2017/08/13

O GRANDE EDUCANDÁRIO


  images (5).jpg

Evangelho no Lar para   14/08/ 2017 com início às 21 horas
  • O GRANDE EDUCANDÁRIO
Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se  você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.

Prece Inicial

Iluminação

Senhor se no mundo que me cerca eu não puder enxugar uma lágrima
Não conseguir dizer uma palavra de conforto fazer alguém sorrir de verdade
O Deus se eu não souber ser justo humilde atencioso e promotor da esperança na
terra.
Se não puder lutar contra as injustiças,agir com dignidade
Deixar de me irritar com as pequenas coisas
Compreender que os outros também têm suas limitações
Senhor se eu não souber aceitar a tua vontade acima da minha própria vontade
Então, não permita que eu condene as guerras e ore pela paz
Não aceita a oferta que eu te oferecer. Nem escute os meus constantes pedidos de
socorro. Mas quando vier te pedir perdão.
Oh Deus, perdoa-me por inteiro e lava meu coração no sangue da nova e eterna
aliança contigo por meio de Jesus teu filho amado. Ilumina a minha inteligência
e a minha vontade, para que eu possa viver na tua presença todas as horas do dia e todos os dias da vida.
Amem em Jesus

novologo3.png

Leitura.
O GRANDE EDUCANDÁRIO

"De portas abertas à glória do ensino, a Terra, nas linhas da atividade carnal é realmente uma Universidade sublime, funcionando em vários cursos e disciplinas, com mais de cinco bilhões de alunos, matriculados nas várias raças e nações. São quase vinte bilhões de almas conscientes, desencarnadas sem nos reportarmos aos bilhões de inteligências subumanas que são aproveitadas a serviço do progresso planetário a caminho da evolução... ("A Caminho da Luz" - Emmanuel)
Portanto, somos uma só família na sublime união universal, espíritos afins, vinculados uns aos outros, desde o momento divino em que fomos criados pelo Excelso Pai.
"Fomos criados com amor e para o amor, nele nos movemos e vivemos." (Paulo)
"Somos carne com todas as fraquezas, porém Espírito com todas as riquezas latentes." (Léon Denis)
Assim como uma sementinha tem tudo em essência para ser a grande árvore, o Espírito tem toda a potencialidade para alcançar a Perfeição.
Diz Kardec que "o Espírito em sua origem é perfeito, pois é criatura de Deus que é Perfeição Absoluta."
A semelhança é que nos atrai, para vivermos juntos, no mesmo orbe, no mesmo país, na mesma cidade e no mesmo lar. Porém, somos indivíduos tão diferentes uns dos outros como nossas impressões digitais, e é esta diferença que caracteriza nossa individualidade. Assim fomos colocados na senda evolutiva, na gloriosa romagem para as regiões Angélicas. Deus não criou o mal. O homem é que, duvidando da vitória e até da supremacia do Pai, colocou-se na posição de derrotado e sofredor. Para que haja méritos e não máquinas programadas, curvando a cabeça ao peso de todo acontecimento, é que Deus proporcionou ao homem a conquista do livre-arbítrio.

2- Transformação da Terra

A liberdade é relativa ao nosso estágio evolutivo e aumenta à medida que crescemos em conhecimento, exercitando para o bem o nosso livre-arbítrio. Deus governa por Leis que nos impulsionam como uma Força, cuja geratriz é o Amor. Somos hoje a soma que conquistamos no passado; a colheita de hoje é o resultado da semeadura de ontem, e agora preparamos o amanhã.
A Terra, como grande Educandário, nossa casa e oficina em plena paisagem cósmica, espera que a convertamos em glorioso paraíso. O paraíso, porém, só se fará quando cada criatura, cada lar, iniciar o aprendizado com Jesus, junto àquele Deus de Infinita Bondade, estendendo-se à sociedade, ao país, enfim, a todos aqueles que DEUS colocou em nossa companhia para o crescimento espiritual. Façamos a nossa parte e confiemos na misericórdia e amor do Pai.
Assim como o Sol distribui seus raios sobre toda a Terra, também Jesus abrange com seu Amor, nos dois Planos da vida, todos os Espíritos. As almas de boa vontade sempre encontram n'Ele o alimento de Vida Eterna! A base de tudo é o Amor com Caridade. Somente amando com desprendimento e renúncia, dando sem nada pedir, inspirados neste Amor Maior, é que nos estaremos elevando, para ajudarmos o progresso do mundo. Mas, qual o nosso merecimento, disse Jesus, se amarmos somente aos que nos amam. Há Caridade no Amor, quando queremos bem e ajudamos, principalmente, aqueles que nos perseguem, que nos caluniam e nos fazem sofrer.
Assim, quando tivermos em nosso lar um parente difícil, que nos preocupa e nos solicita incessantemente, obrigando-nos e, reformular nossos sentimentos, pensamentos e ações, cobrando-nos o passado faltoso, amemos com ardor e lembremo-nos das palavras do Mestre que, conhecedor da luta humana, deixou suas lições sublimes, para que possamos, nelas, sempre haurir novas idéias e novas forças, ampliando nossa capacidade de entendimento.

