2015/06/14

Porta Estreita


 



Evangelho no Lar para   16/06/ 2014 com início às 21 horas

Capítulo 18 – MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS

Porta Estreita

Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se  você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.

Prece Inicial

Iluminação

Senhor se no mundo que me cerca eu não puder enxugar uma lágrima
Não conseguir dizer uma palavra de conforto fazer alguém sorrir de verdade
O Deus se eu não souber ser justo humilde atencioso e promotor da esperança na
terra
Se não puder lutar contra as injustiças,agir com dignidade
Deixar de me irritar com as pequenas coisas
Compreender que os outros também têm suas limitações
Senhor se eu não souber aceitar a tua vontade acima da minha própria vontade
Então, não permita que eu condene as guerras e ore pela paz
Não aceita a oferta que eu te oferecer. Nem escute os meus constantes pedidos de
socorro. Mas quando vier te pedir perdão.
Oh Deus, perdoa-me por inteiro e lava meu coração no sangue da nova e eterna
aliança contigo por meio de Jesus teu filho amado. Ilumina a minha inteligência
e a minha vontade, para que eu possa viver na tua presença todas as horas do dia e todos os dias da vida.
Amem em Jesus

novologo3.png

3. Leitura

A Porta Estreita

           3 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela. Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que leva para a vida, e quão poucos são os que acertam com ela! (Mateus, VII: 13-14).
           4 – E perguntou-lhe alguém: Senhor, são poucos, então, os que se salvam? E ele lhes disse: Porfiai por entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar e não o poderão. E quando o pai de família tiver entrado, e fechado à porta, vós estareis de fora, e começareis a bater à porta, dizendo: Abre-nos, Senhor! E ele vos responderá, dizendo: Não sei de onde sois. Então começareis a dizer: Nós somos aqueles que, em tua presença, comemos e bebemos, a quem ensinaste nas nossas praças. E ele vos responderá: Não sei de onde sois; apartai-vos de mim todos os que obrais a iniqüidade. Ali será o choro e o ranger de dentes, quando virdes que Abrão, e Isaac e Jacó, e todos os profetas, estão no Reino de Deus, e que vós ficais fora dele, excluídos. E virão do oriente e do ocidente, e do setentrião e do meio-dia, muitos que se assentarão à mesa do Reino de Deus. E então os que são últimos serão os primeiros,e os que são os primeiros serão os últimos. (Lucas, XII: 23-30).
           5 – A porta da perdição é larga, porque as más paixões são numerosas e o caminho do mal é o mais freqüentado. A da salvação é estreita porque o homem que deseja transpô-la deve fazer grandes esforços para vencer as suas más tendências, e poucos se resignam a isso. Completa-se a máxima: São muitos os chamados e poucos os escolhidos.
           Esse é o estado atual da humanidade terrena, porque, sendo a Terra um mundo de expiações, nela predomina o mal. Quando estiver transformada, o caminho do bem será o mais freqüentado. Devemos entender essas palavras, portanto, em sentido relativo e não absoluto. Se esse tivesse de ser o estado normal da humanidade, Deus teria voluntariamente condenado à perdição a imensa maioria das criaturas, suposição inadmissível, desde que se reconheça que Deus é todo justiça e todo bondade.
           Mas quais as faltas de que esta humanidade seria culpada, para merecer uma sorte tão triste, no presente e no futuro, se toda ela estivesse na Terra e a alma não tivesse outras experiências? Por que tantos escolhos semeados no seu caminho? Por que essa porta tão estreita,que apenas a um pequeno número é dado transpor, se a sorte da alma está definitivamente fixada, após a morte? É assim que, com a unicidade da existência, estamos incessantemente em contradição com nós mesmos e com a justiça de Deus. Com a anterioridade da alma e a pluralidade dos mundos, o horizonte se alarga, iluminam se os pontos mais obscuros da fé, o presente e o futuro se mostram solidários com o passado, e somente assim podemos compreender toda a profundidade, toda a verdade e toda a sabedoria das máximas do Cristo.


