2014/08/10

SEDE PERFEITOS


Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Evangelho no Lar para  11/08/ 2014 com início às 21 horas
SEDE PERFEITOS
Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.
Nota ; Amigos visto estar a substituir nosso Irmão Ananias, tomarei caminho de Evangelho por outro angulo e depois ele retornará a dar sequência a seu trabalho.
Prece Inicial
Senhor, ensina-nos:
A orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem;
a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados;
a desculpar sem condições;
a marchar para frente sem contar os obstáculos;
a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir;
a compreender o próximo sem exigir entendimento;
a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração;
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento.
Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades.
Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre.
Amem em Jesus
Emmanuel
3. Leitura do Evangelho
SEDE PERFEITOS

"Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito."

Senhor! quão forte é esse teu imperativo! Pois, então, ser-nos-á dado almejar semelhante perfeição? Não indagas se podemos ou não podemos, se queremos ou não queremos, se a achamos viável ou inviável... ordenas:
Sede perfei¬tos, como vosso Pai celestial é perfeito.

Dar-se-á, acaso, que desconheças nossa fraqueza e nossas condições de inferioridade?
Tu, que és o guia e o pastor deste rebanho; que és o Mestre dos ignaros pecadores; que deste provas inequívocas de conhecer o homem em todas as suas mais íntimas particularidades, certamente não te poderias enganar ao proferires aquela sentença, dando-lhe o relevo com que costumas assinalar os teus mais transcendentes ensinamentos.

Tu, que és a luz do mundo, que disseste com a força de uma convicção e de um valor que te são intrínsecos — Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida — frase que, no dizer de Wagner, significa:
— Eu sou o caminho da verdadeira vida - tu não podes errar, teu verbo não tem lacuna, tua palavra não tropeça.
Não obstante, Senhor, não posso conceber que a meu Espírito seja dado conquistar a perfeição suprema; e, contudo, Tu disseste: "Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito!".

O espírito do homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.
Por isso, sempre que lhe sondamos os arcanos profundos, vamos encontrá-lo almejando o melhor.
O Espírito não se acomoda com o menos: quer, invariavelmente, o mais. O sofrível, o regular e o bom não lhe satisfazem às aspirações: ele deseja a perfeição.
Essa sede do melhor é o incentivo que o concita à luta sem tréguas pela aquisição do bem e do belo, infinitos.

A sede insaciável de perfeição, que o Espírito experimenta, constitui a prova de sua origem divina. Deus está no homem. A mediocridade jamais o contentará, quando consciente de sua própria natureza.
Ele anseia pela perfeição. E, na esfera em que se agita, sente e goza os prenúncios dessa perfeição, desse ideal que o atrai como ímã irresistível, norteando-lhe o rumo majestoso da vida.

O Espírito, em sua íntima natureza, é incompatível com o mal. Daí a luta com a consciência, o que vale dizer a luta consigo mesmo, luta que pôs na boca do grande Paulo de Tarso estas memoráveis palavras:
-"Que infeliz homem que eu sou! Aquilo que não quero, faço; aquilo que quero, isso não faço".

A felicidade que o espírito anela só lhe pode advir da harmonia entre os seus sentimentos, vontade e ações.
Sentir, querer, agir — em perfeita afinação, tal o segredo da felicidade.
Sempre que se verifica desacordo entre aquelas manifestações do Espírito, ele se sente angustiado. E donde provém a desafinação?
Provém, precisamente, de ele sentir em si mesmo o reflexo da suprema bondade e da infinita beleza que ainda não possui.

A vida do Espírito transcorre através dessa porfia. Viver é lutar; vencer é gozar. A última vitória marca o início de uma nova campanha na conquista de outro ideal, algo mais nobre que o já conquistado.

E assim, sempre em novidades de vida, o Espírito marcha, impávido e radiante, de etapa em etapa, de estágio em estágio, ascendendo continuamente pela senda intérmina da perfectibilidade, em obediência ao sublime imperativo do maior expoente da verdade neste mundo: Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.

"Tendes ouvido o que fora dito aos antigos: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que vos torneis filhos de vosso Pai que está nos Céus, porque Ele faz nascer o seu Sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se só amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? não fazem os gentios também o mesmo?
Sede, pois, perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito". (Mateus, 5:43 a 48.)

Corresponder às simpatias que nos votam, retribuir o bem que nos é feito, amar os que nos dedicam amor é humano. Mas Jesus jamais se conformou com o humano. De todos os seus ensinos e exemplos se conclui que Ele quer o divino.
E o divino manda que se ame o inimigo, que se ore pelos perseguidores, que se retribua com o bem todo o mal recebido.
Procedendo assim, tornar-nos-emos filhos de nosso Pai que está nos Céus, o qual derrama suas chuvas para fertilizar os campos dos justos e dos injustos e envia os raios benfazejos do seu Sol para aquecer, iluminar e vitalizar os bons e os maus.

