2019/08/05

Lei de Justiça de Amor e caridade


SantoAndré, 06 Agosto de 2.019.
Cap. XI

Lei de Justiça de Amor e caridade

Oração de abertura

Nós te rogamos, pai de bondade e justiça pelo nosso senhor e mestre Jesus evocando o teu servo dileto BEZERRA DE MENEZES e sua legiões de trabalhadores.
Que eles nos assistam senhor consolando os aflitos, proporcionado a cura daqueles que se façam merecedores, confortando aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar.
Esclarecendo os que desejarem conhecer os teus desígnios, assistindo a todos quanto apelam para o teu infinito amor.
Jesus! Divino portador da luz, e da verdade, estende tuas mãos dadivosa em socorro daqueles em que te reconhecemo despenseiro fiel e prudente, faz de doutor Bezerra divino modelo.
Através de tuas equipes consoladoras, de teus espíritos servidores, a fé se eleve, a esperança aumente, a bondade se expanda e o amor triunfe sobre todas as coisas.
BEZERRA DE MENEZES. Apóstolo do bem e da paz.
Amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem,  sejam males físicos ou espirituais.
Abnegados espíritos, médicos do além, obreiros do Senhor,derramai a cura sobre toda a humanidade sofredora afim de que os seres tanto encarnados quanto os desencarnados tornem-se amigos da paz e do conhecimento, da harmonia e do perdão
semeando pelo o mundo, os divinos exemplos de nosso irmão maior JESUS CRISTO"
I - Justiça e Direito Natural

O ensinamento de justiça é de tal modo natural que vos revoltais ao pensamento de uma injustiça. O progresso moral desenvolve sem dúvida esse sentimento, mas não o dá. Deus o pôs no coração do homem. Eis porque encontrais frequentemente, entre os homens simples e primitivos, noções mais exatas de justiça do que entre pessoas de muito saber.
Item.874. Se a justiça é uma lei natural, como se explica que os homens a entendam de maneiras tão diferentes, que um considere justo o que a outro parece injusto?
— É que em geral se misturam paixões ao julgamento, alterando esse sentimento, como acontece com a maioria dos outros sentimentos naturais e fazendo ver as coisas sob um falso ponto de vista.
A justiça incide no respeito aos direitos de cada um. O que os determina é a lei humana e a lei natural. Tendo os homens feito leis apropriadas aos seus costumes e ao seu caráter, essas leis estabeleceram direitos que podem variar com o progresso. “Vede se as vossas leis de hoje, sem serem perfeitas, consagram os mesmos direitos que os da Idade Média. Esses direitos superados, que vos parecem monstruosos, pareciam justos e naturais naquela época.” O direito dos homens, portanto, nem sempre é conforme à justiça. Só regula algumas relações sociais, enquanto na vida privada há uma infinidade de atos que são de competência característica do jugo consciencial
A base da justiça estabelecida sobre a lei natural,é ;"Querer para os outros o que quereis para vós mesmos". Deus pôs no coração do homem a regra de toda a verdadeira justiça, pelo desejo que tem cada um de ver os seus direitos respeitados. Na incerteza do que deve fazer para o semelhante, em uma dada circunstância, que o homem pergunte a si mesmo como desejaria que agissem com ele. Deus não lhe poderia dar um guia mais seguro que a sua própria consciência.
“O critério da verdadeira justiça é de fato o de se querer para os outros aquilo que se quer para si mesmo, e não de querer para si o que se deseja para os outros, o que não é a mesma coisa”.
Ao homem na sua necessidade de viver em sociedade tem a obrigação de respeitar os direitos dos semelhantes; aquele que respeitar esses direitos será sempre justo. A vida social dá direitos e impõe deveres recíprocos. Os limites do direito estão no reconhecimento mutuo dos direitos de cada um.Os direitos naturais são os mesmos para todos os homens, desde o menor até o maior. Deus criou-nos iguais.Os direitos espirituais são eternos; os estabelecidos pelos homens perecem com as instituições. O carater do verdadeiro justo segue o exemplo do Cristo e pratica o amor pelo próximo e a caridade, sem os quais não há a verdadeira justiça.

