2016/02/14

Diferentes Estados da Alma na Erraticidade



   evangelhoIV.jpg

Evangelho no Lar para   15/02/ 2016 com início às 21 horas

Capítulo 3 – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
  • Diferentes Estados da Alma na Erraticidade
Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se  você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.
Nota de mudança, passaremos a usar a Obra Pão Nosso, dando enfase aos ensinamentos desta Obra , complementando o Evangelho do Lar.Mudança na Prece inicial. Ano feliz a todos .

Prece Inicial

Senhor Jesus,
Amado Mestre e Comandante da Terra
O Senhor seja louvado!
Somos devedores do passado e trabalhadores da última hora.
Rogamos humildemente, Senhor
Pela inferioridade que nos caracteriza,
Que nos ajude a ficar livre de toda sorte de tentações,
Que não nos deixe sucumbir às tentações carnais e financeiras,
Que não nos permita ceder a ira e ao ódio, ao egoismo e a luxúria,
Que nos livre da vaidade e do orgulho destruidor, e que nos ensine a praticar a caridade e o perdão sob a esfinge do amor incondicional.
Senhor,
Que nos seja possível vibrar na tua frequência,
Para que as nossas preces ultrapassem as ondas pesadas da inferioridade
E avancem sobre o espaço sideral, rompendo as formas-pensamentos negativas, alcançando as hostes celestiais onde habitas, Senhor!
Sabemos que somente a prática do amor incondicional é que pode nos levar a ti, Senhor, e que exercer o bem nos fará suportar e ajudar na transição planetária em curso. Senhor!
Buscamos a renovação constante na oração, porque cremos que renovar a fé, na certeza de um futuro cada dia melhor,
Nos ajuda a cumprir a parte que nos cabe nessa etapa evolutiva.
Assim, Senhor, Pleno de tua bondade,
Não fraquejaremos na esperança,
Não nos desviaremos das instruções abençoadas da doutrina consoladora e pela tua misericórdia,continuaremos a receber o teu auxílio e dos seus enviados, na inspiração necessária para o nosso culto que agora iniciamos.
Beneficiando aos presentes e aos ausentes, encarnados e desencarnados, sentimo-nos abençoados pela teu infinito amor.
Obrigado Senhor!
images (10).jpg

Mensagem de Entrada

No Serviço Cristão

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal do Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito, estando no corpo, o bem ou o mal.” – Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 5:10.)
Não falta quem veja no Espiritismo mero campo de experimentação fenomênica, sem qualquer significação de ordem moral para as criaturas.
Muitos aprendizes da consoladora Doutrina, desse modo, limitam-se às investigações de laboratório ou a discussões filosóficas.
É imperioso reconhecer, todavia, que há tantas categorias de homens desencarnados, quantas são as dos encarnados.
Entidades discutidoras, levianas, rebeldes e inconstantes transitam em toda parte. Além disso, incógnitas e problemas surgem para os habitantes dos dois planos.
Em vista de semelhantes razões, os adeptos do progresso efetivo do mundo, distanciados da vida física, pugnam pelo Espiritismo com Jesus, convertendo-nos o intercâmbio em fator de espiritualidade santificante.
Acreditamos que não se deve atacar outro círculo de vida, quando não nos encontramos interessados em melhorar a personalidade naquele em que respiramos.
Não vale pesquisar recursos que não nos dignifiquem.
Eis por que para nós outros, que supomos trazer o coração acordado para a responsabilidade de viver, Espiritismo não expressa simples convicção de imortalidade: é clima de serviço e edificação.
Não adianta guardar a certeza na sobrevivência da alma, além da morte, sem o preparo terrestre na direção da vida espiritual. E nesse esforço de habilitação, não dispomos de outro guia mais sábio e mais amoroso que o Cristo.
Somente à luz de suas lições sublimes é possível reajustar o caminho, renovar a mente e purificar o coração.
Nem tudo o que é admirável é divino.
Nem tudo o que é grande é respeitável.
Nem tudo o que é belo é santo.
Nem tudo o que é agradável é útil.
O problema não é apenas de saber. É o de reformar-se cada um para a extensão do bem.
Afeiçoemo-nos, pois, ao Evangelho sentido e vivido, compreendendo o imperativo de nossa iluminação interior, porque, segundo a palavra oportuna e sábia do Apóstolo, “todos devemos comparecer ante o tribunal do Cristo, a fim de recebermos, de acordo com o que realizamos, estando no corpo, o bem ou o mal”.

EMMANUEL
Pedro Leopoldo, 22 de fevereiro de 1950.
Livro Pão Nosso Psicografado por Francisco Candido Xavier

novologo3.png
3. Leitura

Diferentes Estados da Alma na Erraticidade

1 – Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo teria dito; pois vou preparar-vos o lugar. E depois que eu me for, e vos aparelhar o lugar, virei outra vez e tomar-vos-ei para mim, para que lá onde estiver, estejais vós também. (João, XIV:1-3).

               2 – A Casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento.

               Independentemente da diversidade dos mundos, essas palavras podem também ser interpretadas pelo estado feliz dos Espíritos na erraticidade. Conforme for ele mais ou menos puro e liberto das atrações materiais, o meio em que estiver, o aspecto das coisas, as sensações que experimentar, as percepções que possuir, tudo isso varia ao infinito. Enquanto uns, por exemplo, não podem afastar-se do meio em que viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos. Enquanto certos Espíritos culpados erram nas trevas, os felizes gozam de uma luz resplandecente e do sublime espetáculo do infinito. Enquanto, enfim, o malvado, cheio de remorsos e pesares, frequentemente só, sem consolações, separado dos objetos da sua afeição, geme sob a opressão dos sofrimentos morais, o justo, junto aos que ama, goza de uma indizível felicidade. Essas também são, portanto, diferentes moradas, embora não localizadas nem circunscritas.

banner (1).jpg
Comentário

Diferentes Estados da Alma na Erraticidade


Erraticidade é aquele período em que nós, na condição de Espíritos desencarnados, nos encontramos entre uma encarnação e outra, ainda vinculados a necessidade da reencarnação, através da qual viveremos no plano físico as experiências de que precisamos para o nosso aprendizado até que, diplomados na escola da vida, nos desvinculamos do ciclo reencarnatório e acendemos a mundos mais felizes.
Esse período pode ser bom ou ruim, tudo depende do que levamos conosco. Se formos para uma região muito fria e não levarmos agasalho, sofreremos com o frio, se ao contrário, formos para uma região quente e levarmos muitos agasalhos, perceberemos ao chegar ao destino quanta coisa inútil levamos na bagagem. Assim, também nos sentiremos ao fazer a viagem definitiva para o outro mundo, com a diferença de que quando lá chegarmos a única maneira de refazer a bagagem é renascendo novamente, reencarnando.
No Capítulo III do Evangelho Segundo o Espiritismo Kardec lembra a afirmativa de Jesus: “Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. — Hámuitas moradas na casa de meu Pai”. A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas que Jesus menciona, são as diversas categorias dos mundos que gravitam pelo espaço. Pode-se definir, ainda, a palavra morada usada por Jesus, como sendo o estado de felicidade ou infelicidade que o Espírito desfruta na erraticidade, independentemente de erros ou acertos que eventualmente tenhamos ou não cometidos.
São nessas outras dimensões, que também possuem matéria só que em um grau de densidade diverso do nosso, que nós nos abrigaremos após o nosso desencarne, atraídos que seremos pela lei de afinidades a mundos compatíveis com o nosso princípio espiritual. Cada um desses mundos adaptados ao grau evolutivo dos seres que ali habitam. A preocupação para onde iremos após a morte é simples: para onde merecemos. Não é o estado de cada um desses mundos que determinam a condição em que viveremos e sim o nosso estado íntimo que nós estamos construindo.
Muitos consideram a erraticidade como sendo o estado em que se encontram os Espíritos que cometeram erros e estão por ai perambulando como seres errantes. Na verdade, os Espíritos que levam uma vida errante, são aqueles que ainda não puderam dominar as suas paixões, embora sem lhes trazer sofrimentos, deixa-os mergulhados na incerteza e na inquietação quanto ao futuro. Esta é a condição da maioria dos Espíritos que viveram na Terra, nem bons nem maus, mas muito inclinados às coisas materiais.
Enquanto que as almas desprendidas das influências terrenas se constituem em grupos simpáticos, que se amam, se compreendem e vivem em perfeita igualdade e felicidade. São aqueles seres que já possuem consciência do seu “Eu” e estão perfeitamente integrados na comunidade espiritual.
A Doutrina Espírita ensina que o progresso é uma das Leis a que todos os seres da criação estão submetidos, e o desencarne é uma delas. É uma transformação que teremos que passar diversas vezes, nos levando a um estado mais perfeito, e é nesse processo infinito que os Espíritos migram de um mundo ao outro, de acordo com o seu grau de evolução, que varia ao infinito, enquanto uns, por exemplo, não podem se afastar do meio em que viveram, outros se eleva e percorre o espaço e os mundos, gozando de uma felicidade indizível.
Os Espíritos bons que procuram seguir os ensinamentos de Jesus, que são as Leis Naturais, experimentam um bem estar muito grandes e de muita felicidade, foi no tocante a esse estado de alma, que Jesus prometeu, no Sermão da Montanha, a bem aventurança na vida futura, aos que forem bons, simples de coração e humildes. Enquanto aqueles que forem obstinados na prática do mal, e não se preocupam com suas qualidades morais, cheios de remorsos e pesares, sofrem sob a opressão dos sofrimentos morais, num estado doloroso de sofrimento, estes sim são considerados errantes.
Não podemos nos esquecer que por mais perversos que possam ser os Espíritos, sempre terão uma nova chance, pois Jesus dizia que o Pai jamais abandona um filho, e é através das diversas encarnações que aprenderão as lições do Mestre Jesus, depurando o Espírito, adquirindo as virtudes e aprendendo a amar ao próximo como a si mesmos, se aproximando cada vez mais do nosso Criador.
Na pergunta 114 do Livro dos Espíritos, Kardec pergunta se os Espíritos são bons ou maus por natureza, ou são eles mesmos que se melhoram? Eles responderam que: “São os próprios Espíritos que se melhoram e, melhorando-se, passam de uma ordem inferior para outra mais elevada”, e isso não se dá nem pela graça, nem pelo favor Divino, mas pelo autoaperfeiçoamento.
Quem determina nosso estado de felicidade ou infelicidade somos nós mesmos, pelas nossas ações e atitudes perante o próximo, perante a vida. Como espíritos, estaremos nas mesmas condições que estávamos quando encarnados. Cuidemos, portanto, de nos aperfeiçoarmos na pratica incessante do bem, e Deus nos reservará morada compatível ao nosso esforço.



Prece de Encerramento

Deus eterna Bondade


"Deus de eterna bondade, em prece de louvor entrego-te minha alma,
sê bendito meu pai em todos os recursos, ferramentas, processos e medidas dos quais te utilizasses à fim de que eu perceba que tudo devo à ti.
Agradeço-te pois o tesouro da vida,
a presença do amor,
a constância do tempo,
o sustento da fé,
o calor da esperança que me acena o porvir,
o santo privilégio de servir,
o pensamento reto que me faz discernir o que é mau e o que é bem, na clara obrigação de nunca desprezar ou de ferir alguém ...
Agradeço-te ainda, a visão das estrelas à esmaltarem de glória o lar celeste,
as flores do caminho, os braços que me amparam e os gestos de carinho dos corações queridos que me deste.
Por tudo te agradeço e QUANDO te aprouver despojar-me dos bens com que me exaltas ... ensina-me senhor à devolver tudo o que me emprestas-te ...
Mas por piedade ó pai , deixa-me em tudo por apoio e dever , a benção de ACEITAR e o dom de COMPREENDER. " -

Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).

Postado por Santo Andre Expansão às Segunda-feira, Agosto,05, 2013Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!

Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com

Marcos Evangelista
Barretomarcosevangelistabarreto@gmail.com

Victor Passos
caminheirodapaz@gmail.com

Novos Links - façam.- se seguidores

Evangelho do lar S.André Expansão


Espiritismo em Debate

Atendimento Fraterno Directo


Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog – http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com
Orientador - Victor Passos







Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...