Tal o vínculo da perfeição: amor incondicional, amor como estado imperturbável do Espírito. Somos filhos de Deus.
Do nosso Pai celestial temos que haver uma herança, temos que apresentar certo traço de caráter que ateste nossa filiação. Esse cunho é o amor sem intermitências e sem restrições.

"Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito" — eis o senso máximo da vida!


Entendimento do Tema


Sede perfeitos

Meus amigos, já devem ter pensado, como eu, na relatividade einsteiniana de tudo, não somente da existência corporal. No entanto, há um lado bom nessa sensação de que tudo acaba rápido: não somente as coisas boas como também as ruins. Vamos aos exemplos revezados:
1º - Um osso do corpo humano pode quebrar-se em um segundo, contudo, a dor e as consequências resultantes da fratura, que se prolongam por dias, chegam a levar à morte física e, consequentemente, à libertação do Espírito, se merecedor.
2º - Um movimento brusco, na direção de um veículo, pode causar a morte de todos os seus passageiros e condutor em apenas um segundo; porém, na direção defensiva, pode ser o bastante para salvar outras vidas.
3º - A reação de uma ganhadora na loteria é algo indescritível. No instante da premiação máxima, fulgem-lhe, na mente, as imagens das roupas mais caras da moda, a mansão que poderá comprar, o carro do último tipo e, principalmente, a independência financeira; contudo, se, como o Jó bíblico, de repente, perde tudo, o mundo parece fugir-lhe sob os pés.
4º - Um grito, numa discussão, pode resultar num golpe fatal em apenas um segundo; mas um brado de uma mãe angustiada pode salvar o filho ou a filha de precipitar-se em despenhadeiro físico ou moral.
5º - Em segundos, no último momento de nossa existência física, todo um turbilhão de acontecimentos, mesmo os mais insignificantes, bons e maus, são rememorados por nós. É quando chegamos à conclusão, amigo leitor, de que mesmo o que nos parece longo, como a existência física, não passa de uma breve página do livro eterno de nossa vida.
Agora uma pergunta: Você já reparou que os maiores incentivadores dos atos contrários às leis naturais são exatamente aqueles que não acreditam, ou fingem acreditar em outra coisa além desta breve existência física? E, por fim, que por desejarem dar vazão aos seus vícios, eles procuram aliciar as demais pessoas a cultivar a animalidade que em si reside?
Isso ocorre porque os Espíritos imperfeitos nos incentivam à prática do mal, não somente para que soframos como eles, como também por inveja dos bons e por não suportarem a felicidade alheia. (KARDEC, 1994, q. 465.)
É inútil, porém, lutarmos contra as leis naturais, que Deus estabeleceu em nosso benefício próprio. Elas são implacáveis, mas exigem respeito, sem o que os mecanismos da Lei Suprema nos proporcionarão, ainda, inumeráveis segundos de ilusão dolorosa e séculos de dor prolongada. Somente quando atingirmos a perfeição, como veremos a seguir, conseguiremos nos libertar da situação de alternância entre sofrimento e bem-estar.
A Lei de Justiça e de Amor, se cultivada por nós, é o caminho mais curto para nossa purificação e consequente libertação do mal. Ela é a base do nosso aperfeiçoamento, e em sete frases de Jesus podemos identificá-la:
1ª – “Amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a vós mesmos”. (Mateus, 22: 37 a 39)
Fomos criados para amar e ser amados. Por isso, “conviver para amar e servir”, como propôs Mário Barbosa, é requisito fundamental à nossa felicidade, onde quer que estejamos.
2ª “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele creia não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João, 3:16)
Isso foi dito por Jesus a Nicodemos. Jesus Cristo trouxe-nos a certeza sobre a vida espiritual, e nisso está a fé que devemos ter nele. Mas crer em Jesus é, sobretudo, a partir disso, tomá-lo como modelo e imitá-lo, pois ninguém, como Ele, amou o mundo a ponto de dar a sua vida por ele.
3ª - “Pois todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” (João, 3:20-21)
Nos muitos casos de influências espirituais, verificamos que os seres ignorantes, ditos trevosos, fogem daqueles iluminados. E somente quando o arrependimento do mal praticado é sincero, o Espírito devedor começa a se tornar apto a ser socorrido. Só então, suas preces são ouvidas e, principalmente, atendidas conforme suas necessidades imediatas e futuras.
4ª - “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.” (Mateus, 26:41)
Quem ama o Cristo e busca lhe seguir os exemplos precisa estar permanentemente em oração/trabalho em prol do semelhante, sem jamais deixar de vigiar seus pensamentos, palavras e atos que podem ser influenciados pelos Espíritos das trevas. Não devemos nunca nos esquecer da resposta dos Espíritos superiores a Kardec, quando este lhes perguntou sobre a influência dos Espíritos sobre nós. Essa influência é muito maior do que imaginamos, disseram. “De ordinário, são eles que vos dirigem” (q. 459 LE). Então, se desejamos a companhia dos bons Espíritos, é fundamental que sejamos sempre bons, conforme recomendação contida n’O Livro dos Médiuns.
5ª – “Fazei aos outros o que desejaríeis que eles vos fizessem.” (Mateus, 7:12.) Ou seja, fazei sempre o bem ao vosso próximo.
6ª “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João, 8:12)
Os Espíritos inferiores não suportam a luz emanada dos seres elevados. Por isso Jesus, em desdobramento a essa frase, recomendou-nos: “Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus, 5:16)
Por fim, Jesus, o modelo mais perfeito que Deus há dado a nós, para nos servir de guia e modelo (questão 625 de O Livro dos Espíritos - LE) nos recomenda, como meta eterna:
7ª - “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. (Mateus, 5:48)
Alcançada essa condição, não mais transitaremos entre o mal, com suas dores, e o bem, com suas alegrias. Nosso estado será de permanente felicidade, pois só o bem nos interessará. Por isso, é importante que registremos e busquemos atender sempre à palavra do Cristo que os bons Espíritos sempre nos recordam, em especial em seu desdobramento na Doutrina Consoladora, que é o Espiritismo.
Queres ser feliz? Então, “Nada esperes dos outros. Sê tu quem ajuda, desculpa, compreende. Se eles te enganam ou te traem, se te censuram ou te exigem o que te não dão, ama-os mais, sofre-os mais, porquanto são mais carentes de amor do que supões”. (FRANCO, 1975, cap. 31). É nisso que está a perfeição!
Referências:
ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
FRANCO, Divaldo Pereira. Leis Morais da Vida. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador: LEAL, 1975.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 75. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1994.
______. O Livro dos Médiuns. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2009.
PAROLIN, Sonia Regina Hierro. Org. Conviver para amar e servir. Brasília: Federação Espírita Brasileira, 2013.



Vibrações
Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados.
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos, micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em seu mundo íntimo.
Prece de Encerramento
Mestre Sublime Jesus
Fazei com que entendamos a vossa vontade e nunca a nossa, entregando-nos às vossas mãos fortes para conduzir-nos;
Permite que possamos desincumbir-nos dos deveres que nos cabem, mas, não
conforme os nossos desejos;
Lançai Vosso olhar sobre nós, a fim de que tenhamos a claridade da Vossa ternura, e não as sombras da nossa ignorância;
Abençoai os nossos propósitos de servir-Vos, quando somente nos temos preocupado em utilizar de Vosso santo nome para servir-nos;
Envolvei-nos na santificação dos Vossos projetos, de forma que sejamos Vós em nós, porquanto ainda não temos condição de estar em Vós;
Dominai os nossos anseios de poder e de prazer, auxiliando-nos na conquista real da renúncia e da abnegação;
Ajudai-nos na compreensão de vossos labores, amparando-nos em nossas
dificuldades e socorrendo-nos quando mergulhados na argamassa celular;
Facultai-nos a dádiva de Vossa paz, de modo que a distribuamos por onde quer que nos encontremos e todos a identifiquem, compreendendo que somos Vossos servidores dedicados......e porque a morte restituiu-nos a vida gloriosa para continuarmos a trajetória de iluminação, favorecei-nos com a sabedoria para o êxito da viagem de ascensão, mesmo que tenhamos que mergulhar muitas vezes nas sombras da matéria, conduzindo porém, a bússola do Vosso afável coração apontando-nos o rumo.
Senhor!
Intercedei, junto ao Pai Todo Amor, por Vossos irmãos da retaguarda, que somos quase todos nós, os trânsfugas do dever.
Oração do Santo de Assis trazida no livro
Divaldo Pereira Franco pelo Espírito de Manoel Philomeno de Miranda.
Acessem nosso Blog - http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/ ,
Lá encontrarão os temas já divulgados e toda a programação para Fevereiro de 2.013.
Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).
Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!
Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com
Marcos Evangelista
Barretomarcosevangelistabarreto@gmail.com
Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog –http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com















Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...