2016/02/21

Diversas Categorias de Mundos Habitados



   Banner+Jesus+-+Cópia.jpg

Evangelho no Lar para   22/02/ 2016 com início às 21 horas

Capítulo 3 – HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
  • Diversas Categorias de Mundos Habitados

Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se  você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.
Nota de mudança, passaremos a usar a Obra Pão Nosso, dando enfase aos ensinamentos desta Obra , complementando o Evangelho do Lar.Mudança na Prece inicial. Ano feliz a todos .

Prece Inicial

Senhor Jesus,
Amado Mestre e Comandante da Terra
O Senhor seja louvado!
Somos devedores do passado e trabalhadores da última hora.
Rogamos humildemente, Senhor
Pela inferioridade que nos caracteriza,
Que nos ajude a ficar livre de toda sorte de tentações,
Que não nos deixe sucumbir às tentações carnais e financeiras,
Que não nos permita ceder a ira e ao ódio, ao egoismo e a luxúria,
Que nos livre da vaidade e do orgulho destruidor, e que nos ensine a praticar a caridade e o perdão sob a esfinge do amor incondicional.
Senhor,
Que nos seja possível vibrar na tua frequência,
Para que as nossas preces ultrapassem as ondas pesadas da inferioridade
E avancem sobre o espaço sideral, rompendo as formas-pensamentos negativas, alcançando as hostes celestiais onde habitas, Senhor!
Sabemos que somente a prática do amor incondicional é que pode nos levar a ti, Senhor, e que exercer o bem nos fará suportar e ajudar na transição planetária em curso.
Senhor!
Buscamos a renovação constante na oração, porque cremos que renovar a fé, na certeza de um futuro cada dia melhor,
Nos ajuda a cumprir a parte que nos cabe nessa etapa evolutiva.
Assim, Senhor,
Pleno de tua bondade,
Não fraquejaremos na esperança,
Não nos desviaremos das instruções abençoadas da doutrina consoladora e pela tua misericórdia,continuaremos a receber o teu auxílio e dos seus enviados, na inspiração necessária para o nosso culto que agora iniciamos.
Beneficiando aos presentes e aos ausentes, encarnados e desencarnados, sentimo-nos abençoados pela teu infinito amor.
Obrigado Senhor!
images (10).jpg

Mensagem de Entrada

No Serviço Cristão

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal do Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito, estando no corpo, o bem ou o mal.” – Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 5:10.)
Não falta quem veja no Espiritismo mero campo de experimentação fenomênica, sem qualquer significação de ordem moral para as criaturas.
Muitos aprendizes da consoladora Doutrina, desse modo, limitam-se às investigações de laboratório ou a discussões filosóficas.
É imperioso reconhecer, todavia, que há tantas categorias de homens desencarnados, quantas são as dos encarnados.
Entidades discutidoras, levianas, rebeldes e inconstantes transitam em toda parte. Além disso, incógnitas e problemas surgem para os habitantes dos dois planos.
Em vista de semelhantes razões, os adeptos do progresso efetivo do mundo, distanciados da vida física, pugnam pelo Espiritismo com Jesus, convertendo-nos o intercâmbio em fator de espiritualidade santificante.
Acreditamos que não se deve atacar outro círculo de vida, quando não nos encontramos interessados em melhorar a personalidade naquele em que respiramos.
Não vale pesquisar recursos que não nos dignifiquem.
Eis por que para nós outros, que supomos trazer o coração acordado para a responsabilidade de viver, Espiritismo não expressa simples convicção de imortalidade: é clima de serviço e edificação.
Não adianta guardar a certeza na sobrevivência da alma, além da morte, sem o preparo terrestre na direção da vida espiritual. E nesse esforço de habilitação, não dispomos de outro guia mais sábio e mais amoroso que o Cristo.
Somente à luz de suas lições sublimes é possível reajustar o caminho, renovar a mente e purificar o coração.
Nem tudo o que é admirável é divino.
Nem tudo o que é grande é respeitável.
Nem tudo o que é belo é santo.
Nem tudo o que é agradável é útil.
O problema não é apenas de saber. É o de reformar-se cada um para a extensão do bem.
Afeiçoemo-nos, pois, ao Evangelho sentido e vivido, compreendendo o imperativo de nossa iluminação interior, porque, segundo a palavra oportuna e sábia do Apóstolo, “todos devemos comparecer ante o tribunal do Cristo, a fim de recebermos, de acordo com o que realizamos, estando no corpo, o bem ou o mal”.

EMMANUEL
Pedro Leopoldo, 22 de fevereiro de 1950.
Livro Pão Nosso Psicografado por Francisco Candido Xavier

novologo3.png

3. Leitura

Diversas Categorias de Mundos Habitados

 3 – Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos possuem condições muito diferentes uns dos outros, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Dentre eles, há os que são ainda inferiores à Terra, física e moralmente. Outros estão no mesmo grau, e outros lhe são mais ou menos superiores, em todos os sentidos. Nos mundos inferiores a existência é toda material, as paixões reinam soberanas, a vida moral quase não existe. À medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de maneira que, nos mundos mais avançados, a vida é por assim dizer toda espiritual.
               4 – Nos mundos intermediários, o bem e o mal se misturam, e um predomina sobre o outro, segundo o grau de adiantamento em que se encontrarem. Embora não possamos fazer uma classificação absoluta dos diversos mundos, podemos, pelo menos, considerando o seu estado e o seu destino, com base nos seus aspectos mais destacados, dividi-los assim, de um modo geral: mundos primitivos, onde se verificam as primeiras encarnações da alma humana; mundos de expiação e de provas, em que o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas que ainda têm o que expiar adquirem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem supera o mal; mundos celestes ou divinos, morada dos Espíritos purificados, onde o bem reina sem mistura. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiações e de provas, e é por isso que nela está exposto a tantas misérias.
               5 – Os Espíritos encarnados num mundo não estão ligados a ele indefinidamente, e não passam nesse mundo por todas as fases do progresso que devem realizar, para chegar à perfeição. Quando atingem o grau de adiantamento necessário, passam para outro mundo mais adiantado, e assim sucessivamente, até chegarem ao estado de Espíritos puros. Os mundos são as estações em que eles encontram os elementos de progresso proporcionais ao seu adiantamento. É para eles uma recompensa passarem a um mundo de ordem mais elevada, como é um castigo prolongarem sua permanência num mundo infeliz, ou serem relegados a um mundo ainda mais infeliz, por se haverem obstinado no mal.
banner (1).jpg
Comentário

"Há muitas moradas na Casa de meu Pai." (João, 14:2)

Como parte integrante das promessas vivas, legadas por Jesus Cristo à Humanidade, consta uma que, pela sua magnitude, podemos considerá-la como sendo de primeira grandeza: a da existência de muitas moradas na Casa do Pai.
O que se torna peculiar nessa promessa formulada pelo Mestre é que ela não foi proferida no Sermão da Montanha, quando ele falou à enorme multidão, mas sim, no Sermão do Cenáculo, quando estavam presentes apenas os doze apóstolos.
Os apóstolos, indubitavelmente, eram Espíritos que já desfrutavam de apreciável grau de evolução e, embora naquela circunstância estivessem revestidos de um corpo grosseiro, peculiar ao mundo onde habitamos, fora do corpo eram entidades que já haviam, de sobejo, ultrapassado a fase evolutiva comportada pela Terra. Após o desempenho da missão que lhes fora atribuída, como assessores diretos de Jesus Cristo, no desempenho do seu Messiado, eles voltariam aos planos espirituais de onde haviam vindo, com muito mais desenvoltura do que quando na Terra e numa situação mais condizente com o progresso que já haviam alcançado.
Essa assertiva é corroborada pelo próprio Jesus quando disse fazendo alusão aos seus apóstolos: Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos aborrece. (João, 15:19). Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. (João, 17:16-18).
A maioria dos contemporâneos de Jesus Cristo não estava ainda da capacitada a assimilar a idéia de que aquilo que chamavam estrelas são mundos gigantescos que rolam no espaço infinito, como obra do Criador a fim de, como a Terra, também servirem de moradas, ou de escolas, para os Espíritos em evolução. Aliás, essa idéia até hoje é repelida por algumas teologias e pelos seus seguidores.
O Mestre falava, portanto, a homens que se preocupavam, em sua grande maioria, com os assuntos pertinentes à terra de Canaã, fruto de uma promessa feita pelos emissários de Deus a Abraão e para a qual Moisés havia levado o seu povo. A prova disso encontramo-lo na recusa de muitos homens em atenderem ao generoso convite de Jesus Cristo para que o seguissem, abandonando tudo o que tinham. Os interesses materiais, salvo diminutas exceções, falavam mais alto que as coisas de natureza espiritual. Por isso, a maioria dos homens não podia assimilar ensinamentos tão transcendentais, como aquele da existência de outras moradas destinadas ao aprendizado do Espírito humano em sua caminhada para Deus .
As muitas moradas da Casa do Pai representam a comprovação pura e simples do postulado espírita da pluralidade dos mundos habitados, podendo-se, portanto, deduzir que a Casa do Pai é o universo e as diferentes moradas são os mundos que gravitam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos encarnados estâncias apropriadas ao seu aprimoramento.
No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo esse tema é abordado por Allan Kardec, que diz: "Resulta do ensino ministrado pelos Espíritos que os diversos mundos estão em condições diferentes uns dos outros, no que tange ao grau de maior ou menor adiantamento dos seus habitantes. Existem mundos menos evoluídos do que a Terra, tanto física como moralmente, outros estão no mesmo grau e outros são mais ou menos superiores sob todos os aspectos. Nos mundos menos evoluídos, a existência é toda material, as padrões prevalecem de modo soberano e a vida moral é quase nula. A medida que esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal forma que nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.
"Nos mundos intermediários se confundem o bem e o mal predominando um sobre o outro, segundo o grau de adiantamento da maioria dos que os habitam. A despeito de ser difícil fazer-se uma classificação absoluta dos diversos mundos, podemos, pelo menos, considerando o seu estado e o seu destino, com fundamento nas variações mais salientes, dividi-los, de um modo geral, em mundos primitivos, apropriados às primeiras encarnações da alma humana, mundos de provas e expiações, onde o mal predomina; mundos regeneradores, onde as almas que ainda têm o que expiar adquire novas forças, refazendo-se das fadigas da luta; mundos felizes, onde o bem tem predominância sobre o mal; mundos celestes ou divinos morada dos Espíritos purificados, onde o bem impera sem mistura. A Terra situa-se entre os mundos de expiações e de provas, razão por que o homem nela está sujeito a tantas tribulações" .
Quando um Espírito está encarnado em determinado mundo, não fica a ele ligado até atingir a sua perfeição. Quando, num mundo, ele chegou a um determinado grau de aperfeiçoamento nele permissível, passa a outro mundo mais adiantado e assim sucessivamente até atingir o estado de Espírito puro.
Assim como na Terra um aluno, para o desempenho do seu aprendizado passa pelo primeiro e segundo graus, para depois cursar as escolas superiores e universitárias, o Espírito também tem que passar pelos mundos de diferentes categorias, sem que tenha que habitar todos eles, para assim poder galgar os mundos mais evoluídos, os chamados mundos celestes ou divinos. O Espírito que encarnam na Terra, não precisa encarnar num mundo do mesmo nível evolutivo deste planeta; quando ele tiver atingido a plenitude do progresso por ele comportado, ele irá de forma natural para um mundo de estágio superior, passará de um mundo de expiações e de provas para um mundo de regeneração, onde o bem tem predominância sobre o mal.


Prece de Encerramento

Deus eterna Bondade


"Deus de eterna bondade, em prece de louvor entrego-te minha alma,
sê bendito meu pai em todos os recursos, ferramentas, processos e medidas dos quais te utilizasses à fim de que eu perceba que tudo devo à ti.
Agradeço-te pois o tesouro da vida,
a presença do amor,
a constância do tempo,
o sustento da fé,
o calor da esperança que me acena o porvir,
o santo privilégio de servir,
o pensamento reto que me faz discernir o que é mau e o que é bem, na clara obrigação de nunca desprezar ou de ferir alguém ...
Agradeço-te ainda, a visão das estrelas à esmaltarem de glória o lar celeste,
as flores do caminho,
os braços que me amparam e os gestos de carinho dos corações queridos que me deste.
Por tudo te agradeço e QUANDO te aprouver despojar-me dos bens com que me exaltas ... ensina-me senhor à devolver tudo o que me emprestas-te ...
Mas por piedade ó pai , deixa-me em tudo por apoio e dever , a benção de ACEITAR e o dom de COMPREENDER. " -

Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).

Postado por Santo Andre Expansão às Segunda-feira, Agosto,05, 2013Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!

Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com

Marcos Evangelista
Barretomarcosevangelistabarreto@gmail.com

Victor Passos
caminheirodapaz@gmail.com

Novos Links - façam.- se seguidores

Evangelho do lar S.André Expansão


Espiritismo em Debate

Atendimento Fraterno Directo


Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog – http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com
Orientador - Victor Passos
Deixem comentarios












Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...