brubanner19.jpg
Comentário

A PORTA ESTREITA

169 – O EVANGEHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC
CAPÍTULO XVIII – MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS
ITENS 3, 4 e 5: A PORTA ESTREITA
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela. Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que leva para a vida, e que poucos são os que acertam com ela!“ (Mateus, VII:1 3 e 14)
“E perguntou-lhe alguém: Senhor, são poucos, então, os que se salvam? E ele lhe disse: Porfiai por entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar e não o  poderão.
E quando o pai de família tiver entrado e fechado a porta, vós estareis de fora, e começareis a bater à porta, dizendo: Abre-nos, Senhor! E ele vos responderá, dizendo: Não sei de onde sois. Então começareis a dizer: Nós somos aqueles que, em tua presença, comemos e bebemos, e a quem ensinaste nas nossas praças.
E ele vos responderá: Não sei de onde sois; apartai-vos de mim, todos os que obrais a iniquidade. Ali será o choro e o ranger de dentes, quando virdes que Abraão, Isaac e Jacó, e todos os profetas, estão no Reino de Deus, e que vós ficais fora dele, excluídos.
E virão do Oriente e do ocidente, e do Setentrião e do Meio-Dia, muitos se sentarão à mesa do Reino de Deus. E então, os que são os últimos serão os primeiros, e os que são os primeiros serão os últimos.” ( Lucas, XIII: 23 a 30 )
Se entendermos essas alegorias de Jesus ao pé da letra, esse Deus, apresentado como “o pai de família” não se enquadra no Deus-Pai, no Deus-Amor, trazido pelo próprio Jesus.
O contexto geral dos ensinos de Jesus nos leva a compreender, nessas frases, a justiça e o amor do Pai em relação à sua criação, mostrando-nos a situação geral da atual humanidade, ainda mais próxima da animalidade do que da angelitude, pela sua imperfeição, como disse Emmanuel.
Por isso, é o homem tão atraído pelas sensações materiais, percebidas através dos sentidos físicos, confundindo as necessidades do corpo com as necessidades do Espírito, ou, iludindo-se na busca de satisfazer essas últimas, entregando-se às satisfações físicas e materiais.
Por isso também, é estreita a porta da salvação, da libertação da necessidade de permanecer na matéria, a fim de penetrar nos planos mais elevados, moradia permanente dos Espíritos que transcendem a si próprios.
(*) A fim de chegar até ela e transpô-la, há uma longa caminhada, que exige esforço contínuo na busca de conhecimentos, reclama atenção, raciocínio, prudência, fortaleza, temperança, retidão, fé, esperança e caridade, razão pela qual  “estreita é a porta e apertada a estrada que conduz à Vida”, Vida eterna de perfeição e de felicidade.
A porta da perdição, da degradação, é larga, e espaçosa é a estrada que a ela conduz, por satisfazer a imperfeição, a imaturidade espiritual de quem não percebe as finalidades maiores do Espírito imortal viver na Terra. Nela o homem vive, percebendo, apenas, a realidade dos cinco sentidos, que o prendem, “aniquilando o Espírito que fala à consciência, adormecendo a alma que deixa de agitar a razão”
Essa estrada é a do orgulho, do egoísmo, da avareza, da luxúria, da ira, do ódio, da gula, da preguiça, da inveja, do desamor, atrasando e dificultando, pelas consequências de grandes dores e sofrimentos, a caminhada, que leva à transcendência espiritual de cada filho de Deus.
O entendimento da alma como independente do corpo é fundamental para a o esforço do homem na busca do seu aperfeiçoamento espiritual (intelectual e moral).
Enquanto entender a alma como consequência do funcionamento dos órgãos físicos, seus interesses serão os de gozar ao máximo os prazeres que a Terra lhe oferece, colocando assim sua felicidade na obtenção de tudo que lhe satisfaça seus interesses pessoais, incluindo nesses, por exemplo, a satisfação de ser reconhecido, pela sua inteligência, como um benfeitor da humanidade.
O espiritismo, todavia, vai além, com a afirmação comprovada da lei natural da reencarnação, a única que evidencia a justiça divina, pois, que dá a cada um dos seus filhos, a oportunidade de efetuar seu desenvolvimento espiritual, segundo seu livre-arbítrio, que lhe permite fazer suas escolhas no como viver, aprendendo com suas experiências, através das consequências das suas escolhas, inseridos todos também na lei de causa e efeito.
A unicidade da vida na Terra, com a alma sendo criada no início dessa vida, nas desigualdades existentes desde o nascimento, de capacidades intelectuais, de famílias, de comunidades, de diferentes oportunidades, etc., retira de Deus o atributo da Justiça, pois que trata seus filhos de modos diferentes, exigindo, todavia, que todos se tornem seguidores de Jesus, que já era puro e perfeito.
Dá-lhes tantas dificuldades no viver, e uma porta tão estreita, que apenas poucos podem atravessar, condenando os demais a sofrimentos eternos. “Quais as faltas de que essa humanidade seria culpada, para merecer uma sorte tão triste, no presente e no futuro, se toda ela estivesse na Terra e a alma não tivesse outras existências? Por que essa porta tão estreita, que apenas a um pequeno número é dado transpor...?”
“Com a anterioridade da alma e a pluralidade dos mundos, o horizonte se alarga, iluminam-se os pontos obscuros da fé, o presente e o futuro se mostram solidários com o passado, e somente assim poderemos compreender toda a profundidade e toda a sabedoria das máximas do Cristo.”
Compreende-se então, que esse estado da humanidade da Terra será alterado, quando o caminho do bem for o mais frequentado, tornando o homem capaz de completar seu desenvolvimento com prazer e segurança, sem tantos sofrimentos e desequilíbrios, porque, então, entende as leis do Pai, sua justiça, libertando-se dos males que criara em si mesmo, vivendo todos em um clima fraternal de progresso no bem, pelo bem e para o bem de todos.
Assim, quem já conseguiu perceber que a vida na Terra tem por objetivo a melhoria do Espírito imortal, não deve abater-se com as dificuldades e sofrimentos próprios de um mundo inferior, mas sim, buscando através da razão e da sensibilidade, aceitá-los como colheitas de semeaduras imperfeitas, de vidas passadas ou da atual, buscando no bem as soluções para os mesmos, de forma a não criar problemas semelhantes ou piores para o futuro.
Quanto ao “choro e ranger de dentes“, referia-se Jesus aos sofrimentos consequentes das faltas, após a morte, no intervalo das reencarnações, e, também aos que, não podendo continuar na Terra, quando ela transformar-se em um mundo melhor, pelo desamor e maldade, forem habitar um mundo primitivo como a Terra já o foi, nos primórdios da humanidade, para desenvolver as virtudes que continuam no seu Ser Essencial.
Na frase final do texto de Lucas: “E, então, os que são os últimos serão os primeiros e os que são os primeiros serão os últimos”, vemos que todos os Espíritos conquistarão o Reino de Deus, no seu processo evolutivo.
* - Os 3º, 4º e 5º parágrafos baseiam-se no livro Parábolas e Ensinos de Jesus, de Cairbar Schutel: cap. As Duas Estradas E As Duas Portas.


