Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Capítulo 19 – A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS
Fé, Mãe da Esperança e da Caridade
Evangelho no Lar para 10/11/ 2014 com início às 21 horas
Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.
Nota ; Amigos visto estar a substituir nosso Irmão Ananias, tomarei caminho de Evangelho por outro angulo e depois ele retornará a dar sequência a seu trabalho.
Prece Inicial
Rogamos ao Senhor Deus Todo-Poderoso enviar-nos Bons Espíritos para nos assistirem, afastar aqueles que possam induzir-nos ao erro, e dar-nos a luz necessária para distinguirmos a verdade da impostura.Afastai também os Espíritos malfazejos, encarnados ou desencarnados, que poderiam tentar lançar a desunião entre nós, e com isso desviar-nos da caridade e do amor do próximo. Se alguns procurarem penetrar neste recinto, fazei que não encontrem acesso em nossos corações. Bons Espíritos, que vos dignais vir instruir-nos, tornai-nos dóceis aos vossos conselhos, afastai-nos de todo pensamento de egoísmo, de orgulho, de inveja e de ciúmes: inspirai-nos a indulgência e a benevolência para com os nossos semelhantes presentes ou ausentes, amigos ou inimigos; fazei, enfim, que pelos sentimentos que nos animarem, possamos reconhecer a vossa salutar influência. Daí aos médiuns, que encarregardes de nos transmitir os vossos ensinamentos, a consciência da santidade do mandato que lhes é confiado e da gravidade do ato que vão praticar, a fim de que o façam com o fervor e o recolhimento necessários. Se estiverem entre nós pessoas que foram atraídas por outros sentimentos, que não o do bem, abri os seus olhos à luz, e perdoai-as, como nós as perdoamos, se vieram com intenções malfazejas. Pedimos especialmente ao nosso guia espiritual, para nos assistir e velar por nós.
3. Leitura do Evangelho
Fé, Mãe da Esperança e da Caridade
JOSÉ
Espírito Protetor, Bordeaux, 1862
11 – A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não pode adormecer. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, deve velar atentamente pelo desenvolvimento das suas próprias filhas.
A esperança e a caridade são uma consequência da fé. Essas três virtudes formam uma trindade inseparável. Não é a fé que sustenta a esperança de se verem cumpridas as promessas do Senhor; porque, se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que vos dá o amor? Pois,se não tiverdes fé, que reconhecimento tereis, e por conseguinte, que amor?
A fé, divina inspiração de Deus, desperta todos os sentimentos que conduzem o homem ao bem: é à base da regeneração. É, pois, necessário que essa base seja forte e durável, pois se a menor dúvida puder abafá-la, que será do edifício que construístes sobre ela? Erguei, portanto, esse edifício, sobre alicerces inabaláveis. Que a vossa fé seja mais forte que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, pois a fé que não desafia o ridículo dos homens, não é a verdadeira fé.
A fé sincera é dominadora e contagiosa. Comunica-se aos que não a possuíam, e nem mesmo desejariam possuí-la; encontra palavras persuasivas, que penetram na alma, enquanto a fé aparente só tem palavras sonoras, que produzem o frio e a indiferença. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para transmiti-la aos homens; pregai pelo exemplo das vossas obras, para que vejam o mérito da fé; pregai pela vossa inabalável esperança, para que vejam a confiança que fortifica e estimula a enfrentar todas as vicissitudes da vida.
Tende, portanto, a verdadeira fé, na plenitude da sua beleza e da sua bondade, na sua pureza e na sua racionalidade. Não aceiteis a fé sem comprovação, essa filha cega da cegueira. Amai a Deus, mas sabei porque o amais. Crede nas suas promessas, mas sabei por que o fazeis. Segui os nossos conselhos, mas conscientes dos fins que vos propomos e dos meios que vos indicamos para atingi-los. Crede e sperai, sem fraquejar; os milagres são produzidos pela fé.
Entendimento do Tema
Alguns aspectos da fé
Para os materialistas a fé é uma muleta psicológica. Para os religiosos é a alavanca que move montanhas. Falamos em quatro diferentes tipos de fé: a depositada em Deus, a confiança na proteção de entidades espirituais, a que acredita nas próprias possibilidades e a praticada em relação aos outros indivíduos. Examinemos cada uma delas.
Ter fé nas outras pessoas significa confiar nos seus bons princípios e propósitos. A própria legislação penal prevê que se é inocente até prova em contrário. Desarmar Espíritos e se despir de preconceitos para enxergar para além das aparências. As palavras e atitudes alheias devem ser tomadas como verdadeiras.
Naturalmente no mundo atual não podemos ser ingênuos e confiar cegamente em qualquer um que nos apareça à frente, deixando-nos ludibriar pelos espertalhões, tanto os “vivos” como os desencarnados. Queremos dizer que devemos usar o bom senso e avaliar racionalmente as circunstâncias, dar uma chance de que o outro demonstre sua sinceridade de intenções.
Não podemos é ser coniventes com o erro, a desonestidade, a mentira dos encarnados nem aceitar sem exame instruções ou conselhos de Espíritos. Allan Kardec sempre teve o extremo cuidado de, ao lidar com a mediunidade, observar, inquirir, analisar as comunicações espirituais, sabedor de que os comunicantes não são possuidores de toda a verdade. Mesmo os bem-intencionados só falam do que sabem. E há os chamados “falsos profetas” que premeditadamente tentam iludir e fraudar.
Exemplo: há os verdadeiros necessitados de esmola e os profissionais da mendicância. Como distingui-los? Conversando, despendendo tempo com eles, usando da paciência e da caridade. Outra situação: no ambiente de trabalho ficar atento para não ser envolvido por colegas negligentes ou desonestos, cuidando para que a nossa amizade sincera não obscureça a razão.
Outro tipo de fé é a capacidade de crer nas próprias possibilidades. Essencial para uma vida de sucesso, mas deve ser isenta da presunção que faz crer superioridade a tudo e todos. Humildade, pois sem Deus nada é possível. Incluímos também as grandes realizações coletivas, científicas, sociais, religiosas e políticas.
Sois deuses, afirmou Jesus, porém sempre subordinados à vontade maior do Pai. Além disso é preciso respeitar os limites da realidade atingível e as injunções cármicas. Por maior que seja o otimismo e mesmo a fé em Deus, nos outros e nos Espíritos Benfeitores, há experiências pelas quais temos que passar obrigatoriamente. Reajustes programados pela lei de Causa e Efeito que materializa a justiça divina. Erros do passado, algumas vezes, até podem ser ressarcidos pela prática do Bem, mas em outras só a dor se faz o remédio único que promoverá a cura da alma. Por falar em cura, lembramos a declaração do Cristo à mulher que sangrava há doze anos: Tua fé te curou. Mas porque ela apresentava merecimento ou sua expiação já havia chegado ao fim.
A fé em si mesmo realiza os chamados sonhos impossíveis e as vitórias pessoais de deficientes, o sucesso nas paraolimpíadas. Ou nas pesquisas científicas que provam o aumento da imunidade orgânica contra as doenças para aqueles que praticam algum credo religioso.
A fé nos seres superiores passa também pelos limites de leis. Nem tudo eles têm autorização para nos conceder. Se não conseguirmos o solicitado, nada de revolta. Eles indicam caminhos, dão orientações e estímulos pelas inspirações, mas não interferem em nosso livre-arbítrio e destino.
A fé em Deus deve ser calma e paciente, apoiada na inteligência. Não pode ser estagnada, morna ou só da boca para fora; tem que ser prática, dinâmica e racional, baseada no conhecimento e não em dogmas irracionais. “Creio porque sei e não porque alguém impôs”. A fluidoterapia é eficaz, mas não faz milagres. Possui bases morais e científicas, não é um ritual.
A fé cega leva ao fanatismo, ao apego à letra que mata, a perseguições e lutas, ao terrorismo; a fé racional liberta. O orgulho atrapalha. Lembramos sábias lições. Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda direis ao monte ‘muda-te daqui para acolá e ele se mudará’. Ou com o salmista: “Se o Senhor está conosco, quem poderá estar contra?; nada me faltará”. Talvez seja mais correto dizer que se nós estamos com o Senhor, porque Deus é onipresente e sempre está conosco. Somos nós que lhe barramos a entrada, trancando as portas do coração e da mente. Criamos uma carapaça de energias negativas constituídas pelo egoísmo, vícios, mau pensar, mau sentir e mau agir.
A fé é filha da esperança, mãe da caridade e irmã da perseverança. Inspira a caridade verdadeira e desinteressada. É a base para a eficácia da oração. Pronunciar Seja feita a tua vontade, no “Pai Nosso”, requer reflexão. Einstein: “A religião sem a ciência é cega e a ciência sem a fé é manca”. Já para Allan Kardec: “A fé verdadeira é a que pode encarar a razão face a face em qualquer época da humanidade”.
Vibrações
Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados.
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos, micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em seu mundo íntimo.
Prece de Encerramento
A Oração em ("Paulo e Estêvão", págs. 42 e 162), beleza que advém não só da poesia, mas da elevação e robustez de sentimentos de que a prece se reveste:
"Senhor Deus, pai dos que choram,
Dos tristes, dos oprimidos
Fortaleza dos vencidos,
Consolo de toda a dor,
Embora a miséria amarga
Dos prantos de nosso erro,
Deste mundo de desterro,
Clamamos por vosso amor!
Nas aflições do caminho,
Na noite mais tormentosa
Vossa fonte generosa
É o bem que não secará...
Sois, em tudo, a luz eterna
Da alegria e da bonança
Nossa porta de esperança
Que nunca se fechará.
Quando tudo nos despreza
No mundo da iniqüidade,
Quando vem a tempestade
Sobre as flores da ilusão!
Ó Pai, sois a luz divina,
O cântico da certeza,
Vencendo toda aspereza,
Vencendo toda aflição.
No dia da nossa morte,
No abandono ou no tormento,
Trazei-nos o esquecimento
Da sombra, da dor, do mal!
Que nos últimos instantes,
Sintamos a luz da vida
Renovada e redimida
Na paz ditosa e imortal".
.
Acessem nosso Blog - http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/ ,
Lá encontrarão os temas já divulgados e toda a programação para Fevereiro de 2.013.
Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).
Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!
Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com
Marcos Evangelista
caminheirodapaz@gmail.com
Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog –http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário