
maravilhes de eu ter dito que é necessário nascer de novo.
7 – Estas palavras: "Se não renascer
da água e do Espírito", foram interpretadas no sentido da regeneração pela
água do batismo. Mas o texto primitivo diz simplesmente:
Não renascer da água e do Espírito,
enquanto que, em algumas traduções, a
expressão do Espírito foi substituída por
do Espírito Santo, o que não corresponde ao mesmo pensamento. Esse ponto
capital ressalta dos primeiros comentários feitos sobre o Evangelho, assim como
um dia será constatado sem equívoco possível.(1)
8 – Para compreender o verdadeiro sentido
dessas palavras, é necessário reportar à significação da palavra, que não foi
empregada no seu sentido específico. Os antigos tinham conhecimentos
imperfeitos sobre as ciências físicas, e acreditavam que a Terra havia saído
das águas. Por isso, consideravam a água como o elemento gerador absoluto. É
assim que encontramos no Gênesis: "O Espírito de Deus era levado sobre as
águas", "flutuava sobre as águas", "que o firmamento seja
no meio das águas", que as águas que estão sob o céu se reúnam num só
lugar, e que o elemento árido apareça", "que as águas produzam
animais viventes, que nadem na água, e pássaros que voem sobre a terra e
debaixo do firmamento".
Conforme essa crença, a água se
transformara no símbolo da natureza material, como o Espírito o era da natureza
inteligente. Estas palavras: "Se o homem renascer da água e do
Espírito", ou "na água e no Espírito", significam pois: "Se
o homem não renascer com o corpo e a alma". Neste sentido é que foram
compreendidas no princípio.
Esta interpretação se justifica, aliás,
por estas outras palavras: "O que é nascido da carne é carne, e o que é
nascido do Espírito é Espírito". Jesus faz aqui uma
distinção positiva entre o Espírito e o
corpo. "O que é nascido da carne é carne", indica claramente que o
corpo procede apenas do corpo, e que o Espírito é independente dele.
9 – "O Espírito sopra onde quer, e
ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai", é uma
passagem que se pode entender pelo Espírito de Deus que dá a vida a quem quer,
ou pela alma do homem. Nesta última aceção, a sequência: "mas não sabes de
onde vem nem para onde vai", significa que não se sabe o que foi nem o que
será o Espírito. Se, pelo contrário, o Espírito, ou alma, fosse criado com o
corpo, saberíamos de onde ele vem, pois conheceríamos o seu começo. Em todo
caso, esta passagem é a consagração do principio da preexistência da alma, e
por conseguinte da pluralidade das existências.
10 – Desde os tempos de João Batista até
agora, o Reino dos Céus é tomado pela força, e os que fazem violência são os
que o arrebatam. Porque todos os profetas e a lei, até João, profetizaram. E se
vós o quereis bem compreender, ele mesmo é o Elias que há de vir. O que tem
ouvidos de ouvir, ouça". (Mateus, XI: 12-15)
11 – Se o princípio da reencarnação,
expresso em São João, podia, a rigor, ser
interpretado num sentido puramente
místico, já não aconteceria o mesmo nesta
passagem de São Mateus, onde não há
equívoco possível: "Ele mesmo é o Elias que há de vir". Aqui não
existe figura, em alegoria; trata-se de uma afirmação positiva.
"Desde o tempo de João Batista até
agora, o Reino dos Céus é tomado pela força", que significam estas
palavras, pois João ainda vivia no momento em que foram ditas? Jesus as
explica, ao dizer: "E se vós o quereis bem compreender, ele mesmo é o Elias
que há de vir". Ora, João tendo sido Elias, Jesus alude ao tempo em que
João vivia com o nome de Elias. "Até agora, o Reino dos Céus é tomado pela
força", é outra alusão à violência da lei mosaica, que ordenava o
extermínio dos infiéis, para a conquista a Terra Prometida, Paraíso dos hebreus
que, segundo a nova lei, o céu é ganho pela caridade e pela brandura. A seguir,
acrescenta: "O que tem ouvidos de ouvir, ouça". Essas palavras, tão
freqüentemente repetidas por Jesus, exprimem claramente que nem todos estavam
em condições de compreender certas verdades.
