2011/01/05

Das Ocupações e Missões dos Espíritos

Santo André, 10de Dezembro  de 2.011.

Estimados irmãos e irmãs em Cristo!
Capítulo X
Das Ocupações e Missões dos Espíritos

Todos os espíritos , sejam eles superiores ou inferiores, têm uma missão que não somente a própria evolução , mas também em auxílio ao próximo ou a humanidade como um todo. A vida espírita, é uma ocupação contínua , diferindo de nós encarnados apenas o estado de necessidades e angústias físicas. Todos, em se pensando atributos especiais, temos que viver e passar por todas as situações para ganharmos conhecimento, cada qual em seu grau de evolução e estado de consciência. Como é dito popularmente , 'a grande escola da vida'. A busca do conhecimento , nos faz estudar matérias diferentes , cada qual no seu tempo e lugar correto. Uma vez, um espírito alcançando uma ordem mais elevada, ainda assim continua trabalhando e estudando. Não há repouso absoluto, há uma necessidade imensa de fazer, produzir , ajudar . Não é difícil imaginar isso, se tomarmos como exemplo nós mesmos. Se estudamos porque gostamos , nada ha de penoso em ampliar nossos estudos ou fazer deles algo de útil ao nosso semelhante. Assim são os espíritos de ordem elevada, sempre trabalhando para o bem comum. Eles têm, portanto, a consciência do Ser Útil.
Os espíritos inferiores têm também ocupações , porém cada qual em seu nível de conhecimento - possuem ocupações de acordo com sua natureza. Como nos diz no LE : "Confiais ao trabalhador braçal e ao ignorante os trabalhos do homem culto ? " Ainda, entre os espíritos , há os que ficam ociosos, mas isso é temporário, uma vez que o descerramento desses espíritos ocorrem no momento em que nasce o desejo de progredir, de se sentir útil, de fazer algo . Não ocorre muitas vezes com nós encarnados ainda ? Temos nosso livre-arbítrio sempre. E sabemos dos nossos deveres e obrigações, podemos esconder esse conhecimento da necessidades de evolução de qualquer um, mas intimamente sabemos que nossa evolução e progresso depende somente de nós. Mas , na origem desses espíritos, eles são como crianças recém-nascidas, que agem mais por instinto do que por vontade determinada. Os espíritos se interessam por tudo que pode provar o progresso. Um espírito pode se interessar por uma "carreira" a qual ele abraçou na terra , como por exemplo, um médico, pintor etc. Porém, o fato de ele se especializar e trabalhar nessa área no plano espiritual pode estar longe de acontecer. Isso porque ele não teve somente uma vida. Lembremos do que falei anteriormente, os espíritos passam por todas as situações para que aprendam tudo quanto devem aprender. O que temos aqui, para eles, pode ser como um trabalho infantil escolar . Seu interesse então por nossos trabalhos e pesquisas, sempre levará em consideração o que poderá ser útil a ele no tocante a elevação do progresso. Para os espíritos mais vulgares, a esses sim, pode se admirar a mesma coisa que admiramos.
Item.1558. Alguma outra coisa incumbe aos Espíritos fazer, que não seja melhorarem -se  pessoalmente?
“Concorrem para a harmonia do Universo, executando as vontades de Deus, cujos ministros eles são. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas que nada tem de penosa, como a vida na Terra, porque não há a fadiga corporal, nem as angústias das necessidades.”
Item.559. Também desempenham função útil no Universo os Espíritos inferiores e imperfeitos?
“Todos têm deveres a cumprir. Para a construção de um edifício, não concorre tanto o último dos serventes de pedreiro, como o arquiteto.”
Item. 560. Tem atribuições especiais cada Espírito?
“Todos temos que habitar em toda parte e adquirir o conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente ao que se efetua em todos os pontos do Universo. Mas, como diz o Eclesiastes, há tempo para tudo. Assim, tal Espírito cumpre hoje neste mundo o seu destino, tal outro cumprirá ou já cumpriu o seu, em época diversa, na terra, na água, no ar, etc.”
Item.561. São permanentes para cada um e estão nas atribuições exclusivas de certas classes as funções que os Espíritos desempenham na ordem das coisas?
“Todos têm que percorrer os diferentes graus da escala, para se aperfeiçoarem.Deus, que é justo, não poderia ter dado a uns a ciência sem trabalho, destinando outros a só a adquirirem com esforço.”
É o que sucede entre os homens, onde ninguém chega ao supremo grau de perfeição numa arte qualquer, sem que tenha adquirido os conhecimentos necessários, praticando os rudimentos dessa arte.
Item.562. Já não tendo o que adquirir, os Espíritos da ordem mais elevada se acham em repouso absoluto, ou também lhes tocam ocupações?
“Que quererias que fizessem na eternidade? A ociosidade eterna seria um eterno suplício.”
a) - De que natureza são as suas ocupações?
“Receber diretamente as ordens de Deus, transmiti-las ao universo inteiro e velar porque sejam cumpridas.”
Item.563. São incessantes as ocupações dos Espíritos?
“Incessantes, sim, atendendo-se a que sempre ativos são os seus pensamentos, porquanto vivem pelo pensamento. Importa, porém, não identifiqueis as ocupações dos Espíritos com as ocupações materiais dos homens. Essa mesma atividade lhes constitui um gozo, pela consciência que têm de ser úteis.”
a) - Concebe-se isto com relação aos bons Espíritos. Dar-se-á, entretanto, o mesmo com os Espíritos inferiores?
“A estes cabem ocupações apropriadas à sua natureza. Confiais, porventura, ao obreiro manual e ao ignorante  trabalhos que só o homem instruído pode executar?”