II - Direito de Propriedade. Roubo

O primeiro de todos os direitos naturais do homem?
— O de viver. É por isso que ninguém tem o direito de atentar contra a vida do semelhante ou fazer qualquer coisa que possa comprometer a sua existência corpórea.
Item.881. O direito de viver confere ao homem o direito de ajuntar o que necessita para viver e repousar, quando não mais puder trabalhar?
— Sim, mas deve fazê-lo em família, como a abelha, através de um trabalho honesto, e não ajuntar como um egoísta. Alguns animais lhe dão o exemplo dessa previdência.
Item 882. O homem tem o direito de defender aquilo que ajuntou pelo trabalho?
— Deus não disse: "Não roubarás"? E Jesus "Dai a César o que é de César"?
Aquilo que o homem ajunta por um trabalho honesto é uma propriedade legítima, que ele tem o direito de defender. Porque a propriedade que é fruto do trabalho constitui um direito natural, tão sagrado como o de trabalhar e viver.
Item.883. O desejo de possuir é natural?
— Sim, mas quando o homem só deseja para si e para sua satisfação pessoal, é egoísmo.
A lei de amor e de justiça proíbe que se faça a outro o que não queremos que nos seja feito, e condena, por esse mesmo princípio, todo meio de adquirir que o contrarie. O direito de propriedade não tem limites desde que seja adquirido legalmente.No entanto, a legislação humana na sua imperfeição tem direitos convencionais que a justiça natural reprova.
III - Caridade e Amor ao Próximo

O verdadeiro sentido da palavra caridade,nos ensinos  do Cristo, são a afabilidade para com todos, misericórdia para as imperfeições alheias, perdão das ofensas. O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito. Tal é o sentido das palavras de Jesus: — "Amai-vos uns aos outros, como irmãos".
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nosos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores.
Item.887. Jesus ensinou ainda: "Amai aos vossos inimigos”, amar aos inimigos é perdoá-los e pagar-lhes o mal com o bem. É assim que nos tornamos superiores, pela vingança nos colocamos abaixo deles.
O homem diminuído a pedir esmolas degrada-se moral e fisicamente: se embrutece. Numa sociedade baseada na lei de Deus e na justiça, deve-se prover a vida do fraco, sem humilhação para ele.
Dar esmola não é errado, mas a maneira e forma, por que ela é dada. O homem de bem, que compreende a caridade segundo Jesus, vai ao encontro do infeliz sem esperar que ele lhe estenda a mão. A verdadeira caridade é sempre boa e benevolente; tanto está no ato quanto na maneira de fazê-la.
Amai-vos uns aos outros, eis toda lei, divina lei pela qual Deus governa os mundos. O amor é a lei de atração para os seres vivos e organizados, e a atração é a lei de amor para a matéria inorgânica.
“Não olvideis jamais que o Espírito, qualquer que seja o seu grau de adiantamento, sua situação como reencarnado ou na erraticidade, está sempre colocado entre um superior que o guia e aperfeiçoa e um inferior perante o qual tem deveres iguais a cumprir. Sede portanto caridosos, não somente dessa caridade que vos leva a tirar do bolso o obolo que friamente atirais ao que ousa pedir-vos, mas ide ao encontro das misérias ocultas. Sede indulgentes para com os erros dos vossos semelhantes. Em lugar de desprezar a ignorância e o vício, instruí-os e moralizai-os. Sede afáveis e benevolentes para com todos os que vos são inferiores; sede-o mesmo para com os mais ínfimos seres da Criação, e tereis obedecido à lei de Deus.”    S.Vicente de Paulo.

