Evangelho no Lar

“A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”.

 Emmanuel *Psicografia de Francisco C. Xavier, O Consolador, questão 110, FEB.


O que é o estudo do Evangelho no Lar?
O estudo do Evangelho no Lar é o estudo de leituras edificantes em família, de forma assídua. O convite é que, uma vez por semana se estude o Evangelho Segundo o Espiritismo de Kardec, ou outra obra que nos aproxime dos ensinamentos de Jesus e do conhecimento das leis de Deus, da Vida e do Amor.
Esta prática é muito importante pois dá à família a oportunidade de aprenderem juntos, e a conhecerem cada vez melhor, também a si mesmos e aos outros.

Por que fazer o estudo Evangelho no Lar?
“Sempre que se ora num Lar, prepara-se a melhoria do ambiente doméstico. Cada prece do coração constitui emissão electromagnética de relativo poder. Por isso mesmo, o culto familiar do Evangelho não é tão só um curso de iluminação interior, mas também processo avançado de defesa exterior, pela claridade espiritual que acende à volta. O homem que ora traz consigo inalienável couraça. O Lar que cultiva a prece transforma-se em fortaleza, compreenderam?” 
Os Mensageiros, Cap. 37 – FEB- 1944
 
É importante realizar o estudo do Evangelho no Lar todas as semanas no mesmo dia e horário, para que os nossos guias e mentores possam, também eles, participar dos nossos encontros, segundo as suas próprias atividades. Assim, a família poderá ser acompanhada pela proteção e orientação de espíritos superiores, o que por sua vez proporciona inúmeros benefícios à família tais como:
  • Cria nos lares um sentimento de fraternidade entre os familiares
  • Proporciona o aprimoramento moral dos membros da família através do conhecimento dos ensinamentos de Jesus
  • Aumenta o equilíbrio e a tranquilidade no lar
  • Eleva o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos
  • Pelo esclarecimento e equilíbrio, ajuda a superar dificuldades no lar e fora dele
  • Protege o lar de espíritos de índole inferior
  • Além das pessoas que participam do estudo, os vizinhos também são diretamente beneficiados.

Roteiro para o estudo do Evangelho no Lar
  1. Escolha um dia da semana e horário fixo para o estudo. Convém que seja um dia e horário possível para todos os membros da família, ou a maior parte deles. O tempo da reunião sugerido é de 45 minutos, ou 1 hora.
  2. Agende o compromisso com os espíritos superiores em oração, para que eles possam estar presentes nestes encontros.
  3. Convide todos os membros da família a participarem.
  4. Prepare se puder, o espaço onde vai realizar o estudo, garantindo que está arrumado, com um ambiente sereno e convidativo à reflexão.
  5. Prepare uma mesa e coloque nela o Evangelho Segundo o Espiritismo e/ou outras obras de inspiração superior.
  6. Coloque também um jarro com água, ou copos com água para ser fluidificada durante os estudos. 
  7. Abra a reunião com uma oração ou convide alguém para o fazer. Pode ser uma prece conhecida ou espontânea, o importante é que seja expressa pelo coração.
  8. Faça você ou um outro participante, a leitura em voz alta, de um texto de O Evangelho segundo o Espiritismo ou outro de conteúdo e inspiração evangélica (sugestões no fim deste artigo).
  9. No final da leitura, (ou durante) deveremos conversar sobre o texto, trocar ideias, incluindo as crianças nas partilhas, e tentar compreender a sua mensagem.
  10. Devemos evitar comentários ou censuras às pessoas ou religiões, mas sim valores como a benevolência, a humildade, compreensão, a caridade, o amor e a verdade.
  11. No final, realizar uma nova prece com pedidos e principalmente, agradecimentos.

Sobre a Prece

A prece é recomendada por todos os Espíritos; renunciar à prece é desconhecer a bondade de Deus.


"Pela prece, o homem chama para si o concurso dos bons Espíritos, que vêm sustentá-los nas suas boas resoluções, e inspirar-lhe bons pensamentos; adquire, assim, a força moral necessária para vencer as dificuldades e reentrar no caminho reto se dele se afastou, assim como afastar de si os males que atrai por sua própria falta. O Espiritismo faz compreender a ação da prece explicando o modo de transmissão do pensamento.*(1)
Esta explicação é, sobretudo, para aqueles que não compreendem a utilidade da prece puramente mística, e não tem por objectivo materializar a prece, mas tornar o seu efeito inteligível, mostrando que pode ter uma ação directa e efectiva. Ela, por isso, não fica menos subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único que pode tornar sua ação efectiva.
O poder da prece está no pensamento; ela não se prende nem às palavras, nem ao lugar, nem ao momento em que é feita. Pode-se, pois, orar em toda parte, a qualquer hora, sozinho ou em comum. A influência do lugar ou do tempo prende-se às circunstâncias que podem favorecer o recolhimento. A prece em comum tem ação mais poderosa, quando todos aqueles que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e têm o mesmo objectivo, porque é como se todos gritassem em conjunto e uníssono; mas o que importa estarem reunidos em grande número, se cada um age isoladamente, e por sua própria conta! Cem pessoas reunidas podem orar como egoístas, enquanto que duas, ou três, unidas em comum aspiração, orarão como verdadeiros irmãos em Deus, e sua prece terá mais força que a das outras cem."
Cap. XXVIII. Nºs 4 e 5. Coletânea de Preces Espíritas, Allan Kardec