Item.564. Haverá Espíritos que se conservem ociosos, que em coisa alguma útil se ocupem?
“Há, mas esse estado é temporário e dependendo do desenvolvimento de suas inteligências. Há, certamente, como há homens que só para si mesmos vivem. Pesa-lhes, porém, essa ociosidade e, cedo ou tarde, o desejo de progredir lhes faz necessária a atividade e felizes se sentirão por poderem tornar-se úteis. Referimo-nos aos Espíritos que hão chegado ao ponto de terem consciência de si mesmos e do seu livre-arbítrio; porquanto, em sua origem, todos são quais crianças que acabam de nascer e que obram mais por instinto que por vontade expressa.”
Item.567. Costumam os Espíritos imiscuir-se em nossos prazeres e ocupações?
“Os Espíritos vulgares, como dizes, costumam. Esses vos rodeiam constantemente e com freqüência tomam parte muito ativa no que fazeis, de conformidade com suas naturezas. Cumpre assim aconteça, porque, para serem os homens impelidos pelas diversas veredas da vida, necessário é que se lhes excitem ou moderem as paixões.”
Com as coisas deste mundo os Espíritos se ocupam conformemente ao grau de elevação ou de inferioridade em que se achem. Os Espíritos superiores dispõem, sem dúvida, da faculdade de examiná-las nas suas mínimas particularidades, mas só o fazem na medida em que isso seja útil ao progresso. Unicamente os Espíritos inferiores ligam a essas coisas uma importância relativa às reminiscências que ainda conservam e às idéias materiais que ainda se não extinguiram neles.
Item .568. Os Espíritos, que têm missões a cumprir, as cumprem na erraticidade, ou encarnados?


“Podem tê-las num e noutro estado. Para certos Espíritos errantes, é uma grande ocupação.”
As missões dos Espíritos têm sempre por objeto o bem. Quer como Espíritos, quer como homens, são incumbidos de auxiliar o progresso da Humanidade, dos povos ou dos indivíduos, dentro de um círculo de idéias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais e de velar pela execução de determinadas coisas. Alguns desempenham missões mais restritas e, de certo modo, pessoais ou inteiramente locais, como sejam assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se constituíram guias e protetores, dirigi-los, dando-lhes conselhos ou inspirando-lhes bons pensamentos. Pode dizer-se que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a resguardar, assim no mundo físico, como no moral. O Espírito se adianta conforme à maneira por que desempenha a sua tarefa.Existem  espíritos que são instrumentos cegos. Outros sabem para que fim estão aqui .
  As missões são dadas conforme  o grau de elevação e capacidade do Espírito. Geralmente são eles que pedem as missões
573. Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?
“Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais. As missões, porém, são mais ou menos gerais e importantes. O que cultiva a terra desempenha tão nobre missão, como o que governa, ou o que instrui. Tudo em a Natureza se encadeia. Ao mesmo tempo que o Espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a execução dos desígnios da Providência.Cada um tem neste mundo a sua missão, porque todos podem ter alguma utilidade.porém nem tudo o que o homem faz resulta de missão a que tenha sido predestinado.A missão da paternidade e maternidade, é uma verdadeira missão e de enorme responsabilidade.

   Os Espíritos encarnados têm ocupações inerentes às suas existências corpóreas. No estado de erraticidade, ou de desmaterialização, tais ocupações são adequadas ao grau de adiantamento deles.
    Uns percorrem os mundos, se ocupam com o progresso, dirigindo os acontecimentos e sugerindo idéias que lhe sejam propícias. Assistem os homens de gênio que concorrem para o adiantamento da Humanidade.Outros encarnam com determinada missão de progresso, tomam sob sua tutela os indivíduos, as famílias, as reuniões, as cidades e os povos, dos quais se constituem os anjos guardiões, os gênios protetores e os Espíritos familiares e finalmente, presidem aos fenômenos da Natureza, de que se fazem os agentes diretos.
Os Espíritos vulgares se imiscuem em nossas ocupações e diversões.Os impuros ou imperfeitos aguardam, em sofrimentos e angústias, o momento em que praza a Deus proporcionar-lhes meios de se adiantarem. Se praticam o mal, é pelo despeito de ainda não poderem gozar do bem.
Bibliografia
Livro Dos Espiritos de Allan Kardec
Livro Evangelho segundo o Espiritsmo
                        Momento da fluidificação das águas (benção.

Vibrações para o Evangelho no lar de 11/01/11.
Das Ocupações e Missões dos Espíritos
De uma forma consciente e raciocinada, vamos através de nossa Fé elevar nossas preces e pensamentos positivos a Deus nosso Pai Maior, a Jesus Cristo vosso divino Filho e à nossa Mãe Maria. Para que segundo a vossa vontade e infinita misericórdia envie vossas bênçãos de cura a todos nós, aliviando nossas dores e amenizando nossos sofrimentos e de nossos entes queridos familiares, parentes amigos e inimigos enfermos do corpo e da alma e que seja feita a vontade do Pai conforme a necessidade e o merecimento evolutivo de todos.Sabendo-nos encarregados da missão a cumprir na senda da evolução , que tenhamos coragem e vontade para superar as pedras do caminho.


Pelas mortes coletivas em todo o planeta.
Acima de tudo Pai nós ter rogamos que seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu.
Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil – Portugal e pela Humanidade
Acesse o nosso Blog:
 Atenção! Você deve se cadastrar para ter acesso ao blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...