IV - Amor Maternal e Filial

Item.890. O amor maternal é uma virtude ou um sentimento instintivo, comum aos homens e aos animais?
 É uma coisa e outra. A Natureza deu à mãe o amor pelos filhos, no interesse de sua conservação; mas no animal esse amor é limitado às necessidades materiais: cessa quando os cuidados se tornam inúteis.
Item.891. Se o amor materno é uma lei natural, porque existem mães que odeiam os filhos e frequentemente desde o nascimento?
É às vezes uma prova escolhida pelo Espírito do filho ou uma expiação, se ele tiver sido um mau pai, mãe ruim ou mau filho em outra existência.
Item.892. Quando os pais têm filhos que lhes causam desgostos, não são escusáveis de não terem por eles a ternura que teriam caso contrário?
Não, porque se trata de um encargo que lhes foi confiado e sua missão é a de fazer todos os esforços para os conduzir ao bem.Por outro lado, esses desgostos são quase sempre a consequência dos maus costumes que os pais deixaram os filhos seguir desde o berço; eles colhem, portanto, o que semearam.

Conclusão

  • "A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um" (questão 875). O verdadeiro sentido da caridade, como a entende Jesus é "Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão as ofensas" (questão 886). "A lei de amor e de justiça proíbe fazer ao outro o que não queremos que nos seja feito; condena, por esse mesmo princípio, todo meio de ganho que seja contrário a essa lei". (comentário de Kardec à questão 884).
A máxima por excelência que define a moral espírita, e resume todas as leis morais, é "Fora da Caridade não há salvação", entendendo-se por caridade o amor ativo aos semelhantes e não simplesmente a "esmola" material. É equivalente ao "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo".
"O verdadeiro Espírita não é o que crê as comunicações, mas o que procura aproveitar os ensinamentos dos Espíritos. De nada adianta crer, se sua crença não o faz dar sequer um passo na senda do progresso, e não o torna melhor para o próximo" -
O Espiritismo  realça a necessidade da vivência de seus ensinamentos. Conhecimento sem prática é inútil. Todo o sofrimento é resultado de nossa ignorância e os meios para superá-lo, são perfeitamente concordantes com os ensinamentos espíritas. A vivência delas se enquadra dentro das leis morais reconhecidas pelos Espíritas e são maneiras diferentes de expressar as mesmas regras morais ensinadas por Jesus.
Espiritismo vê o sofrimento como uma consequência da inferioridade de nosso mundo.
Para o Espiritismo o objetivo do progresso espiritual é a felicidade do ser, consequentemente também a libertação do sofrimento, porém o próprio sofrimento pode ser um instrumento benéfico para o espírito atingir a felicidade - mostrando-lhe as consequências de seus erros, incentivando-o ao esforço para progredir, forçando-o a avançar quando estagnado. Como o Espiritismo considera a lei do progresso uma lei natural, a qual todos os seres estão sujeitos, além das situações decorrentes da lei da Causa e Efeito há outras escolhidas pelo próprio espírito. Vidas entre grandes dificuldades, situações bem suportadas pelo espírito, servem-lhe de oportunidades de testar seu valor e de adquirir conhecimentos e virtudes que o auxiliarão no seu progresso espiritual. Esta é a lei este é forma de crescimento que nós Espíritos temos que absorver para crescer em Cristo.Fácil é perceber se não existir justiça , igualdade e caridade, não haverá Amor, então se queremos ser felizes temos que colocar em prática os ensinos do Mestre, tomando o caminho da regeneração moral, espiritual e intelectual.
Bibliografia
Livro Dos Espiritos de Allan Kardec
Livro Evangelho segundo Espiritismo de Allan Kardec


Vibrações 

De uma forma consciente e raciocinada, vamos através de nossa Fé elevar nossas preces e pensamentos positivos a Deus nosso Pai Maior, a Jesus Cristo vosso divino Filho e à nossa Mãe Maria. Para que segundo a vossa vontade e infinita misericórdia envie vossas bênçãos de cura a todos nós, aliviando nossas dores e amenizando nossos sofrimentos e de nossos entes queridos familiares, parentes amigos e inimigos enfermos do corpo e da alma e que seja feita a vontade do Pai conforme a necessidade e o merecimento evolutivo de todos.
O Pai nos prepara para que nos vejamos de forma igual , e para aqueles que na sua renitência ainda não o vêm dessa forma eles terão a sua oportunidade de forma a levar a concórdia onde exista a discórdia, a amizade onde paira a inimizade, a paz onde se encontre a violência, o amor em torno da Humanidade, o sol cobre todos de igual forma então façamos de nossa parte.


Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Portugal pela Humanidade


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