banner (1).jpgMensagem

Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada
célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de
meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não
existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos,
micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse
no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede
recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a
própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a
imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a
imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como
um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as
posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o
meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da
cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua
vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em
seu mundo íntimo.

Prece de Encerramento

Deus eterna Bondade


"Deus de eterna bondade, em prece de louvor entrego-te minha alma,
sê bendito meu pai em todos os recursos, ferramentas, processos e medidas dos quais te utilizasses à fim de que eu perceba que tudo devo à ti.
Agradeço-te pois o tesouro da vida,
a presença do amor,
a constância do tempo,
o sustento da fé,
o calor da esperança que me acena o porvir,
o santo privilégio de servir,
o pensamento reto que me faz discernir o que é mau e o que é bem, na clara obrigação de nunca desprezar ou de ferir alguém ...
Agradeço-te ainda, a visão das estrelas à esmaltarem de glória o lar celeste,
as flores do caminho,
os braços que me amparam e os gestos de carinho dos corações queridos que me deste.
Por tudo te agradeço e QUANDO te aprouver despojar-me dos bens com que me exaltas ... ensina-me senhor à devolver tudo o que me emprestas-te ...
Mas por piedade ó pai , deixa-me em tudo por apoio e dever , a benção de ACEITAR e o dom de COMPREENDER. " -

Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).

Postado por Santo Andre Expansão às Segunda-feira, Agosto,05, 2013Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!

Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com

Marcos Evangelista
Barretomarcosevangelistabarreto@gmail.com

Victor Passos
caminheirodapaz@gmail.com

Novos Links - façam.- se seguidores

Evangelho do lar S.André Expansão


Espiritismo em Debate

Atendimento Fraterno Directo


Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog – http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com
Orientador - Victor Passos





Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...