Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
OS LÍRIOS E AS AVES
Evangelho no Lar para 08/09/ 2014 com início às 21 horas
Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.
Nota ; Amigos visto estar a substituir nosso Irmão Ananias, tomarei caminho de Evangelho por outro angulo e depois ele retornará a dar sequência a seu trabalho.
Prece Inicial
Senhor, ensina-nos:
A orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem;
a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados;
a desculpar sem condições;
a marchar para frente sem contar os obstáculos;
a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir;
a compreender o próximo sem exigir entendimento;
a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração;
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento.
Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades.
Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre.
Amem em Jesus
Emmanuel
3. Leitura do Evangelho
OS LÍRIOS E AS AVES
Acho que você ficou pensando:
- Está certo que não nos aflijamos pelas coisas materiais, mas, afinal de contas, temos um corpo e precisamos cuidar dele.
Jesus sabia que nos preocupamos assim: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?"
Mas ele nos indaga: Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes ?
De fato, são. E se a vida e o corpo Deus já nos deu, por que achamos que não nos dará como sustentá-los?
Então, Jesus pediu para observarmos as aves, que não semeiam nem ajuntam em celeiros, mas Deus as alimenta; e os lírios do campo, que não tecem nem fiam e, entretanto, se vestem de beleza sem igual.
Jesus não está dizendo que não precisaremos trabalhar.
As aves trabalham procurando o alimento e lutam pela sobrevivência. As plantas também precisam afundar as raízes na terra e absorver a seiva nutriente.
Mas Deus as dotou do que era necessário para fazerem a sua parte: asas, bicos e garras, nas aves; raízes, hastes e folhas, nas plantas; e não deixou faltar ao redor tudo aquilo de que elas iriam precisar e, sozinhas, não poderiam providenciar.
Depois, Jesus reafirmou:
Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
O Mestre tem razão. Se agirmos com acerto, procurando atender às leis de Deus, trabalhando com a nossa inteligência e forças, o necessário não nos faltará.
E, finalmente, ele concluiu:
Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Em cada dia, encontramos situações para resolver, mas também chegam novos recursos e ajuda.
Façamos, hoje, o que sabemos e podemos, quanto ao mais, confiemos na providência divina.
Para que nos inquietarmos com as coisas do amanhã, que talvez nem cheguem a acontecer?
E o que Jesus, Mestre amoroso, procura nos fazer entender. Ele não quer que soframos sem necessidade.
|
Entendimento do Tema
Voltando o olhar para as aves dos céus e os lírios do campo
Como Espíritos imortais que somos, vivemos uma vida entre
mundos, na qual as palavras do Cristo são lâmpada
para os pés e luz para o caminho
Já se foram mais de dois mil anos que o Espírito de maior envergadura, o governador de nosso planeta – Jesus Cristo – encarnou entre nós, e mesmo depois de tanto tempo, Suas palavras não foram esquecidas. Simbolizando o primeiro cavaleiro citado no livro do Apocalipse, o Seu Evangelho percorre o mundo, tendo saído “vencendo e para vencer”, e mais do que isto, atravessa nossas almas a cada vida que vivemos, conquistando aos poucos o terreno árido de nossos corações.
Seus ensinamentos não caíram no esquecimento porque, de uma maneira extraordinária e única, Ele dominava como ninguém a arte da retórica, e muito, muito mais do que simplesmente manejar bem as palavras, nos deu o exemplo de amor em tudo o que viveu. Ao falar com os discípulos sobre Sua partida, eles perguntam desconsolados, “para onde iremos Senhor, se só Tu tens as palavras de vida?”. Não somos diferentes. Para onde iremos sem as palavras Dele? Quantas vezes sentamos à beira do caminho e, estacionados no tempo, olhamos somente para nosso mundo, vislumbrando limitações e fracassos inerentes à condição humana. Damos asas às ilusões e elas nos arrastam para longe dos objetivos que compõem nossa programação reencarnatória, pelo simples fato de sermos cegos.
Acredito que um dos nossos maiores problemas seja nossa visão prejudicada pela miopia espiritual da qual padecemos, o que se agrava ainda mais quando se refere a grupos, enquadrando-se no que Jesus alertou, “um cego guiando a outro cego, rumo à cova”. Em outro trecho do Evangelho, Ele diz que “os olhos são a candeia do corpo”. E viva a ciência! Pois ao longo do tempo vem desvendando grandes segredos do micro e do macrocosmo em que estamos submersos, e, assim, podemos usar o conhecimento para compreender um pouco mais sobre o que nos falava o Senhor. O olho humano é composto pelas mesmas células da glândula pineal, que é tida pelos indianos como o “terceiro olho” e nós espíritas a chamamos de a “glândula da mediunidade”.
Com a pineal somos o equivalente a sapos na beira da lagoa, com os pés atolados na lama, porém ainda capazes de contemplar o manto de estrelas. Através dela, nossas experiências transcendem a limitação da matéria e podemos receber as ondas vibracionais do plano espiritual, traduzindo-as nas mais variadas formas de fenômenos, entre eles clarividência, clariaudiência, psicofonia e muitas outras. O processo todo se dá com a entrada das ondas luminosas no cérebro através dos olhos – a candeia que se acende estimulando o funcionamento da pineal. A glândula possui em seu interior cristais minúsculos de apatita, capazes de captar estas ondas num mecanismo semelhante aos aparelhos celulares. Portanto, quando Jesus diz que os olhos são uma espécie de lâmpada, penso eu, que esta descrição fisiológica se encaixa perfeitamente aqui.
Paralelo às palavras do Mestre galileu, gostaria de incluir o que foi dito dentro da mesma linha de raciocínio, pelo outro mestre, desta feita, o renascentista italiano, Leonardo da Vinci, “os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo”. Quando nosso coração está inundado de emoção, são eles que liberam as torrentes de lágrimas, como se nossas comportas tivessem sido superadas e estivéssemos vazando os sentimentos. Quando afivelamos as máscaras da mentira, os olhos destoam porque são testemunhas fiéis e incorruptíveis do que vai em nossa alma. E como diria o poeta – “um olhar fala mais que mil palavras”.
Como Espíritos imortais vivendo em processo encarnado, passamos por experiências de fronteira, ou seja, vivemos entre a tênue linha que separa as coisas físicas das do Espírito, e nesta fantástica divisa a fé faz toda a diferença, pois é a certeza das coisas que se esperam e a convicção do que ainda não se vê. Cada dia mais admiro e agradeço a Deus por ter acesso à doutrina espírita, em especial, ao trabalho ímpar realizado pelo professor Rivail, que, em sua humildade e abnegação, serviu de instrumento aos Espíritos e nos legou um compêndio de sabedoria e luz.
Estamos caminhando para dois séculos de sua obra e não encontramos sinais de defasagem, pelo contrário, a própria ciência corrobora com suas descobertas a realidade espírita. A recente confirmação do Bóson de Higgs, ou Partícula de Deus, evoca o que Kardec tratou como Fluido Cósmico Universal, a matéria prima que permeia a tudo e a todos no universo. Segundo os cientistas, esta seria uma partícula formadora de um campo de força surgido logo após o Big Bang. Na Gênese, o próprio Kardec frisou, “o Espiritismo e a ciência caminharão lado a lado, mas onde a ciência se detiver, ele avançará”. Este avanço se dá porque a visão, que é fundamental, não se fixa apenas em aspectos que podem ser mensurados, catalogados ou experimentados dentro de quatro paredes de um laboratório, ela se expande em horizontes que estão muito além, não se limitando, mas ao mesmo tempo não partilhando do fantasioso.
Portanto, que possamos aceitar o convite feito por Jesus para voltarmos nosso olhar para as aves dos céus e os lírios do campo, ou seja, buscar a verdadeira sabedoria nos seres mais simples da escala evolutiva, onde o princípio espiritual estagia com a força de sua plenitude e a graça de sua leveza. Segundo Léon Denis, o princípio espiritual “agita-se no vegetal e sonha no animal”, mas ao chegarmos ao patamar da humanidade podemos gradativamente esquecer a agitação dos sentimentos, imersos numa rotina autômata. Deixar para trás a beleza dos sonhos, em troca de uma realidade cruel e sem sentido. Animais e flores não estão aqui tão-somente para servir ou ornamentar, mas são capazes de oferecer constantes lições de aprendizado a cada um de nós.
É inexorável o fato de subirmos os degraus da evolução, mas não podemos deixar para trás os valores arduamente aquinhoados, ou trocarmos os verdadeiros tesouros da alma pelo pó da estrada, na vã justificativa de termos nos tornado complexos demais. Enquanto o sentido da vida pode se esgueirar na amizade desinteressada de um cão ou na singeleza de uma flor, a pior de todas as cegueiras pode nos impedir de ver o que de fato é real em todos os planos, que é o amor.
Vibrações
Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados.
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos, micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em seu mundo íntimo.
Prece de Encerramento
Mestre Sublime Jesus
Fazei com que entendamos a vossa vontade e nunca a nossa, entregando-nos às vossas mãos fortes para conduzir-nos;
Permite que possamos desincumbir-nos dos deveres que nos cabem, mas, não
conforme os nossos desejos;
Lançai Vosso olhar sobre nós, a fim de que tenhamos a claridade da Vossa ternura, e não as sombras da nossa ignorância;
Abençoai os nossos propósitos de servir-Vos, quando somente nos temos preocupado em utilizar de Vosso santo nome para servir-nos;
Envolvei-nos na santificação dos Vossos projetos, de forma que sejamos Vós em nós, porquanto ainda não temos condição de estar em Vós;
Dominai os nossos anseios de poder e de prazer, auxiliando-nos na conquista real da renúncia e da abnegação;
Ajudai-nos na compreensão de vossos labores, amparando-nos em nossas
dificuldades e socorrendo-nos quando mergulhados na argamassa celular;
Facultai-nos a dádiva de Vossa paz, de modo que a distribuamos por onde quer que nos encontremos e todos a identifiquem, compreendendo que somos Vossos servidores dedicados......e porque a morte restituiu-nos a vida gloriosa para continuarmos a trajetória de iluminação, favorecei-nos com a sabedoria para o êxito da viagem de ascensão, mesmo que tenhamos que mergulhar muitas vezes nas sombras da matéria, conduzindo porém, a bússola do Vosso afável coração apontando-nos o rumo.
Senhor!
Intercedei, junto ao Pai Todo Amor, por Vossos irmãos da retaguarda, que somos quase todos nós, os trânsfugas do dever.
Oração do Santo de Assis trazida no livro
Divaldo Pereira Franco pelo Espírito de Manoel Philomeno de Miranda.
Acessem nosso Blog - http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/ ,
Lá encontrarão os temas já divulgados e toda a programação para Fevereiro de 2.013.
Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).
Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!
Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com
Marcos Evangelista
Barretomarcosevangelistabarreto@gmail.com
Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog –http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário