2013/08/08

Pecado por pensamento e adultério







Santo André Expansão Evangelizadora do Lar

Capítulo 8 – BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO

Pecado por pensamento e adultério



Evangelho no Lar para 12/08/ 2013 com início às 21 horas

Estimadas irmãs e irmãos em Cristo.
Diariamente temos novos elementos em nosso grupo, por isso, esclarecemos que se
você não desejar receber mais nossas mensagens, pedimos o favor de nos informar
através do @ que a recebeu, respeitaremos a manifestação de vossos sentimentos e
os respeitaremos promovendo a exclusão se seu e-mail de nossa lista.

Nota ; Amigos visto estar a substituir nosso Irmão Ananias, tomarei caminho de
Evangelho por outro angulo e depois ele retornará a dar sequência a seu
trabalho.

Prece Inicial

Iluminação

Senhor se no mundo que me cerca eu não puder enxugar uma lágrima
Não conseguir dizer uma palavra de conforto fazer alguém sorrir de verdade
O Deus se eu não souber ser justo humilde atencioso e promotor da esperança na
terra
Se não puder lutar contra as injustiças,agir com dignidade
Deixar de me irritar com as pequenas coisas
Compreender que os outros também têm suas limitações
Senhor se eu não souber aceitar a tua vontade acima da minha própria vontade
Então, não permita que eu condene as guerras e ore pela paz
Não aceita a oferta que eu te oferecer. Nem escute os meus constantes pedidos de
socorro. Mas quando vier te pedir perdão.
Oh Deus, perdoa-me por inteiro e lava meu coração no sangue da nova e eterna
aliança contigo por meio de Jesus teu filho amado. Ilumina a minha inteligência
e a minha vontade, para que eu possa viver na tua presença todas as horas do dia e todos os dias da vida.
Amem em Jesus

3. Leitura do Evangelho

Pecado por Pensamento e Adultério

5. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo o que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já no seu coração adulterou com ela. (Mateus, V: 27-28).

6. A palavra adultério não deve ser aqui entendida no sentido exclusivo de sua acepção própria, mas com sentido mais amplo. Jesus a empregou freqüentemente por extensão, para designar o mal, o pecado, e todos os maus pensamentos, como, por exemplo, nesta passagem: "Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, acompanhado dos santos anjos". (Marcos, VIII: 38).
A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento, pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal. Foi isso que Jesus quis dizer, condenando o pecado, mesmo em pensamento, porque ele é um sinal de impureza.

7. Este princípio leva-nos naturalmente a esta questão: sofrem-se as conseqüências de um mau pensamento que não se efetivou?
Temos de fazer aqui uma importante distinção. À medida que a alma, comprometida no mau caminho, avança na vida espiritual, vai-se esclarecendo, e pouco a pouco se liberta de suas imperfeições, segundo a maior ou menor boa vontade que emprega, em virtude do seu livre-arbítrio. Todo mau pensamento é portanto o resultado da imperfeição da alma. Mas, de acordo com o desejo que tiver de se purificar, até mesmo esse mau pensamento se torna para ela um motivo de progresso, porque o repele com energia. É o sinal de uma mancha que ela se esforça por apagar. Assim, não cederá à tentação de satisfazer um mau desejo, e após haver resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.
Aquela que, pelo contrário, não tomou boas resoluções, ainda busca a ocasião de praticar o mau ato, e se não o fizer, não será por não querer, mas apenas por falta de circunstâncias favoráveis. Ela é, portanto, tão culpada, como se o houvesse praticado.
Em resumo: a pessoa que nem sequer concebe o mau pensamento, já realizou o progresso; aquela que ainda tem esse pensamento, mas o repele, está em vias de realizá-lo; e por fim, aquela que tem esse pensamento e nele se compraz, ainda está sob toda a força do mal. Numa, o trabalho está feito; nas outras, está por fazer. Deus, que é justo, leva em conta todas essas diferenças, na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.

