Evangelho no Lar para 01/11/ 2021 com início às 21 horas
Capítulo 14 – HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE
Quem É Minha Mãe e Quem São Meus Irmãos?
Prece Inicial
Iluminação
Senhor se no mundo que me cerca eu não puder enxugar uma lágrima
Não conseguir dizer uma palavra de conforto fazer alguém sorrir de verdade
O Deus se eu não souber ser justo humilde atencioso e promotor da esperança na
terra.
Se não puder lutar contra as injustiças,agir com dignidade
Deixar de me irritar com as pequenas coisas
Compreender que os outros também têm suas limitações
Senhor se eu não souber aceitar a tua vontade acima da minha própria vontade
Então, não permita que eu condene as guerras e ore pela paz
Não aceita a oferta que eu te oferecer. Nem escute os meus constantes pedidos de
socorro. Mas quando vier te pedir perdão.
Oh Deus, perdoa-me por inteiro e lava meu coração no sangue da nova e eterna
aliança contigo por meio de Jesus teu filho amado. Ilumina a minha inteligência
e a minha vontade, para que eu possa viver na tua presença todas as horas do dia e todos os dias da vida.
Amem em Jesus
Leitura.
Quem É Minha Mãe e Quem São Meus Irmãos?
5 – E vieram à casa; e concorreu de novo tanta gente, que nem mesmo podiam tomar o alimento. — E quando isto ouviram os seus, saíram para o prender; porque diziam: Ele está furioso. E chegaram sua mãe e seus irmãos, e ficando da parte de fora, o mandaram chamar. — Estava sentado à roda de um crescido número de gente, e lhe disseram: Olha que tua mãe e teus irmãos te buscam aí fora.— E ele respondeu, dizendo: Quem é minha, e quem são meus irmãos? — E olhando para os que estavam sentados à roda de si: Eis aqui, lhes disse, minha mãe e meus irmãos. Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã e minha mãe. (Marcos, III: 20-21 e 31-35 – Mateus, XII: 46-50).
6 – Certas palavras parecem estranhas na boca de Jesus, pois contrastam com a sua bondade e a sua inalterável benevolência para com todos. Os incrédulos não deixaram de se aproveitar disso, para dizer que Ele se contradizia a si mesmo. Um fato irrecusável, porém, é que a sua doutrina tem por base essencial, por pedra angular, a lei do amor e da caridade. Ele não podia, pois, destruir de um lado o que construía do outro, de onde é imperioso tirar esta conseqüência rigorosa: se certas máximas estão em contradição com aquele princípio, é que as palavras que se lhe atribuem foram mal reproduzidas, mal compreendidas, ou não lhe pertencem.
7 – Admira-se, e com razão, de ver Jesus mostrar, nesta circunstância, tenta indiferença para com os seus, e de qualquer sorte renegar sua mãe. Pelo que respeita aos seus irmãos, sabe-se que nunca tiveram simpatia por Ele. Espíritos pouco adiantados, não haviam compreendido a sua missão. Era bizarra, para eles, a conduta de Jesus, e seus ensinamentos não os haviam tocado, pois nenhum deles se fez seu discípulo. Parece mesmo que eles participavam, até certo ponto, das prevenções de seus inimigos. De resto, é certo que o recebiam mais como um estranho do que como um irmão, quando se apresentava em família. E São João diz, positivamente: que não acreditavam nele. (Ver cap. VII)
Quanto à sua mãe, ninguém contestaria sua ternura para com o filho. Mas é necessário convir, também, que ela não parece ter feito uma idéia justa de sua missão, pois jamais se soube que seguisse os seus ensinos, nem que desse testemunho dele, como o fez João Batista. A solicitude maternal era o seu sentimento dominante. No tocante a Jesus, supor que houvesse renegado sua mãe, seria desconhecer-lhe o caráter, pois semelhante pensamento não poderia animar aquele que disse: Honra a teu pai e a tua mãe. É, pois, necessário procurar outro sentido para as suas palavras, quase sempre veladas pela forma alegórica.
Jesus não perdia nenhuma ocasião de ensinar. Serviu-se, portanto, da que lhe oferecia a chegada de sua família, para estabelecer a diferença entre o parentesco corporal e o parentesco espiritual.
Comentário
A estranheza dos leitores acima citados prende-se ao fato de que o próprio Allan Kardec referiu-se no cap. XIV d´O Evangelho segundo o Espiritismo aos irmãos de Jesus, o que,
para eles, é uma clara evidência de que José e Maria tiveram outros filhos.
Além da referência feita a Kardec, os leitores mencionaram várias passagens do Novo Testamento em que se faz alusão aos irmãos de Jesus, fato que serviria como comprovação do que o Codificador do Espiritismo escreveu.
Não ignoramos que Kardec e o Novo Testamento fizeram referência ao termo “irmãos”,
aludindo com isso a Jesus de Nazaré, mas é preciso convir, como dissemos inicialmente,
que o Novo Testamento, em nenhum de seus livros, fala sobre “filhos” de Maria. E foi essa,
exatamente essa, a questão tratada na resposta dada à leitora Zilma Dias Keown.
Ela não perguntou se Jesus teve “irmãos”: ela perguntou se Maria teve outros “filhos”,
o que é coisa bem diferente.
Filhos de Jacó, José e Benjamim, cuja mãe se chamava Raquel, tinham dez irmãos
e uma irmã de nome Dina. Raquel, porém, foi mãe apenas de dois filhos, visto que os
outros filhos de Jacó e irmãos de José e Benjamim foram gestados por Bala (Dan e Nefthali),
Zelfa (Gad e Aser) e Lia (Ruben, Simeão, Levi, Judá, Isacar e Zabulon).
O Novo Testamento faz, realmente, diversas referências aos “irmãos” de Jesus,
como mostram os trechos abaixo:
E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:19
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres,
e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 1:14
Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os
demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito
de deixar de trabalhar? 1 Coríntios 9:5-6
Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar.
E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus
irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha
mãe e meus irmãos? Marcos 3:31-33
E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam,
dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como
se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão
de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs?
E escandalizavam-se nele. Marcos 6:2-3
E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo
falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem
falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem
são meus irmãos? Mateus 12:46-48
E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam,
e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho
do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão,
e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?
Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judeia, para que também os
teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido
que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. João 7:3-5
Tantas passagens não permitem que se negue o fato. Mas – perguntamos – o termo
“irmãos” usado por Paulo e pelos evangelistas teria o sentido estrito que damos usualmente
a essa palavra?
Carlos Torres Pastorino estudou meticulosamente o assunto e chegou a uma conclusão
diferente da opinião dos nossos três leitores.
Segundo Pastorino, como se pode ler em sua obra Sabedoria do Evangelho - Volume 2,
os quatro personagens citados como “irmãos” de Jesus – Tiago, José, Simão e Judas
– seriam, em verdade, primos-irmãos de Jesus, parentesco que costumava ser
abreviado com a simples palavra "irmão".
Alguns pais da Igreja, como Orígenes, Epifânio, Gregório de Nissa, Hilário, Ambrósio
e Eusébio, entendiam que eles fossem filhos de José, frutos de um primeiro matrimônio
que o pai de Jesus teria tido, hipótese que Jerônimo refutou. Na obra de Pastorino a que
nos reportamos, os interessados podem verificar as fontes em que Pastorino se baseou
para expressar suas conclusões.
Registra o evangelista João, na parte final de suas anotações, uma passagem importante que dá apoio ao pensamento de Pastorino. Ei-la:
“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas,
e Maria Madalena. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele
amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo:
Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.” (João 19:25-27.)
Eis os comentários feitos por Pastorino à passagem transcrita:
“Foi quando Jesus cônscio de si e com todas as Suas energias, percorreu o olhar
pelas pessoas ali presentes, e proferiu as frases curtas e incisivas: Mulher, eis teu
filho (gynai, híde ho huiós sou). Com isso nomeava João, o discípulo amado, como
Seu substituto legal no afeto de Maria. Voltando-se, depois, para João, ratifica o
mesmo legado: eis tua mãe (híde hê mêtêr sou). E o evangelista acrescenta: e desde
essa hora, tomou-a o discípulo como coisa própria (eis tà ídia), ou a seu cargo.(...)
Anotemos, de passagem, que se Maria tivesse tido outros filhos, ou mesmo enteados
(filhos do primeiro matrimônio de José), esse gesto de Jesus tem ensanchas de
magoá-los profundamente. Daí termos aceitado, desde o início, a hipótese da
expressão ‘irmãos de Jesus’, como sendo seus primos irmãos.(...)
João, a essa época, parece que contava cerca de 21 ou 22 anos. A partir daí, João
manteve Maria a seu lado, tendo-a levado para Éfeso, segundo a tradição, onde ela
veio a falecer muitos anos depois.” (Sabedoria do Evangelho, Volume 8, p. 154 a 158.)