3 - Tudo Pertence a Deus
Como as ondas, as boas obras não morrem e tornam a engrossar um fluxo ainda maior. Ao produzirmos boas ações, fortalecemos e aumentamos nossa atividade em benefício do próximo, e, com o exemplo, tornamo-nos merecedores da Misericórdia do Senhor. Enxertando nossas vidas com a prática das boas obras, nosso Espírito rejuvenesce, adquire vigor, confiança e felicidade. A vivência constante no Bem realiza prodígios e representa o distintivo do verdadeiro cristão. Lembrando Jesus, quando nos disse que "na casa do Pai há muitas moradas", refletimos como é grande o nosso débito para com Deus. Há muitos séculos, reincidimos nas mesmas faltas e nunca paramos para agradecer ao Pai a grandiosa e bela morada que nos deu para a escalada eterna.
Emmanuel nos esclarece que o mundo não foi feito em sete dias, que Jesus elaborou nosso orbe com infinito amor e carinho, sob as vistas do Criador, não esquecendo um só detalhe, provendo-o de tudo de que necessitamos, e a natureza nos prova isto todos os dias. Assim sendo, como pode o homem sentir-se dono das coisas de Deus? Apropriar-se das terras, demasiadamente, com tanto egoísmo, para moradia, para plantio, seja para o que for, como se fosse a única coisa que lhe pertencesse na vida, e apegar-se à matéria que lhe é útil à evolução, mas transitória, esquecendo, completamente, o cultivo dos tesouros da alma, não têm sido bom para o homem.
Aqueles que cultivam a lavoura, devem ser pagos pelo trabalho, mas o abuso dos preços, fazendo com que milhares de outros irmãos pereçam de fome, não é correto. Aos que constroem casas e prédios, diremos a mesma coisa. Aqueles que são detentores de cultura, conhecimentos e, ainda, aos que comercializam terras, metais, madeiras, lãs, couros, alimentos etc., tudo enfim, que poderia contribuir para alimentar, vestir, instruir e amparar, diremos a mesma coisa. Quantos irmãos dormem ao relento, sem terem para onde ir. Quantos estômagos se agitam de fome, desejando o prato mais simples, para se alimentarem !
Quantos corpinhos perecem por falta de assistência, remédios, alimentos e piedade, aliados à falta de disciplina, educação e amor. Perguntamos: poderemos ter nossas consciências tranqüilas? Todo uso das coisas de Deus é-nos útil e necessário, porém o abuso nos traz conseqüências penosas, porque prevalece a lei do mais forte e "quem pode mais chora menos". Para que tudo isso, se Deus nos quer a todos igualmente? Acaso se sente Ele feliz em ver uns tomando dos outros até o necessário para a sobrevivência?
Também não nos devemos apegar tanto às nossas moradias, casas, carros, riquezas, dinheiro, pois, quando volvemos ao Plano Espiritual ficamos penosamente ligados ainda a estes pertences, que nos servem somente quando estamos encarnados. Para que sofrermos à toa? Não basta a multidão de faltas morais que cometemos a todo instante e que tanto nos afligem?
Visto que deixando tudo o que é da terra na própria terra, e partindo somente com as nossas obras, devemos deixar coisas boas: usar, mas não abusar dos bens de Deus. Vamos melhorar a condição psíquica e material de nossa família, a nível de vida digno e coerente com as Leis de Amor e Fraternidade; cultivar o estudo edificante, a harmonia e o equilíbrio, prevenindo nosso futuro, preservando desde já nossa felicidade, e, quem sabe, ao voltarmos em nova reencarnação, encontraremos a terra melhorada para nós mesmos.
Que diríamos de um homem que, ao fazer uma viagem, se desfaz de todos os seus pertences, inclusive da moradia, sabendo que tem de voltar, e, nada deixando para lhe assegurar o retorno parte de mãos vazias, confiando apenas no acaso?
Certamente pensaríamos que é um louco, um insensato. Portanto, passemos a acumular coisas necessárias para nós sem exagero: o Planeta necessita de corações apegados ao Cristo para erguer a bandeira do bem, a fim de que ela seja vista e glorificada por todos os habitantes !

Maria T. Compri

banner (1).jpg
Comentário


INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS SOBRE A REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE

NOTA: As reflexões que precedem são o desenvolvimento das instruções dadas pelos Espíritos sobre o mesmo assunto, num grande número de comunicacões, a nós e a outras pessoas. A que publicamos a seguir é o resumo de varias palestras que tivemos, através de dois dos nossos médiuns habituais, em sonambulismo extático, e que, no despertar, não conservam nenhuma lembrança. Coordenamos metodicamente as idéias, a fim de lhes dar mais seqüência, eliminando todos detalhes e acessórios supérfluos. Os pensamentos foram reproduzidos exatamente, e as palavras são também textuais, tanto quanto foi possivel recolhê-las pela audição.
Os acontecimentos se precipitam com rapidez. Assim não vos dizemos mais, como outrora: "Os tempos estão próximos"; agora dizemos "Os tempos estão chegados."
- Por estas palavras não entendeis um novo dilúvio, nem um cataclismo, nem um desabamento geral. Convulsões parciais do globo eram em todas as épocas e ainda se produzem, pois se devem à sua constituição, mas são sinais dos tempos.
Entretanto, tudo quanto está predito no Evangelho deve realizar-se neste momento, como reconhecereis mais tarde. Mas não tomeis os anunciados senão como figuras, cujo espírito, e não a letra, devem ser apreendidas. Todas as Escrituras encerram grandes verdades sob o véu da alegoria e é porque os comentadores se apegaram à letra que se confundiram. Faltou-lhes a chave para lhes compreender o verdadeiro sentido. Esta chave está nas descobertas da Ciência e nas leis do mundo invisivel, que o Espiritismo vos vem revelar. De agora em diante com o auxílio desses novos conhecimentos, o que era obscuro, torna-se claro e inteligível.
Tudo segue a ordem natural das coisas e as leis imutáveis de Deus, não serão perturbadas. Assim, não vereis milagres nem prodígios, nem nada sobrenatural, no sentido julgar ligado a estas palavras.
Não olheis o céu, para aí buscar sinais precursores, pois não os vereis e os que vô-los anunciam vos enganarão: mas olhai em torno de vós, entre os homens: é aí que os encontrareis.
Não sentis como um vento que sopra na Terra e agita todos Espíritos? O mundo está à espera e como que tomado por um vago pressentimento à aproximação da tempestade.
Não acrediteis, entretanto, no fim do mundo material: a Terra progrediu desde a sua transformação; deve progredir ainda, e não será destruída. Mas a humanidade chegou a um de seus períodos de transformação e a Terra vai elevar-se na hierarquia dos mundos.
Não é, pois, o fim do mundo material que se prepara, mas o todo mundo moral: é o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do egoímo, do orgulho, do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva alguns restos. Tudo acabará para ele com a geração que se vai e a geração nova erguerá o novo edifício que as gerações seguintes consolidarão e completarão.
De mundo de expiação, a Terra está chamada a tornar-se um dia um mundo feliz, e sua habitação será uma recompensa, em vez de uma punição. O reinado do bem aí deve suceder o do mal.
Para que os homens sejam felizes na Terra, é necessário que e seja apenas povoada de bons Espírítos, encarnados e desencarnados, que não quererão senão o bem. Sendo chegado este tempo, uma grande emigração se realiza neste momento, entre os que a habitam; os que fazem o mal pelo mal e não são tocados pelo bem, não sendo mais dignos da Terra transformada, dela serão excluídos, porque aí trariam novamente a perturbação e a confusão e seriam um obstáculo ao progresso. Irão expiar seu endurecimento nos mundos inferiores, para onde levarão os conhecimentos adquiridos e terão por missão fazê-lo progredir. Serão substituídos na Terra por Espíritos melhores, que farão reinar entre eles a justiça, a paz, a fraternidade.
A Terra, já o dissemos, não deve ser transformada por um cataclismo, que aniquilará subitamente uma geração. A geração atual desaparecerá gradualmente, e a nova a sucederá, sem que nada seja mudada na ordem natural das coisas. Tudo se passará, pois, externamente, como de hábito, com uma única diferença, mas esta é capital: uma parte dos Espíritos que aí se encarnavam não mais se encarnarão. Numa criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e votado ao mal que se tivesse encarnado, será um Espírito mais adiantado e dedicado ao bem. Trata-se, pois, muito menos de uma nova geração corporal que de uma nova geração de Espíritos. Assim, os que esperavam ver a transformação operar-se por efeitos sobrenaturais e maravilhosos estarão enganados.
A época atual é de transição. Confundem-se os elementos das duas gerações. Postos em ponto intermediário, assistis à partida de uma e à chegada da outra, e cada um já se assinala no mundo pelos caracteres que lhes são próprios.
As duas geracões que sucedem uma à outra têm idéias e pontos de vista opostos. Pela natureza das disposições morais, mas sobretudo das disposicões intuitivas e inatas, é fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.
Devendo a nova geração fundar uma era de progresso moral, distingue-se por uma inteligência e uma razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e das crenças espiritualistas, o que é sinal indubitável de um certo grau de adiantamento anterior. Não será composta exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores mas daqueles que, já tendo progredido, estão predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento regenerador.
Ao contrário, o que distingue os Espíritos atrasados é, para começar, a revolta contra Deus pela negação da Providência e de todo poder superior à humanidade depois, a propensão instintiva às paixões degradantes, aos sentimentos antifraternais do egoísmo, do orgulho, do ódio, do ciúme da cupidez, enfim a predominância do apego a tudo o que é material.
São esses os vícios de que a Terra deve ser expurgada pelo afastamento dos que recusam emendar-se, porque são incompatíveis com o reino da fraternidade e porque os homens de bem sofrerão sempre com o seu contato .. A Terra, deles ficará livre (porque irão à outros mundos, como aconteceu com Capela), e os homens marcharão sem entraves para o futuro melhor, que lhes está reservado aqui embaixo, como prêmio aos esforços e à perseverança, esperando que uma depuração ainda mais completa lhes abra a entrada dos mundos superiores.
Por esta emigração de Espíritos não se deve entender que todos os Espíritos retardatários sejam expulsos da Terra e relegados a mundos inferiores. Ao contrário, muitos aqui voltarão, porque muitos cederam ao arrastamento das circunstâncias e do exemplo; neles a casca era pior que o urne (interior). Uma vez subtraídos à influência da matéria e dos preconceitos do mundo corporal, em maioria verão as coisas de maneira completamente diferente do que quando vivos, do que tendes numerosos exemplos. Nisto são ajudados pelos Espíritos benevolentes, que por eles se interessam e que se esforçam em os esclarecer e lhes mostrar o falso caminho que seguiram. Por vossas preces e exortações, vós mesmos podeis contribuir para seu melhoramento, porque há solidariedade perpétua entre vivos e mortos.
Aqueles poderão, pois, voltar, com o que serão felizes, pois isto será uma recompensa. Que importa o que tiverem sido ou feito, se forem animados de melhores sentimentos. Longe de serem hostis à sociedade e ao progresso, serão auxiliares úteis, porque pertencerão à nova geração.
Não haverá, assim, exclusão definitiva senão para os Espíritos fundamentalmente rebeldes, aqueles que o orgulho e o egoísmo, mais que a ignorância, tornam surdos à voz do bem e da razão. Mas esses mesmos não estão votados a uma inferioridade perpétua e dia virá em que repudiarão o seu passado e abrirão os olhos à luz. Orai, pois, por esses endurecidos, a fim de que se emendem, enquanto é tempo, pois aproxima-se o dia da expiação.
Infelizmente, em sua maioria, desconhecendo a voz de Deus, persistirão em sua cegueira e sua resistência marcará o fim de seu reino por lutas terríveis. Em seu desvario, eles próprios correrão para a sua perda; impelirão à destruição, que gerará uma multidão de flagelos e calamidades, de sorte que, sem o querer, apressarão a chegada da ERA DA RENOVAÇÃO.
E como se a destruição não marchasse bastante depressa, ver-se-ão os suicídios multiplicando-se numa proporção incrível, até entre as crianças. A loucura jamais terá ferido um maior número de homens que, antes da morte, serão riscados do número dos vivos. São estes os verdadeiros sinais dos tempos. E tudo isto realizar-se-á pelo encadeamento das circunstâncias, assim como dissemos, sem que em nada sejam derrogadas as leis da natureza.
Contudo, através da nuvem sombria que vos envolve, e em cujo seio ronca a tempestade, já vedes surgirem os primeiros raios da era nova! A fraternidade lança os seus fundamentos em todos os pontos de globo e os povos se estendem as mãos; a barbárie se familiariza ao contato da civilização: os preconceitos de raça e de seita, que fizeram correr rios de sangue, se extinguem; o fanatismo e a intolerância perdem terreno, enquanto a liberdade de consciência penetra os costumes e torna-se um direito. Por toda a parte fermentam as idéias; vê-se o mal e experimentam-se os remédios; mas muitos marcham sem bússola e se tresmalham nas utopias. O mundo está num imenso trabalho de parto, que durará um século
(NOTA: Quando eles determinam um tempo, é necessário que o avaliemos, pois, lembrem-se da Bíblia onde dias correspondiam a períodos. Nem sempre o tempo por eles predito, correspondem todos aqueles em que pensamos, definimos.Edivaldo). Nesse trabalho, ainda confuso, vê-se, entretanto, dominar uma tendência para um objetivo: o da unidade e da uniformidade que predispõem à fraternização.
São ainda sinais do tempo. Mas, enquanto os outros são os da agonia do passado, os últimos são os primeiros vagidos da criança que nasce, os precursores da aurora que o próximo século verá levantar-se, porque então a nova geração estará em toda a sua força. Tanto a fisionomia do século dezenove difere da do século dezoito, sob certos pontos de vista, quanto a do século vinte será diferente da do dezenove, sob outros pontos de vista.
Um dos caracteres distintivos da nova geracão será a FÉ INATA; não a fé êxclusiva e cega, que divide os homens, mas a fé raciocinada, que esclarece e fortifica, que os une e os confunde num comum sentimento de amor a Deus e ao próximo. Com a geração que se extingue desaparecerão os últimos vestígios da incredulidade e do fanatismo, igualmente contrários ao progresso moral e social.
O Espiritismo é a via que conduz à renovação, porque arruina os dois maiores obstáculos que a ela se opõem: a incredulidade e o fanatismo. Dá uma fé sólida e esclarecida; desenvolve todos os sentimentos e todas as idéias que correspondem às vistas da nova geração. Por isto é como que inato e em estado de intuição no coração de seus representantes. A era nova vê-lo-á, pois, crescer e prosperar pela mesma força das coisas. Tornar-se-á a base de todas as crenças, o ponto de apoio de todas as instituições.
Mas, daqui até lá, quantas lutas terá ainda que sustentar contra os seus dois maiores inimigos: a incredulidade e o fanatismo que coisa bizarra! Se dão as mãos para o abater! Eles pressentem seu futuro e sua ruína; por isso o temem, pois já o vêem plantar sobre as ruínas do velho mundo egoísta, a bandeira que deve unir todos os povos. Na divina máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, lêem sua própria condenação, porque é o símbolo da nova aliança fraterna, proclamada pelo Cristo. Ela se lhes mostra como as palavras fatais do festim de Baltazar. E, contudo, deviam bendizer esta máxima, porque os garante contra todas as represálias da parte dos que perseguem. Mas não, uma força cega os impele a repelir a única coisa que os poderia salvar!
Que poderão eles contra o ascendente da opinião que os repudia? O Espiritismo sairá triunfante da luta, não o duvideis, porque está nas leis da natureza e é, por isto mesmo, imperecível. Vede por que multidão de meios a idéia se espalha e penetra em toda parte. Crede, mesmo, que esses meios não são fortuitos, mas providenciais; aqui que, à primeira vista, pareceria dever prejudicá-lo, é precisamente o que ajuda a sua propagação.
Em breve verá surgirem campeões altamente considerados entre os homens mais considerados e mais acreditados, que o apoiarão com a autoridade de seu nome e de seu exemplo, e imporão silêncio aos seus detratores, porque não ousarão tratá-los de loucos. Esses homens estudam em silêncio e mostrar-se-ão quando chegar o momento propício. Até lá, é útil que se mantenham à distância.
Assim, em breve vereis as artes aí beber, como numa fonte fecunda, e traduzir seus pensamentos e os horizontes que descobre pela pintura, a música, a poesia e a literatura. Já vos foi dito que haverá um dia uma arte espírita, como houve a arte pagã e a arte cristã, e é uma grande verdade, porque os maiores gênios nele se inspirarão.
Em breve vereis os seus primeiros esboços e, mais tarde, ele tomará a classe que deve ter.
Espíritas, o futuro é vosso e de todos os homens de coração e devotamento. Não temais os obstáculos, pois nenhum poderá entravar os desígnios da Providência. Trabalhai sem desanimar e agradecei a Deus por vos haver colocado na vanguarda da nova falange. E um posto de honra que vós mesmos pedistes, e do qual vos deveis tornar digno pela vossa coragem, perseverança e devotamento. Felizes os que sucumbirem nesta luta contra a força; mas, no mundo dos Espíritos a vergonha será para os que sucumbirem pela fraqueza ou pela pusilanimidade. Aliás, as lutas são necessárias para fortificar a alma; o contato do mal faz apreciar melhor as vantagens do bem. Sem as lutas que estimulam as faculdades, o Espiritismo deixar-se-ia arrastar a uma despreocupação funesta ao seu adiantamento. As lutas contra os elementos desenvolvem as forças físicas e a inteligência; as lutas contra o mal desenvolvem as forças morais.

OBSERVAÇÕES:
1°.) A maneira por que se opera a transformação é muito simples e, como se vê, é toda moral e em nada se afasta das leis da natureza. Por que,então, os incrédulos repelem essas idéias, desde que nada têm de sobrenatural? E que, segundo eles, a lei de vitalidade cessa com a morte do corpo, ao passo que para nós ela prossegue sem interrupção; eles restringem sua ação e nós a estendemos. Eis por que dizemos que os fenômenos da vida espirituai não saem das leis da natureza. Para eles o sobrenatural começa onde acaba a apreciação pelos sentidos.
2°.) Quer os Espíritos da nova geração sejam novos Espíritos melhores, ou os antigos Espíritos melhorados, o resultado é o mesmo. Desde o momento que trazem melhores disposições é sempre uma renovação. Os Espíritos encarnados formam assim duas categorias, conforme suas disposições naturais: de uma parte, os Espiritos retardatários que partem, do outro os Espíritos progressistas que chegam. O estado dos costumes e da sociedade estará, pois, num povo numa raça ou no mundo inteiro, na razão do das duas categorias, que tiver a preponderância.
Para simplificar a questão, seja dado a um povo, num grau qualquer de adiantamento, e composto de vinte milhões de almas, por exemplo. A renovação dos Espíritos, sendo feita à medida das extinções, isoladas ou em massa, necessariamente houve um momento em que a geração dos Espíritos retardatários ultrapassava em número a dos Espíritos progressistas que apenas contavam raros representantes sem influência, e cujos esforços para fazer predominar o bem e as idéias progressistas seriam paralisadas. Ora, partindo uns e chegando outros, contrabalança. Mais tarde, os recém-chegados são maioria e sua influência torna-se preponderante, posto que ainda entravada pela dos primeiros; estes, continuando a diminuir, ao passo que os outros se multiplicam, acabarão por desaparecer, chegará então um momento em que a influência da nova geração será exclusiva.
Assistimos a esta transformação, ao conflito que resulta da luta das idéias contrárias, que tentam implantar-se. Umas marcham com a bandeira do passado, outras com a do futuro. Se se examinar o estado atual do mundo, reconheceria que, tomada em conjunto, a humanidade terrena ainda está longe do ponto intermediário, em que as forças se contrabalançam; que os povos, considerados isoladamente, estão a uma grande distância uns dos outros, nesta escada; que alguns atingem este ponto, mas nenhum ainda o ultrapassou. Aliás, a distância que os separa dos pontos extremos está longe de ser igual em duração; e, uma vez transposto o limite, o novo caminho será percorrido com tanto mais rapidez, quando uma porção de circunstâncias virão aplainar.
Assim se realiza a transformação da humanidade. Sem a emigração, isto é, sem a partida dos Espíritos retardatários, que não devem voltar, ou que não devem voltar senão depois de se haverem melhorado, a humanidade terrena nem por isto ficará indefinidamente estacionária, porque os espíritos mais atrasados por sua vez progridem; mas teriam sido precisos séculos, talvez milhares de anos, para atingir o resultado que meio século bastará para realizar.
Uma comparação vulgar dará melhor ainda a compreender o que se passa em tal circunstância. Suponhamos um regimento composto, em grande maioria, de homens turbulentos e indisciplinados: estes provocarão incessantes desordens: que a severidade da lei penal muitas vezes terá dificuldade em reprimir. Esses homens são os mais fortes, porque mais numerosos: sustentam-se, encorajam-se e se estimulam pelo exemplo. Alguns bons não tem influência; seus conselhos são desprezados; são escarnecidos e maltratados pelos outros e sofrem este contato. Não é a imagem da sociedade atual?
Suponhamos que tais homens sejam retirados do regimento, um a um, dez a dez, cem a cem e substituídos por número igual de bons soldados, mesmo pelos que tiverem sido expulsos, mas que se tenham corrigido; ao cabo de algum tempo ter-se-á sempre o mesmo regimento, mas transformado; a boa ordem nele terá substituído a desordem. Assim será com a humanidade regenerada.
As grandes levas coletivas não só terão como objetivo ativar as saídas, mas transformar mais rapidamente o espírito da massa, desembaraçando-a das más influências e dando maior ascendente às idéias novas.
É porque muitos, mau grado suas imperfeições, estão maduros para essa transformação, que muitos partem a fim de se retemperar numa fonte mais pura. Se tivessem ficado no mesmo meio e sob as mesmas influências, teriam persistido em suas opiniões e sua maneira de ver as coisas. Uma estada no mundo dos Espíritos basta para lhes abrir os olhos, porque aí vêem o que não podiam ver na Terra. O incrédulo, o fanático, o absolutista poderão, assim, voltar com idéias inatas de fé, de tolerância e de liberdade. Por sua vez, encontrarão as coisas mudadas e sofrerão o ascendente do novo meio onde nascerem. Em vez de fazer oposição às idéias novas, serão seus auxiliares.
A regeneração da humanidade, assim, absolutamente não necesssita a renovação integral dos Espíritos: basta uma modificação em suas disposições morais; essa modificação opera-se em todos os que a isto forem predispostos, quando subtraídos à influência perniciosa do mundo. Os que voltarem então não serão sempre outros Espíritos, mas, muitas vezes, os mesmos Espíritos, pensando e sentindo diversamente.
Quando essa melhora for isolada e individual passará inapercebida e não terá influência ostensiva no mundo. O efeito será outro quando for operada simultaneamente em grandes massas. Porque, então, conforme as proporções, em uma geração as idéias de um povo ou de uma raça poderão ser profundamente modificadas.
É o que se nota quase sempre depois dos grandes abalos que dizimam populações. Os flagelos destruidores só destroem o corpo; mas não atingem o Espírito; ativam o movimento de vai-e-vem entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, em conseqüência do movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados.
É um desses movimentos gerais que se opera neste momento, e que deve determinar o remanejamento da humanidade. A multiplicidade das causas de destruição é um sinal característico dos tempos, pois estas devem apressar o surgimento dos novos germes. São as folhas de outono que caem, e às quais sucederão novas folhas, cheias de vida. Porque a humanidade tem as suas estações, como os indivíduos as suas idades. As folhas mortas da humanidade caem, levadas pelas rajadas e pelos ventos, mas para renascer mais vivazes, sob o mesmo sopro de vida, que não se extingue, mas se purifica.
Para o materialista, os flagelos destruidores são calamidades sem compensação, sem resultados úteis, pois que, segundo ele aniquilam os seres sem retorno. Mas para o que sabe que a morte apenas destrói o envoltório, eles tem as mesmas conseqüências e não lhe causam o menor pavor, porque compreende o seu objetivo e sabe também que os homens não perdem mais morrendo em conjunto do que isoladamente, desde que, de um ou de outro modo, é preciso sempre lá chegar.
Os incrédulos rirão destas coisas e as tratarão como quimeras. Mas digam o que disserem, não escaparão à lei comum: cairão por sua vez, como os outros, e, então que lhes acontecerá? Dizem: nada. Mas viverão, a despeito de si mesmos e um dia serão forçados a abrir os olhos.
NOTA: A comunicação seguinte nos foi dirigida durante a viagem que acabamos de fazer, por um dos nossos protetores invisíveis. Posto tenha um caráter pessoal, liga-se também, à grande questão que acabamos de tratar e a confirmar. E, a esse título, é tanto melhor aqui colocada, quanto as pessoas perseguidas por suas crenças espíritas nela encontrarão úteis encorajamentos. Paris, 1° de setembro de 1866.