Comentário

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo o que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já no seu coração, adulterou com ela.” (Mateus,V:27e28)

Kardec esclarece, no primeiro parágrafo, que a palavra adultério, no texto não deve ser entendida no significado exclusivo próprio, mas no sentido mais amplo de mal, erro, pecado. Cita, para mostrar que Jesus a empregava algumas vezes, nesse sentido mais amplo, uma passagem de Marcos, VIII:38 : “ Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, acompanhado dos santos anjos.”
O que fica bem evidenciado, nas palavras de Jesus, citadas por Mateus, é que não se erra tão somente, por atos, mas também por pensamentos, visto que quem tem o coração puro, não sente o mal e nem pensa nele. Sente, pensa e faz somente o bem. Percebe o mal ao seu redor, mas compreende-o como fruto da ignorância e da imperfeição.
O pensamento mau, proveniente de um sentimento mau, demonstra a imperfeição do homem, seu grau de impureza.
Podemos, assim, avaliar nossas imperfeições pelos pensamentos, que nos surgem na mente, em relação às situações, às pessoas, em nosso dia-a-dia.
E, se estivermos atentos, com vontade de melhorarmo-nos, esta percepção se torna um importante instrumento do conhecimento de nós próprios, necessário para a nossa melhoria interna, da qual dependem nossa felicidade e nossa paz, no presente e no futuro.
Jesus chamou-nos, a todos, ao conhecimento pessoal, indispensável à evolução do Espírito imortal, quando disse que o desejo do mal, em pensamento, já é uma falta, que revela uma imperfeição, um mau sentimento.
“Criando o pensamento imagens fluídicas, ele reflete no invólucro perispiritual como num espelho; aí toma forma e é, de certo modo, fotografado. Se um homem, por exemplo, tem idéia de matar outro, mesmo que o seu corpo material permaneça impassível, o seu corpo fluídico é posto em ação pelo pensamento do qual produz todas as nuanças. Executa, fluidicamente, o gesto, o ato que deseja realizar. O pensamento cria a imagem da vítima e a cena inteira se desenha, como um quadro, tal como está em seu espírito.”1

Se a vítima estiver com sentimentos e pensamentos negativos, pode sofrer o impacto do ataque, as vibrações agressivas, que se manifestará por sensações desagradáveis, sentindo medo ou revolta, sem saber porquê. Se estiver bem, em atividades nobres, ou em equilíbrio, nada sofrerá.
Jesus sabia do que falava!
Se um homem pensa em caluniar um outro, mas não o faz, por medo de ser descoberto e apontado como um caluniador, pelo outro e/ou por seus amigos, ou pela sociedade, é sinal de que tem, em si, essa imperfeição, com a qual já prejudicou muitas pessoas, em um passado distante ou próximo.
Constatando esse fato, pode trabalhar dentro de si, para eliminar essa tendência de caluniar, de querer prejudicar os seus desafetos, não executando esse mau pensamento, não pelo medo de ser descoberto, mas por querer libertar-se dessa imperfeição moral.
Ao mesmo tempo pode e deve ir procurando desculpar sempre, tentando compreender as dificuldades dos outros, vendo-os como pessoas que também lutam com suas imperfeições.
Um dia, nesta ou em outra existência ou no plano espiritual, alguém lhe apontará sua capacidade de compreender, de desculpar o outro, e ele vai sentir um prazer imenso de sentir-se incapaz de ferir alguém, seja por que meio for.

Assim, há os que nem percebem o quanto de pensamentos negativos lhe vêem à mente e, se os percebe, busca realizá-los ou tenta justificá-los e justificar-se. Ainda não iniciaram sua transformação moral.

Há os que, em os percebendo, lutam por afastá-los, conseguindo às vezes, executando-os em outras, sofrendo as conseqüências dos atos, recomeçando o esforço de modificar-se, e, assim, de luta em luta, através de experiências boas ou desagradáveis, vai combatendo o “ bom combate”, até à vitória, que é transformar-se, moralmente, agora e sempre.
Há ainda, os que estão atentos a eles, compreendendo-os como efeitos de maus sentimentos e buscam afastá-los no desenvolvimento dos sentimentos nobres dentro de si.
Assim, na medida do aperfeiçoamento de cada um, que se faz à custa de muita luta interior, através do bom uso do livre-arbítrio, o homem vai se reformando devagar, mas, continuamente, tornando-se melhor pessoa.
Respondendo à pergunta por ele elaborada: Sofrem-se as consequências de um mau pensamento que não se efetivou? Kardec termina : “Em resumo: a pessoa que nem sequer concebe o mau pensamento, já realizou o progresso. Aquela que ainda tem esse pensamento, mas o repele, está em vias de realizá-lo; e, por fim, aquela que tem esse pensamento e se compraz, ainda está sob toda força do mal. Numa, o trabalho está feito; nas outras, está por fazer. Deus, que é justo, leva em conta todas essas diferenças, na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.”
Desse modo, repetimos, sempre que o homem está se esforçando para corrigir-se, transformar-se, no desenvolvimento das suas qualificações nobres, que traz em si, está no caminho da sua redenção.
Se a má ação não se concretizou por falta de oportunidade, ou por medo ou pressão externa, será como se a tivesse praticado.
Mas, se não foi realizada pela consciência de que estaria infringindo a lei do Bem, demonstrando uma intenção de vivenciar essa lei maior, as consequências serão o prazer de haver vencido a tentação do momento e o fortalecimento da vontade em viver de acordo com as leis divinas.

Vibrações

Senhor ilumina todos os lares, hospitais, Hospícios, cadeias e todo Universo de
necessitados
Pai celestial, que habitais o meu interior, impregna com a Tua Luz vital cada
célula de meu corpo, expulsando todos os males, pois estes não fazem parte de
meu ser. Na minha verdadeira realidade, como filho de Deus perfeito que sou, não
existe doença; por isso que se afaste de mim todo o mal, todos os bacilos,
micróbios, vírus, bactérias e vermes nocivos, para que a perfeição se expresse
no meu corpo, que é templo de Divindade.
Pai teu Divino filho Jesus disse: pedi e recebereis, porque todo aquele que pede
recebe, portanto, tenho absoluta certeza de que a minha oração da cura já é a
própria cura. Para mim agora, só existe esta verdade: a cura total. Mesmo que a
imagem do mal permaneça por algum tempo no meu corpo, só existe em mim agora a
imagem mental da cura e a verdade da minha saúde perfeita.
Todas as energias curadoras existentes em mim estão atuando intensamente, como
um exército poderoso e irresistível, visando os inimigos, fortalecendo as
posições enfraquecidas, reconstruindo as partes demolidas, regenerando todo o
meu corpo.
Sei que é o poder de Deus agindo em mim e realizando o milagre maravilhoso da
cura perfeita.
Esta é a minha verdade mental. Esta portanto é a verdade do meu corpo.
Agradeço-te, oh! pai, porque Tu ouvistes a minha oração.
Dou-te graças, com toda alegria e com todas as forças interiores porque tua
vontade de perfeição e saúde aconteceram em mim, em resposta ao meu pedido.
Assim é e assim será.
Um fraternal abraço, e a nossa vibração com a certeza de que a Paz se fará em
seu mundo íntimo.

Prece de Encerramento

Deus eterna Bondade


"Deus de eterna bondade, em prece de louvor entrego-te minha alma,
sê bendito meu pai em todos os recursos, ferramentas, processos e medidas dos quais te utilizasses à fim de que eu perceba que tudo devo à ti.
Agradeço-te pois o tesouro da vida,
a presença do amor,
a constância do tempo,
o sustento da fé,
o calor da esperança que me acena o porvir,
o santo privilégio de servir,
o pensamento reto que me faz discernir o que é mau e o que é bem, na clara obrigação de nunca desprezar ou de ferir alguém ...
Agradeço-te ainda, a visão das estrelas à esmaltarem de glória o lar celeste,
as flores do caminho,
os braços que me amparam e os gestos de carinho dos corações queridos que me deste.
Por tudo te agradeço e QUANDO te aprouver despojar-me dos bens com que me exaltas ... ensina-me senhor à devolver tudo o que me emprestas-te ...
Mas por piedade ó pai , deixa-me em tudo por apoio e dever , a benção de ACEITAR e o dom de COMPREENDER. " -

Momento da Fluidificação das águas (bênçãos).

Santo André Expansão Evangelizadora do Lar
Brasil e Portugal, para: A Europa e o Mundo.
Por uma Humanidade mais Cristã!

Rinnovo dell'Anima :
Nossas ferramentas de comunicação, associem-se ao nosso Grupo e Blog:
Ananias Luiz Barreto ananiasbarreto@gmail.com
Hananias Huiz Bharreto peregrinosnolar.evangelho@gmail.com

Marcos Evangelista

Victor Passos

Novos Links - façam.- se seguidores

Evangelho do lar S.André Expansão


Espiritismo em Debate

Atendimento Fraterno Directo


Acessem nossos links abaixo que encontrarão lá os temas.
Nosso Grupo – http://groups.yahoo.com/group/evangelhodolar/
Nosso Blog – http://santoandreevangelhodolar.blogspot.com/
Caso não queira mais receber esse tipo de e-mail, por favor, escrevam para:
Ananias Luiz Barreto: ananiasbarreto@gmail.com

Postado por SantoAndre Expansão às Segunda-feira, Agosto,05, 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque desta Semana

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

     Evangelho no Lar para   01/08/ 2016 com início às 21 horas Mistérios Ocultos Aos Sábios E Prudentes Capítulo 7 – BEM-AVENTURADO...