Algumas sugestões de livros para realização do estudo do Evangelho no Lar:

Obras básicas de Allan Kardec:
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo
  • O Livro dos Espíritos
  • O livro dos Médiuns
  • O Céu e o Inferno
  • A Génese
Outras obras:
  • Pão Nosso, autoria do Espírito Emmanuel e psicografia de Chico Xavier
  • Fonte Viva, autoria do Espírito Emmanuel e psicografia de Chico Xavier
  • Vinha de Luz, , autoria do Espírito Emmanuel e psicografia de Chico Xavier
  • Caminho Verdade e Vida, autoria do Espírito Emmanuel e psicografia de Chico Xavier
  • Agenda Cristã, autoria do Espírito André Luiz e psicografia de Chico Xavier
  • Jesus no Lar, autoria do Neio Lúcio e psicografia de Chico Xavier
  • Alvorada Cristã, autoria do Neio Lúcio e psicografia de Chico Xavier
  • Luz no Lar, por espíritos diversos e psicografia de Chico Xavier
  • Deus aguarda, autoria de Meimei e psicografia de Chico Xavier
  • Evangelho em Casa, autoria de Meimei e psicografia de Chico Xavier
  • Messe de Amor, autoria de Joanna de Ângelis e psicografia de Divaldo Franco

Dúvidas frequentes:

  • Como fazer se alguém da família não quiser participar?
Temos sempre de respeitar o livre arbítrio das pessoas. Caso algum, ou nenhum dos nossos familiares tenham afinidade pela doutrina/ciência espírita, podemos realizar o estudo do Evangelho no Lar com parte da família ou sozinhos. Os amigos espirituais estarão presentes na mesma e a família será beneficiada de alguma forma.

  • As crianças podem participar?
As crianças devem participar do estudo do Evangelho no Lar, desde que já tenham o grau de raciocínio e noção de respeito exigidos pela reunião. A participação das crianças é benéfica para o início da compreensão da doutrina/ciência espírita além de adquirirem uma consciência de participação.
 
  • Se houverem visitas em casa no momento agendado para a prática do estudo do Evangelho no Lar devo cancelar?
A presença de visitas, não deve ser motivo para suprimir a Reunião, convide-os a participar, todos devem ser bem-vindos. Muitas vezes a presenças desta pessoa pode ser uma providência da Espiritualidade para o esclarecimento da mesma.

  • Caso não possa realizar o estudo do Evangelho no Lar no dia marcado o que devo fazer?
Devemos sempre esforçar-nos para cumprir este compromisso, mas caso não seja de todo possível, por carinho e educação devemos avisar os nossos benfeitores em oração. Pode-se continuar na próxima normalmente.

  • Se formos viajar, o que fazer?
No caso de viagem, a família pode realizar a reunião onde estiver.

*(1) ”O Espiritismo faz compreender a ação da prece explicando o modo de transmissão do pensamento, seja quando o ser chamado vem ao nosso apelo, seja quando nosso pensamento o alcança. Para se inteirar do que se passa nessa circunstância, é preciso mentalizar todos os seres, encarnados e desencarnados, mergulhados no fluido universal que ocupa o espaço, como o somos, neste mundo, na atmosfera. Este fluido recebe um impulso da vontade; é o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, enquanto que as do fluido universal se estendem ao infinito. Portanto, quando o pensamento é dirigido a um ser qualquer, sobre a Terra ou no espaço, de encarnado a desencarnado, estabelece-se uma corrente fluídica de um para o outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som.
A energia da corrente está em razão do vigor do pensamento e da vontade. Por isso, a prece é ouvida pelos Espíritos, em qualquer lugar em que eles se encontrem; os Espíritos se comunicam entre si, nos transmitem suas inspirações, os intercâmbios se estabelecem à distância entre encarnados. Esta explicação é, sobretudo, para aqueles que não compreendem a utilidade da prece puramente mística, e não tem por objetivo materializar a prece, mas tornar seu efeito inteligível, mostrando que pode ter uma ação direta e efetiva. Ela, por isso, não fica menos subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único que pode tornar sua ação efetiva.”  Cap. XXVIII. Nºs 4 e 5. Coletânea de Preces Espíritas, Allan Kardec
Fontes:
O Evangelho no lar, Instituto de Difusão Espírita, 2013.
Luz no Lar, por espíritos diversos e psicografia de Chico Xavier
Evangelho em Casa, autoria de Meimei e psicografia de Chico Xavier

Orientador Evangelho do lar  
Victor Passos