No cap. 5 do livro Boa Nova, psicografia de Chico Xavier, Humberto de Campos (Espírito)
diz que Levi, Tadeu e Tiago, filhos de Alfeu e sua esposa Cleofas, parenta de Maria,
eram nazarenos e amavam a Jesus desde a infância, sendo muitas vezes chamados “os irmãos do Senhor”, à vista de suas profundas afinidades afetivas.
Quanto à informação de que Maria foi efetivamente morar em Éfeso com o evangelista João,
o cap. 30 da mesma obra é recheado de preciosas informações, que vale a pena ler.
Eis alguns trechos do citado capítulo:
Maria deixou-se enlaçar pelo discípulo querido e ambos, ao pé do madeiro, em gesto súplice,
buscaram ansiosamente a luz daqueles olhos misericordiosos, no cúmulo dos tormentos.
Foi aí que a fronte do divino supliciado se moveu vagarosamente, revelando perceber
a ansiedade daquelas duas almas em extremo desalento. “Meu filho! Meu amado filho!“
exclamou a mártir, em aflição diante da serenidade daquele olhar de melancolia intraduzível.
O Cristo pareceu meditar no auge de suas dores, mas, como se quisesse demonstrar,
no instante derradeiro, a grandeza de sua coragem e a sua perfeita comunhão com Deus,
replicou com significativo movimento dos olhos vigilantes: “Mãe, eis aí teu filho!. . .“
E dirigindo-se, de modo especial, com um leve aceno, ao apóstolo, disse: “Filho, eis aí
tua mãe!”(...)
Após a separação dos discípulos, que se dispersaram por lugares diferentes, para a
difusão da Boa Nova, Maria retirou-se para a Betaneia, onde alguns parentes mais
próximos a esperavam com especial carinho. Os anos começaram a rolar, silenciosos
e tristes, para a angustiada saudade de seu coração.
Tocada por grandes dissabores, observou que, em tempo rápido, as lembranças do
filho amado se convertiam em elementos de ásperas discussões, entre os seus seguidores.
Na Bataneia, pretendia-se manter uma certa aristocracia espiritual, por efeito dos
laços consanguíneos que ali a prendiam, em virtude dos elos que a ligavam a José.
Em Jerusalém, digladiavam-se os cristãos e os judeus, com veemência e acrimônia.
Na Galileia, os antigos cenáculos simples e amoráveis da Natureza estavam tristes
e desertos.Para aquela mãe amorosa, cuja alma digna observava que o vinho generoso
de Caná se transformara no vinagre do martírio, o tempo assinalava sempre uma
saudade maior no mundo e uma esperança cada vez mais elevada no céu. Sua vida era
uma devoção incessante ao rosário imenso da saudade, às lembranças mais queridas.
Tudo que o passado feliz edificara em seu mundo interior revivia na tela de suas lembranças,
com minúcias somente conhecidas do amor, e lhe alimentavam a seiva da vida.
Relembrava o seu Jesus pequenino, como naquela noite de beleza prodigiosa, em que
o recebera nos braços maternais, iluminado pelo mais doce mistério. Figurava-se-lhe
escutar ainda o balido das ovelhas que vinham, apressadas, acercar-se do berço que
se formara de improviso. E aquele primeiro beijo, feito de carinho e de luz?
As reminiscências envolviam a realidade longínqua de singulares belezas para
o seu coração sensível e generoso. Em seguida, era o rio das recordações desaguando,
sem cessar, na sua alma rica de sentimentalidade e ternura. Nazaré lhe voltava
à imaginação, com as suas paisagens de felicidade e de luz. A casa singela, a fonte amiga,
a sinceridade das afeições, o lago majestoso e, no meio de todos os detalhes,
o filho adorado, trabalhando e amando, no erguimento da mais elevada concepção de Deus,
entre os homens da Terra. De vez em quando, parecia vê-lo em seus sonhos repletos
de esperança. Jesus lhe prometia o júbilo encantador de sua presença e participava
da carícia de suas recordações.
A esse tempo, o filho de Zebedeu, tendo presentes as observações que o Mestre lhe
fizera da cruz, surgiu na Bataneia, oferecendo àquele espírito saudoso de mãe o
refúgio amoroso de sua proteção. Maria aceitou o oferecimento, com satisfação imensa.
E João lhe contou a sua nova vida. Instalara-se definitivamente em Éfeso, onde as
ideias cristãs ganhavam terreno entre almas devotadas e sinceras. Nunca olvidara
as recomendações do Senhor e, no íntimo, guardava aquele título de filiação como das
mais altas expressões de amor universal para com aquela que recebera o Mestre nos
braços veneráveis e carinhosos. Maria escutava-lhe as confidências, num misto
de reconhecimento e de ventura. João continuava a expor-lhe os seus planos
mais insignificantes. Levá-la-ia consigo, andariam ambos na mesma associação
de interesses espirituais. Seria seu filho desvelado, enquanto receberia de sua
alma generosa a ternura maternal, nos trabalhos do Evangelho. Demorara-se a vir,
explicava o filho de Zebedeu, porque lhe faltava uma choupana, onde se pudessem abrigar;
entretanto, um dos membros da família real de Adiabene, convertido ao amor do Cristo,
lhe doara uma casinha pobre, ao sul de Éfeso, distando três léguas aproximadamente
da cidade. A habitação simples e pobre demorava num promontório, de onde se avistava
o mar. No alto da pequena colina, distante dos homens e no altar imponente da Natureza,
se reuniriam ambos para cultivar a lembrança permanente de Jesus. Estabeleceriam
um pouso e refúgio aos desamparados, ensinariam as verdades do Evangelho a todos
os espíritos de boa-vontade e, como mãe e filho, iniciariam uma nova era de amor,
na comunidade universal. Maria aceitou alegremente. Dentro de breve tempo,
instalaram-se no seio amigo da Natureza, em frente do oceano. Éfeso ficava pouco distante;
porém, todas as adjacências se povoavam de novos núcleos de habitações alegres
e modestas.
A casa de João, ao cabo de algumas semanas, se transformou num ponto de
assembleias adoráveis, onde as recordações do Messias eram cultuadas por
espíritos humildes e sinceros. Maria externava as suas lembranças. Falava dele
com maternal enternecimento, enquanto o apóstolo comentava as verdades evangélicas,
apreciando os ensinos recebidos. Vezes inúmeras, a reunião somente terminava noite alta,
quando as estrelas tinham maior brilho. E não foi só. Decorridos alguns meses,
grandes fileiras de necessitados acorriam ao sitio singelo e generoso. A notícia de que
Maria descansava, agora, entre eles, espalhara um clarão de esperança por todos
os sofredores. Ao passo que João pregava na cidade as verdades de Deus, ela atendia,
no pobre santuário doméstico, aos que a procuravam exibindo-lhe suas úlceras
e necessidades. Sua choupana era, então, conhecida pelo nome de “Casa da Santíssima”.
(Boa Nova, cap. 30.)
Se Maria tivesse outros filhos, motivo nenhum haveria para ser levada para tão longe,
seguindo o evangelista João, que para ali havia ido por imposição do Sinédrio,
como é relatado em minúcias no livro Paulo e Estêvão, de autoria de Emmanuel,
psicografia de Chico Xavier.
Mensagem
Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada
célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de
meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não
existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos,
micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse
no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede
recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a
própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a
imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como
um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as
posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o
meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da
cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua
vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em
seu mundo íntimo.
Prece de Encerramento
Deus eterna Bondade
"Deus de eterna bondade, em prece de louvor entrego-te minha alma,
sê bendito meu pai em todos os recursos, ferramentas, processos e medidas dos quais te utilizasses à fim de que eu perceba que tudo devo à ti.
Agradeço-te pois o tesouro da vida,
a presença do amor,
a constância do tempo,
o sustento da fé,
o calor da esperança que me acena o porvir,
o santo privilégio de servir,
o pensamento reto que me faz discernir o que é mau e o que é bem, na clara obrigação de nunca desprezar ou de ferir alguém ...
Agradeço-te ainda, a visão das estrelas à esmaltarem de glória o lar celeste,
as flores do caminho,
os braços que me amparam e os gestos de carinho dos corações queridos que me deste.
Por tudo te agradeço e QUANDO te aprouver despojar-me dos bens com que me exaltas ... ensina-me senhor à devolver tudo o que me emprestas-te ...
Mas por piedade ó pai , deixa-me em tudo por apoio e dever , a benção de ACEITAR e o dom de COMPREENDER. " -
Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).
Postado por Santo Andre Expansão às Segunda-feira, Agosto,05, 2013Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!
Rinnovo dell'Anima :
Victor Passos
caminheirodapaz@gmail.com
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