12 – Os teus mortos viverão. Os meus, a
quem tiraram a vida, ressuscitarão. Despertai e cantai louvores, vós os que
habitais no pó, porque o orvalho que cai sobre vós é orvalho de luz, e
arruinareis a terra e o reino dos gigantes". (Isaias, XXVI: 19)
13 – Esta passagem de Isaias é também
bastante clara: "Os teus mortos viverão".
Se o profeta tivesse querido falar da vida
espiritual, se tivesse querido dizer que os mortos não estavam mortos em
Espírito, teria dito: "ainda vivem", e não: "viverão". Do ponto
de vista espiritual, essas palavras seriam um contra senso, pois implicariam
uma interrupção na vida da alma. No sentido de regeneração moral, seriam as
negações das penas eternas, pois estabelecem o princípio de que todos os mortos
reviverão.
14 – Quando o homem morre uma vez, e seu
corpo, separado do espírito, é
consumido, em que se torna ele? Tendo o
homem morrido uma vez, poderia ele reviver de novo? Nesta guerra em que me
encontro, todos os dias de minha vida, estou esperando que chegue a minha
mutação (Job, XIV: 10-14, segundo a tradução de Sacy).
Quando o homem morre, perde toda a sua
força e expira depois, onde está ele? Se o homem morre, tornará a viver? Esperarei
todos os dias de meu combate, até que chegue a minha transformação? (Id.
Tradução protestante de Osterwald).
Quando o homem está morto, vive sempre;
findando-se os dias da minha existência terrestre, esperarei, porque a ela
voltarei novamente. (Id. Versão da Igreja Grega).
15 – O princípio da pluralidade das
existências está claramente expresso nessas três versões. Não se pode supor que
Job quisesse falar da regeneração pela água do batismo, que ele certamente não
conhecia. "Tendo o homem morrido uma vez, poderia ele reviver de
novo?" A idéia de morrer uma vez e reviver implicam a de morrer e reviver
muitas vezes. A versão da Igreja Grega é ainda mais explicita, se possível:
"Findando-se os dias da minha
existência terrestre, esperarei, porque a ela voltarei novamente". Quer
dizer: eu voltarei à existência terrena. Isto é tão claro como se alguém
dissesse. "Saio de casa, mas a ela voltarei."
"Nesta guerra em que me encontro,
todos os dias de minha vida, estou esperando que chegue a minha mutação".
Job quer falar, evidentemente, da luta que sustenta as misérias da vida. Ele
espera a sua mutação, ou seja, ele se resigna. Na versão grega, a expressão
"esperarei", parece antes se aplicar à nova existência:
"Findando-se os dias da minha existência terrestre, esperarei, porque a
ela voltarei novamente", Job
parece colocar-se, após a morte, num
intervalo que separa uma existência de outra, e dizer que ali esperará o seu
retorno.
16 – Não é, pois, duvidoso, que sob o nome
de ressurreição, o princípio da
reencarnação fosse uma das crenças
fundamentais dos judeus, e que ela foi
confirmada por Jesus e pelos profetas, de
maneira formal. Donde se segue que negar a reencarnação é renegar as palavras
do Cristo. Suas palavras, um dia, constituirão autoridade sobre este ponto,
como sobre muitos outros, quando forem meditadas sem partidarismo.
17 – A essa autoridade, de natureza
religiosa, virá juntar-se no plano filosófico, a das provas que resultam da
observação dos fatos. Quando dos efeitos se quer remontar às causas, a
reencarnação aparece como uma necessidade absoluta, uma condição inerente à
humanidade, em uma palavra, como uma lei da natureza. Ela se revela, pelos seus
resultados, de maneira por assim dizer material, como o motor oculto se revela
pelo movimento que produz. Somente ela pode dizer ao homem de onde ele vem,
para onde vai, por que se encontra na Terra, e justificar todas as anomalias e todas
as injustiças aparentes da vida.
Sem o princípio da preexistência da alma e
da pluralidade das existências, a maior parte das máximas do Evangelho são
ininteligíveis, e por isso tem dado motivo a interpretações tão contraditórias.
Esse princípio é a chave que deve restituir-lhes o verdadeiro sentido.
(1) A tradução de Osterwald
está conforme o texto primitivo, e traz: não renascer da água e do Espírito. A
de Sacy diz do Espírito Santo. A de Lamennais também diz: Espírito Santo.
(2) Para o desenvolvimento do dogma da
reencarnação, ver O Livro dos Espíritos, caps IV e V; O que é o Espiritismo,
cap. II; ambos de Allan Kardec; e a Pluralidade das Existências, de Pezzani.
(Nota do Tradutor: A palavra "dogma", figura aqui no sentido racional
e não fideísta, como "princípio" e não como dogma de fé O Espiritismo
não é dogmático, no sentido religioso da palavra, mas têm princípios
fundamentais, que filosoficamente são chamados dogmas).
Vibrações
Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios,
cadeias e todo Universo de
necessitados
Pai celestial, que habitais o meu
interior, impregna com a Tua Luz vital cada célula de meu corpo, expulsando
todos os males, pois estes não fazem parte de meu ser. Na minha verdadeira
realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não existe doença; por isso que
se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos, micróbios, vírus, bactérias e
vermes nocivos, para que a perfeição se expresse no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e
recebereis, porque todo aquele que pede recebe, portanto, tenho absoluta
certeza de que a minha oração da cura já é a própria cura. Para mim agora, só
existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a imagem do mal permaneça por
algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a
verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em
mim estão atuando intensamente, como um exército poderoso e irresistível,
visando os inimigos, fortalecendo as posições enfraquecidas, reconstruindo as
partes demolidas, regenerando todo o meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e
realizando o milagre maravilhoso da cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta
portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a
minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com
todas as forças interiores porque tua vontade de perfeição e saúde aconteceram
em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração
com a certeza de que a Paz se fará em seu mundo íntimo.
Prece de Encerramento
Mestre Sublime Jesus
Fazei com que entendamos a vossa vontade e
nunca a nossa, entregando-nos às vossas mãos fortes para conduzir-nos;
Permite que possamos desincumbir-nos dos
deveres que nos cabem, mas, não
conforme os nossos desejos;
Lançai Vosso olhar sobre nós, a fim de que
tenhamos a claridade da Vossa ternura, e não as sombras da nossa ignorância;
Abençoai os nossos propósitos de
servir-Vos, quando somente nos temos preocupado em utilizar de Vosso santo nome
para servir-nos;
Envolvei-nos na santificação dos Vossos
projetos, de forma que sejamos Vós em nós, porquanto ainda não temos condição
de estar em Vós;
Dominai os nossos anseios de poder e de
prazer, auxiliando-nos na conquista real da renúncia e da abnegação;
Ajudai-nos na compreensão de vossos
labores, amparando-nos em nossas
dificuldades e socorrendo-nos quando
mergulhados na argamassa celular;
Facultai-nos a dádiva de Vossa paz, de
modo que a distribuamos por onde quer que nos encontremos e todos a
identifiquem, compreendendo que somos Vossos servidores dedicados......e porque
a morte restituiu-nos a vida gloriosa para continuarmos a trajetória de
iluminação, favorecei-nos com a sabedoria para o êxito da viagem de ascensão,
mesmo que tenhamos que mergulhar muitas vezes nas sombras da matéria,
conduzindo porém, a bússola do Vosso afável coração apontando-nos o rumo.
Senhor!
Intercedei, junto ao Pai Todo Amor, por
Vossos irmãos da retaguarda, que somos quase todos nós, os trânsfugas do dever.
Oração do Santo de Assis trazida no livro
Divaldo Pereira Franco pelo Espírito de
Manoel Philomeno de Miranda.
Acessem nosso Blogâ–º
http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/ ,
Lá encontrarão os temas já divulgados e
toda a programação para Fevereiro de 2.013.
Momento da Fluidificação das águas
(bênçãos).
Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o
Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!
Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação,
associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto
ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com
Marcos Evangelista
Barretomarcosevangelistabarreto@gmail.com
Acessem nossos links abaixo que
encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo –
http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog –http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de
e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto:
ananiasbarreto@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário