2018/04/08

A porta estreita




images (5).jpg

Evangelho no Lar para   09/04/ 2018 com início às 21 horas

  • A porta estreita
Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Paz e luz em vossos lares
Prece Inicial

Iluminação

Senhor se no mundo que me cerca eu não puder enxugar uma lágrima
Não conseguir dizer uma palavra de conforto fazer alguém sorrir de verdade
O Deus se eu não souber ser justo humilde atencioso e promotor da esperança na
terra.
Se não puder lutar contra as injustiças,agir com dignidade
Deixar de me irritar com as pequenas coisas
Compreender que os outros também têm suas limitações
Senhor se eu não souber aceitar a tua vontade acima da minha própria vontade
Então, não permita que eu condene as guerras e ore pela paz
Não aceita a oferta que eu te oferecer. Nem escute os meus constantes pedidos de
socorro. Mas quando vier te pedir perdão.
Oh Deus, perdoa-me por inteiro e lava meu coração no sangue da nova e eterna
aliança contigo por meio de Jesus teu filho amado. Ilumina a minha inteligência
e a minha vontade, para que eu possa viver na tua presença todas as horas do dia e todos os dias da vida.
Amem em Jesus

novologo3.png

Leitura.

A porta estreita

Allan Kardec, no O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 18, desenvolve o tema: Muitos são os Chamados e poucos os Escolhidos, com o subtítulo: Porta Estreita, mencionando Mateus, 7:13-14: Entrai pela porta estreita, porque larga ó a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição.
Allan Kardec, ao explicar esta parábola no referido livro,'2' indica que a porta da perdição é larga, porque as más paixões são numerosas e o caminho do mal é mais frequentado. A porta da salvação é estreita, porque o homem que deseja transpô-la deve fazer grandes esforços para vencer suas más tendências e poucos se resignam a isso.

Emmanuel, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, nos auxilia: Em nos referindo às portas referidas por Jesus de Nazaré, sem dúvida, a porta estreita e a porta larga pertencem à Muralha do Templo, situadas à frente de todos nós. Explica ainda Emmanuel que a porta estreita revela o acerto espiritual que permite ao homem marchar na senda evolutiva e a porta larga expressa o desequilíbrio interior do homem.
E sinaliza, em conclusão: Aquém da Muralha, o passado e o presente. Além da Muralha, o futuro e a eternidade. A travessia de uma c portas é ação compulsória para todas as criaturas.

Contextualização - Neste sentido, colocando esta questão na atualidade com base na explicação de Allan Kardec e de Emmanuel, que indica textualmente que a porta larga é a entrada da ilusão e a saída, pelo reajuste de outro lado, a porta estreita é a saída do erro e a entrada, a porta renovação, esta parábola nos leva a considerações pertinentes ao nosso século e, notadamente, nos rumos da sociedade e, em particular, a brasileira, chamado Terceiro Milênio, em que já entramos, será a Era Nova do pessimismo (a porta larga?) ou será a Era Nova do otimismo (a porta estreita?).
Para Doutrina Espírita, admitimos, a expressão Terceiro Milênio é uma metáfora quer dizer, uma palavra empregada no sentido figurado. É uma metáfora sobre duas formas: a) - utopia, estabelecida com o fundamentalismo religioso, que prega a volta do Messias e o "Fim do Mundo", conforme expressões textuais do livro do Apocalipse, de João, na Bíblia, ou pelo movimento chamado New Age, que prega a volta do Messias através de naves interplanetárias; (b) distopia, estabelecida pela ação do homem na Sociedade sobre a Natureza devido ao poder do avanço técnico-científico neste século, conseqüentemente, pelo aniquilamento de possíveis armas, sob o poderio hegemônico de um grande império político-militar mundial, ou pelo terrorismo internacional ou ainda, por ambos.

Tem-se ainda o efeito estufa, a destruição da camada de gás ozônio, o empobrecimento dos solos agrários pela desertificação e outros. Não obstante neste contexto, emerge, na utopia, no lado positivo, um ressurgimento da Espiritualidade no desenrolar do Terceiro Milênio, pelo renascimento religioso entre a população. Esse renascimento, admitimos, seria a reafirmação de valores morais e espirituais entre a população sem abandonar os avanços tecno-científicos desta civilização globalizada, intensamente tecnológica e sob hegemonia imperial.
E é neste contexto que a Doutrina Espírita não elabora quaisquer tipos de predições proféticas. Admite, isto sim, que o Terceiro Milênio que estamos vivenciando seja uma simples etapa da evolução histórica da civilização.

Conclusão - A Era Nova do otimismo (a porta estreita), referida na parábola, poderá se concretizar pela descoberta oficial da realidade espiritual, através da fenomenologia mediúnica. E, neste contexto, a contribuição doutrinária muito poderá auxiliar pela reafirmação da existência de Deus, reflexionada através da observação da Natureza e, notadamente, da visão do imenso Universo sem fim; a existência e sobrevivência do Espírito envolvido pelo perispírito, em evolução na Terra e a projeção de evolução em outros mundos materiais e espirituais habitados nas milhares de galáxias espalhadas pelo Universo.

E é neste contexto que homem opta pela fé raciocinada, a única que não se opõe à nossa consciência e que resulta de um exame nítido e sincero, que não permite fanáticos nem supersticiosos. Estes argumentos do conteúdo doutrinário espírita não quer crentes, sectários do dogma: quer homens livres. E ainda mais: A fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da Humanidade, neste século 21.

65148472-c83e-4c00-b8c2-cd4bf1ba1796_6.jpg
Esclarecimento

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição,
e muitos são os que entram por ela, porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à
vida, e poucos há que a encontram." (Mateus, 7:13-14)

Na realidade mostra-se cômodo, acessível e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que por ele ingressam.
A vida terrena oferece vários atrativos: a riqueza, a vaidade, a ostentação, além de muitas outras comodidades transitórias e, sem dúvida, elevado é o contingente de pessoas que por ele penetra.
Entretanto, esse caminho é enganador, porque conduz as almas ao descalabro moral, ele é em declive, o seu acesso é fácil, porém, quando se chega ao seu término nota-se o engano.
A volta, então, é penosa, cheia de percalços. Surgem as expiações e tribulações terrenas.
O caminho estreito é o caminho da responsabilidade, do trabalho, do esfôrço interior, da maternidade, da paternidade, dos encargos.

Ele é espinhoso, pedregoso, estreito, e não oferece quase nenhum atrativo. Por isso, poucos são os que o procuram.
Entretanto, esse caminho apesar de áspero é ascendente.
Ele conduz as almas para Deus. É o caminho dos que sofrem, dos que passam fome, dos perseguidos pelo amor da justiça, dos que choram, dos que experimentam fadigas e suores.
Porém, quando chegar ao seu término, aquele que por ele adentrou verá o acerto de sua decisão. A sua alma triunfou da jornada terrena, aproximou-se mais do Criador e receberá as recompensas que o Mestre prometeu no Sermão da Montanha.
Maria Madalena foi uma criatura que estava adentrando a porta larga, porém, ouvindo as palavras esclarecedoras de Jesus Cristo, tomou iniciativa diferente, largou todas as vantagens do caminho espaçoso e fácil, para tomar os encargos da porta estreita, acompanhando o Mestre em sua trajetória terrena, secundando-o em Sua missão redentora.
Por isso, ela tornou-se paradigma para todos aqueles que situam a reforma interior acima dos interesses mais imediatos.


Mensagem

Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada
célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de
meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não
existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos,
micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse
no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede
recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a
própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a
imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como
um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as
posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o
meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da
cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua
vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em
seu mundo íntimo.

Prece de Encerramento

Deus eterna Bondade


"Deus de eterna bondade, em prece de louvor entrego-te minha alma,
sê bendito meu pai em todos os recursos, ferramentas, processos e medidas dos quais te utilizasses à fim de que eu perceba que tudo devo à ti.
Agradeço-te pois o tesouro da vida,
a presença do amor,
a constância do tempo,
o sustento da fé,
o calor da esperança que me acena o porvir,
o santo privilégio de servir,
o pensamento reto que me faz discernir o que é mau e o que é bem, na clara obrigação de nunca desprezar ou de ferir alguém ...
Agradeço-te ainda, a visão das estrelas à esmaltarem de glória o lar celeste,
as flores do caminho,
os braços que me amparam e os gestos de carinho dos corações queridos que me deste.
Por tudo te agradeço e QUANDO te aprouver despojar-me dos bens com que me exaltas ... ensina-me senhor à devolver tudo o que me emprestas-te ...
Mas por piedade ó pai , deixa-me em tudo por apoio e dever , a benção de ACEITAR e o dom de COMPREENDER. " -

Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).

Por uma Humanização Evangedlizadora no Mundo
Victor Passos

Manuel Altino

manuelaltinosoares@gmail.com

Novos Links - façam.- se seguidores

Evangelho do lar S.André Expansão
Espiritismo em Debate

Atendimento Fraterno Directo


Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Blog – http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Orientadores:
Victor Passos
Manuel Altino


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...