"Já faz bastante tempo que não faço ato de presença em vossas reuniões, dando uma comunicação assinada com o meu nome. Não julgueis, caro mestre, que seja por indiferença ou esquecimento, mas eu não via necessidade de manifestar-me e deixava a outros mais dignos o cuidado de vos dar instruções úteis. Entretanto, lá estava e seguia com o maior interesse os progressos desta cara doutrina, à qual devo a felicidade e a calma dos últimos anos de minha vida. Eu lá estava, e o meu bom amigo, Sr. T ... vos deu mais de uma vez a certeza, durante suas horas de sono e de êxtase. Ele inveja minha felicidade e também aspira vir para o mundo que habito agora, quando o contempla brilhando no céu estrelado e refere o seu pensamento às suas rudes provas.
"Eu também as tive muito penosas. Graças ao Espiritismo eu as suportei sem me lastimar e as bendigo agora, pois lhes devo o meu adiantamento. Que ele tenha paciência: dizei-lhe que para cá virá um dia, mas que antes deve voltar à Terra, para vos ajudar na inteira realização de vossa tarefa. Mas então, como tudo estará mudado! Julgar-vos-eis ambos num mundo novo.
"Meu amigo, enquanto puderdes, repousai o espírito e o cérebro, fatigados pelo trabalho; reuni forças materiais, porque em breve muito tereis que gastar. Os acontecimentos, que de agora em diante vão suceder-se com rapidez, vos chamarão à estacada. Sede firme de corpo e de espírito, a fim de estardes em condições de lutar com vantagem. Então será preciso lutar sem descanso. Mas, como já vos disseram, não estareis só para levar o fardo: auxiliares sérios mostrar-se-ão, quando for tempo. Escutai, pois, os conselhos do bom doutor Demeure e guardai-vos de toda fadiga inútil ou prematura. Aliás, lá estaremos para vos aconselhar e vos advertir.
"Desconfiai dos dois partidos extremos que agitam o Espiritismo, quer para o prender ao passado, quer para precipitar sua corrida para a frente. Temperai os ardores prejudiciais e não vos deixeis arrastar pelas tergiversações dos tímidos ou, o que é mais perigoso, mas que infelizmente é muito verdadeiro pelas sugestões dos emissários inimigos.
"Marchai com passo firme e seguro, como tendes feito até aqui, sem vos inquietar com o que digam à direita ou à esquerda, seguindo a inspiração dos vossos guias e da vossa razão, e não vos arriscareis a fazer cair o carro do Espiritismo pelo barranco. Cegos e presunçosos! Ele passará, a despeito dos obstáculos, e não deixará no abismo senão os seus inimigos e os seus invejosos desconcertados por terem servido ao seu triunfo.
"Os fenômenos vão surgir de todos os lados, sob os mais variados aspectos, e já surgem. Mediunidade curadora, doenças incompreensíveis, efeitos físicos inexplicáveis pela Ciência, tudo se reunirá num futuro próximo, para assegurar nossa vitória definitiva, para a qual concorrerão novos defensores.
Mas quantas lutas ainda a sustentar e, também, quantas vitórias!
Não sangrentas, sem dúvida, mas feridas em seus interesses e em suas afeições. Mais de um cairá ao peso das inimizades desencadeadas contra tudo o que sua firmeza na adversidade! Por isto serão bem recompensados, mesmo aqui e materialmente. As perseguições são as provas de sinceridade de sua fé, de sua coragem e de sua perseverança. A confianca que houverem posto em Deus não será vã. Todos os sofrimentos, todos os vexames, todas as humilhações que tiverem suportado pela causa serão títulos dos quais nenhum será perdido. Os bons Espíritos velam por eles e os contam e saberão bem separar os devotamentos sinceros das dedicações fictícias. Se a roda da fortuna os trair momentaneamente e os lançar no pó, em breve os erguerá mais alto que nunca, dando-lhes a consideração pública e destruindo os obstáculos amontoados em seu caminho. Mais tarde alegrar-se-ão por terem pago seu tributo à causa e, quanto maior esse tributo, mais bela será a sua parte.
"Nesses tempos de provas, ser-vos-á necessário prodigalizar a todos a vossa força e a nossa firmeza, a todos serão precisos encorajamento e conselhos. Também se faz necessário fechar os olhos às defecções dos mornos e dos covardes. Por vossa própria conta, também tereis muito a perdoar...
"Mas eu páro aqui, porque se vos pressentir quanto ao conjunto dos acontecimentos, nada me é permitido precisar. Tudo quanto vos dizer é que não sucumbiremos na luta. Podem cercar a verdade com as trevas do erro, mas é impossivel abafá-la. Sua chama é imortal e se fará mais cedo ou mais tarde."
VIÚVA F...
Allan Kardec, Revista Espírita

65148472-c83e-4c00-b8c2-cd4bf1ba1796_6.jpg
Mensagem

Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada
célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de
meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não
existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos,
micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse
no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede
recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a
própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a
imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como
um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as
posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o
meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da
cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua
vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em
seu mundo íntimo.

Prece de Encerramento

Deus eterna Bondade


"Deus de eterna bondade, em prece de louvor entrego-te minha alma,
sê bendito meu pai em todos os recursos, ferramentas, processos e medidas dos quais te utilizasses à fim de que eu perceba que tudo devo à ti.
Agradeço-te pois o tesouro da vida,
a presença do amor,
a constância do tempo,
o sustento da fé,
o calor da esperança que me acena o porvir,
o santo privilégio de servir,
o pensamento reto que me faz discernir o que é mau e o que é bem, na clara obrigação de nunca desprezar ou de ferir alguém ...
Agradeço-te ainda, a visão das estrelas à esmaltarem de glória o lar celeste,
as flores do caminho,
os braços que me amparam e os gestos de carinho dos corações queridos que me deste.
Por tudo te agradeço e QUANDO te aprouver despojar-me dos bens com que me exaltas ... ensina-me senhor à devolver tudo o que me emprestas-te ...
Mas por piedade ó pai , deixa-me em tudo por apoio e dever , a benção de ACEITAR e o dom de COMPREENDER. " -

Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).

Postado por Santo Andre Expansão às Segunda-feira, Agosto,05, 2013Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!

Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com

Marcos Evangelista
Barretomarcosevangelistabarreto@gmail.com

Victor Passos
caminheirodapaz@gmail.com

Novos Links - façam.- se seguidores

Evangelho do lar S.André Expansão


Espiritismo em Debate

Atendimento Fraterno Directo


Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog – http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com
Orientador - Victor Passos














Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...